No país do futebol, é apenas natural que games baseados nesse esporte tenham grande destaque. E o lançamento de
eFootball PES 2020 (Multi) não é exceção, pois ele traz diversas novidades para tentar dominar o mercado futebolístico digital. Coloque o seu fardamento e traga a sua bola, pois vamos começar uma
Análise cheia de gols, dribles e o melhor do futebol brasileiro.
“O campo é nosso”
É praticamente impossível falar de
Pro Evolution Soccer (PES) sem antes nos lembrarmos dos jogos
Winning Eleven. Inicialmente, a série da
Konami tinha títulos diferentes para os mercados japonês, europeu, americano e, consequentemente, brasileiro. No velho continente, os jogos eram lançados como “Pro Evolution Soccer”, enquanto nos EUA, Japão e Brasil como “Winning Eleven”.
Foi então que, em 2007, a versão da América foi chamada de
Winning Eleven: Pro Evolution Soccer 2007 (Multi). Essa medida foi uma forma de introduzir oficialmente ao público a ligação entre os títulos, que a partir do ano seguinte começaram a ser chamados de PES em todo o planeta (com exceção do Japão).
|
O começo de uma nova era |
Os jogos Winning Eleven, e posteriormente PES, foram bastante populares na quinta e sexta geração de videogames, sobretudo nos consoles
PlayStation e
PlayStation 2. Com a chegada da sétima, entretanto, o gênero viu um novo competidor se erguer: a série
FIFA, que ganhou muita força e se tornou uma referência no mercado.
Os dois últimos anos, em particular, foram bastante complicados para a franquia PES. Os títulos de PES 2018 e 2019 não tiveram grande receptividade, o que, inclusive, levou a Konami a disponibilizar versões
Lite deles forma gratuita. Mas parece que o mais novo título da série tem potencial para bater de frente com o seu concorrente.
|
Capa do novo título de futebol da Konami |
Agregando um novo termo ao seu título,
eFootball PES 2020 (Multi) deixa clara a sua intenção de marcar presença no mundo dos
e-sports. O game foi lançado em 10 de setembro de 2019, com versões para
PlayStation 4,
Xbox One e
PC. Trazendo várias novidades e melhorias dignas do seu lema
the pitch is ours (do inglês "o campo é nosso"), PES 2020 é um ótimo título de futebol eletrônico.
Honra ao (nosso) futebol arte
Se você leu a
análise da demo de PES 2020 , então fique tranquilo: todas as qualidades observadas na versão de demonstração se mostraram verdadeiras na versão final. E, pra começar, vamos falar da que considero a mais significativa: a presença dos clubes brasileiros.
|
Em PES 2020 temos acesso completo as Séries A e B |
Por conta da complicada relação de direitos de imagem de times e jogadores no futebol do Brasil, até hoje os games conseguiram apenas sucessos parciais nessa questão. Por isso, o novo título da Konami é um verdadeiro deleite para quem sempre quis jogar com o seu clube brasileiro do coração, de forma fiel.
Admito que, como torcedor do
Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, poder jogar com ótimas representações, tanto estéticas quanto de habilidades, de
Pedro Geromel e
Everton (também conhecido como Cebolinha) é pura diversão. Os demais clubes que verifiquei também têm ótimas versões digitais de seus jogadores, incluindo as Séries A e B.
|
O game tem uma boa frequência na atualização das condições dos jogadores |
Deixo claro que, embora muito competente, principalmente dado ao retrospecto na questão, a representação do futebol brasileiro não é perfeita. Vários jogadores têm visuais diferentes, assim como temos alguns elencos desatualizados.
Segundo a própria produtora do jogo, devido a já mencionada (e complicada) questão dos direitos de imagem, os times das Séries A e B irão ficar sem atualizações por algum tempo, tendo mais foco no demais clubes.
Mesmo assim, acredito que o saldo é muito positivo. O acordo de exclusividade do futebol brasileiro, no entanto, não se repete em todas as principais ligas. Embora PES 2020 tenha a exclusividade da Juventus, além de acordos especiais com o
Barcelona,
Manchester United e
Bayern Munich, os Campeonatos Inglês, Alemão e Espanhol tem clubes e uniformes genéricos.
|
As parcerias com grandes clubes tenta compensar a perda de algumas marcas para o FIFA 20 (Multi) |
Honra a arte do futebol
Outro grande destaque de eFootball PES 2020 são os gráficos excelentes. Todo o game é muito bonito e tem visual caprichado, incluindo: gramados e estádios incríveis; uniformes com boas texturas; expressões faciais competentes; entre outros. Os movimentos dos jogadores são fluídos e bem representados.
|
As comemorações permitem vermos ainda mais detalhes dos atletas |
Falando em movimentos, a física por trás do game tem uma pegada mais “realista”. É possível sentir a inércia dos jogadores em cada disputa e arrancada durante as partida. Trombadas e quedas tem um impacto bem convincente, assim como na vida real. Dessa forma, realizar dribles e jogadas plásticas se tornam tarefas mais desafiadoras.
