Na edição deste ano, o objetivo da competição era criar um jogo com a mecânica “Seek and Find” (procurar e achar) e a equipe que melhor desenvolvesse essa proposta seria premiada com um cartão pré-pago do Banco do Brasil, com crédito de R$ 6 mil; Clube de Benefícios Banco do Brasil – que inclui descontos em produtos Banco do Brasil; e estágio, com um mês de duração, na desenvolvedora de games Skullfish Studios.
As equipes que participaram do desafio foram: DisgustedDuck (Impacta – SP), Parrot King Games (SENAC – SP), Dinossour Games (SENAC – São José do Rio Preto), Really Long Birds (FATEC AMERICANA), Duas Batatas e uma Couve-flor (USP São Carlos), Black Hole Studios (Anhembi Morumbi), Big Three Games (FGV – RJ), Cyan Aurora (UNESP – Araçatuba/Presidente Prudente), Beep Boop Games (PUCPR – Universidade Positivo – Curitiba) e Runaway with Jam (USP – São Carlos).
“A mecânica proposta pelo Banco do Brasil foi a ‘Seek and Find’ (procurar e achar) e para criar o jogo a gente queria fazer algo que juntasse várias funções que as pessoas gostam. A ideia que tivemos foi desenvolver um jogo de tiro no estilo Tower Defense de temática medieval em que o protagonista fosse um arqueiro que está defendendo a torre de uma invasão. Para combinar com o mecanismo de procurar e achar, primeiro você encontrava o inimigo, que estava escondido, e atirava. O que é um diferencial muito grande dentro desse estilo de jogo. E produzir o Valiant Warrior foi muito cansativo, mas também muito legal e gratificante, pois estávamos produzindo algo que realmente estávamos gostando de fazer” .
Equipe Black Hole Studios: Danilo Almeida, Camila Mori e Pedro Villari (esquerda para direita) |
“Nós já participamos de Jam antes, mas nunca em uma como essa. Na verdade, essa foi a competição que a gente mais curtiu. Pode ter sido um trabalho muito desgastante, mas todo o processo foi muito divertido porque queríamos criar algo que todo mundo gostasse. E, por mais que fosse uma competição, todas as equipes se ajudaram muito. A gente parava para ver os jogos dos outros e conversar sobre a faculdade. Às vezes virávamos a noite batendo papo e rindo, até dividimos comida (risos). Foi uma experiência incrível!”.
Colaboração: Felippe Miorim e Lucca Torres