Pelo segundo ano consecutivo, a China domina o cenário competitivo internacional de League of Legends. A FunPlus Phoenix não tomou conhecimento da G2 Esports, fez 3x0 na série Melhor de Cinco (Md5) e conquistou o título do Mundial 2019. Nem mesmo a barulhenta torcida europeia, que lotou a AccorHotels Arena, em Paris, capital da França, foi capaz de tirar a concentração dos asiáticos, que ditaram completamente o ritmo durante toda a decisão.
A FunPlus Phoenix fez história ao levantar a Summoner's Cup logo em sua primeira participação no Mundial. A organização garantiu a vaga inédita no torneio ao vencer a League of Legends Pro League (LPL) — o campeonato nacional da China. O time reinou soberano na região, ganhando mais de 80% de suas partidas no nacional. Já no Mundial, o sorteio os colocou no Grupo B, ao lado de Splyce, J Team e GAM Esports.
Com quatro vitórias e duas derrotas, a FPX confirmou o primeiro lugar do grupo ao vencer o desempate contra a Splyce. Nas quartas-de-final, os asiáticos tiveram de encarar a Fnatic e a Invictus Game foi o adversário na semi. Depois de eliminar os conterrâneos, a tarefa então era superar os donos da casa, missão que se mostrou até mais simples do que inicialmente parecia.
A partida mais equilibrada
O primeiro duelo da decisão foi o mais equilibrado de toda a série. Desde cedo, o meio Kim "Doinb" Tae-sang e o caçador Gao "Tian" Tian-Liang apareceram algumas vezes na rota do topo para dar vantagem ao Gangplank de Kim "GimGoon" Han-saem. A G2 tentava responder derrubando algumas torres, e com a ajuda do Arauto, Luka "Perkz" Perković chegou até a T3 da rota superior. A partida seguia bastante equilibrada, até o time europeu forçar um Dragão Infernal que resultou no buff para a G2, mas em três abates para a FPX.Com caminho livre, os chineses fizeram o Barão e tentaram abrir a base rival. A G2 se segurava como podia e até conseguiu destruir o inibidor do topo, porém a FPX foi rápida e aproveitou para ficar com o Dragão Ancião e, logo depois, o segundo Barão. Se a situação já estava complicada para os donos da casa, o jogo desandou de vez quando Martin "Wunder" Nordahl Hansen foi pego sozinho dentro da selva. Sem uma de suas principais fontes de dano, a G2 viu a FPX invadir a base e derrubar o Nexus aos 41 minutos.
FunPlus Phoenix — lado azul
GimGoon (Gangplank) — 5/0/12
Tian (Lee Sin) — 5/1/11
Doinb (Nautilus) — 1/3/13
Lwx (Sivir) — 11/0/5
Crisp (Thresh) — 0/3/7
G2 Esports — lado vermelho
Wunder (Ryze) — 1/7/2
Jankos (Elise) — 0/3/2
Caps (Pyke) — 3/4/3
Perkz (Varus) — 3/4/2
Mikyx (Tahm Kench) — 0/4/4
Bans
FunPlus Phoenix: Syndra / Gragas / Kai’Sa / Rek´Sai / Olaf
G2 Esports: Pantheon / Qiyana / Xayah / Blitzcrank / Braum
MVP: Tian
Supremacia chinesa
Se o jogo anterior teve certo equilíbrio, o segundo escancarou a superioridade da FPX. Os asiáticos dominaram desde os primeiros momentos e conseguiram ficar ainda mais a frente na luta pelo Dragão Infernal. Além do buff, os chineses saíram do covil com três abates na conta, sendo um Double Kill para Lin "Lwx" Wei-Xiang. O ritmo permaneceu acelerado e a FunPlus Phoenix conseguiu acabar com o Arauto, derrubar a primeira torre (na rota do topo) e ainda colecionar mais um abate.A G2 nada podia fazer para impedir o primeiro Barão da FPX, logo aos 20 minutos. Um pause serviu para os europeus tentarem respirar e entender o que estava acontecendo, mas quando o jogo voltou, as coisas pioraram ainda mais. A FunPlus Phoenix fez um Ace, com um Triple Kill de Lwx que já estava gigante com sua Kai’Sa. Sem nada a perder, a G2 se espalhou pelo mapa e um show de abates começou a acontecer. Porém, a FPX aplicou outro Ace e decretou sua vitória aos 25 minutos.
G2 Esports — lado azul
Wunder (Akali) — 1/3/1
Jankos (Elise) — 2/3/1
Caps (Tristana) — 1/4/1
Perkz (Yasuo) — 0/6/2
Mikyx (Gragas) — 0/4/3
FunPlus Phoenix — lado vermelho
GimGoon (Kled) — 3/0/4
Tian (Lee Sin) — 1/2/9
Doinb (Ryze) — 6/0/11
Lwx (Kai’Sa) — 8/0/6
Crisp (Galio) — 2/2/11
Bans
G2 Esports: Renekton / Nautilus / Qiyana / Gangplank / Kayle
FunPlus Phoenix: Pantheon / Syndra / Xayah / Olaf / Rek´Sai
MVP: Lwx
Os novos campeões
A série estava extremamente favorável para a FPX, que ainda não tinha sido realmente ameaçada na decisão. Apenas uma vitória separava os chineses do título e ela começou a ser construída no início do terceiro jogo. Os asiáticos foram construindo sua vantagem sem nenhum abate, mas pressionando o mapa. Quando as barricadas caíram, a FunPlus Phoenix tinha derrubado 11 delas, enquanto a G2 Esports só acumulou o ouro de duas.Mesmo com pouco mais de 2k de ouro na frente, a FPX era pega em algumas iniciações da G2. Os donos da casa acharam um espaço e fizeram o Dragão da Montanha, mas a FunPlus Phoenix simplesmente respondeu com o Barão. Após uma série de lindas jogadas na rota do topo, os asiáticos derrubaram o primeiro inibidor. Pouco depois, foram para o segundo Barão. A G2 tinha que evitar a qualquer custo que os oponentes conquistassem o buff, mas a tentativa acabou frustrada. A FunPlus Phoenix eliminou o Na’Shor, abateu três membros da equipe rival, marchou diretamente para a base inimiga, demoliu o Nexus e se consagrou campeã do Mundial 2019 de League of Legends.
FunPlus Phoenix — lado azul
GimGoon (Gangplank) — 2/1/6
Tian (Lee Sin) — 3/4/7
Doinb (Galio) — 3/1/6
Lwx (Xayah) — 2/0/3
Crisp (Thresh) — 0/2/5
G2 Esports — lado vermelho
Wunder (Ryze) — 1/3/4
Jankos (Jarvan IV) — 1/2/5
Caps (Veigar) — 1/2/2
Perkz (Ezreal) — 4/1/1
Mikyx (Nautilus) — 1/2/2
Bans
FunPlus Phoenix: Syndra / Gragas / Kai’Sa / Olaf / Rek´Sai
G2 Esports: Pantheon / Qiyana / Rakan / Rumble / Akali
MVP: Doinb