Embora isso soe um pouco limitado, creio que essa característica evita que o jogo se torne uma disputa de quem dribla mais. Saber defender e disputar a bola é, portanto, tão importante quanto ter habilidade e velocidade. Até porque mudar a direção dos movimentos, assim como na realidade, nem sempre é uma tarefa fácil.
|
É preciso jogar com vigor e precisão para vencer cada partida |
O título exige que pensemos bem antes de executar qualquer ação. Por diversas vezes tentei realizar passes e chutes com os jogadores em posturas erradas ou fora do tempo de bola, resultando em movimentos atrapalhados e jogadas precárias. PES 2020 exige um misto de habilidade e planejamento interessante, resultando em partidas desafiadoras e divertidas na medida certa.
|
Saber realizar bons lançamentos é um ótimo recurso |
Ainda sobre o game em si, somos incentivados a criar jogadas mais diversificadas, como tabelas, chutes a distância. Nenhuma delas é efetiva em demasia, o que favorece o jogador com um leque de opções maior. E embora os árbitros pudessem ter um pouco mais de critério ao longo das partidas, os goleiros, felizmente, estão bem mais estáveis e não comprometem os jogos.
Os sons da torcidas e efeitos sonoros das partidas também são interessantes. Pena que as músicas do game sejam um pouco alternativas, muitas vezes não proporcionando suporte ao dinamismo e alegria que é um jogo de futebol
|
O clima antes das partidas é sempre um espetáculo à parte |
Escolha o seu modo de jogar
Além dos modos de exibição, onde podemos disputar partidas contra o computador e/ou amigos (de forma online e local), PES 2020 conta com vários modos de jogo diferentes. Assim como fica claro pelo seu novo nome, o game tem um grande foco nas disputas e campeonatos competitivos. O modo
Matchday, que se baseia nas partidas reais, é um ótimo exemplo.
O modo
myClub é o principal modo do título, onde escolhemos um time e participamos de campeonatos e disputas online. Com o dinheiro e as recompensas, podemos obter itens de contrato e empresários, que por sua vez podem ser utilizados para obter atletas melhores. Diversos eventos especiais são disponibilizados periodicamente, aumentando o leque de desafios.
|
O modo de treinamento também é muito bom, permitindo ao jogador aprender mais sobre as mecânicas do game |
Rumo ao estrelato permite criarmos um jogador para começar uma carreira desde o princípio. Nesse modo, só temos o controle do nosso atleta, o que exige uma compreensão tática diferente do restante dos modos. Embora o
Rumo ao estrelato seja interessante, mais opções de customização e treinamento poderiam deixa-lo mais interessante.
Finalmente, temos o clássico
Liga Master, mais conhecido como
Master League. Depois de escolhermos uma equipe composta por jogadores reais ou fictícios, o jogador atua como técnico e gestor do clube. Assim, ele pode realizar treinamentos, montar estratégias e controlar o time durante partidas de copas e campeonatos rumo ao topo do mundo do futebol.
|
As interações do técnico com o jogadores são legais (embora às vezes um pouco forçadas) |
Uma boa novidade é que agora podemos escolher a nossa aparência como técnico. As opções incluem Zico e Maradona, cujas incríveis semelhanças podem ser conferidas em entrevistas e interações com jogadores e dirigentes. Aliás, essas cenas apresentam opções de declarações e diálogos interessantes, tornando a Liga Master mais imersiva.
Em time que está ganhando pode-se mexer sim
Se as qualidades que vimos na versão demo estão presentes, além de outros pontos positivos, infelizmente um dos pontos negativos se manteve até o fim. O design dos menus e visuais do game ficou muito parecido com o do PES 2019. Isso não é necessariamente um defeito, pois várias “novidades” ficaram interessantes e bonitas.
|
Alguns pontos ficaram devendo, como o menu principal pouco inspirado |
Mas, por outro lado, fica aquela sensação de que a produtora não se esforçou em inovar. Até porque nem tudo que foi preservado, ou o pouco que foi renovado, teve sucesso. Dois exemplos são o menu principal, que é sem graça e simples demais, e o menu do plano de jogo, onde a formação em campo do time é feia e um pouco confusa.
|
Mesmo sendo um pouco feios, os menus de configuração são importantes para montarmos nosso time |
Problema recorrente dos últimos títulos de PES, a narração do novo título não apresentou nenhuma melhora. Embora o narrador
Milton Leite e o comentarista
Mauro Beting me agradem bastante, a sincronia deles com o que acontece em campo é ruim. Gritos de gol e comentários sobre jogadas apresentam atrasos são comuns e bastante frustrantes.
|
Outra melhoria interessante foi a adição de uma "mira" para a cobrança de pênaltis |
Quero deixar claro que a maioria desses defeitos é pouco significativa. Ou seja, eles não comprometem a experiência principal do game. PES 2020 é equilibrado, conseguindo oferecer uma jogabilidade técnica e divertida. Se nos últimos anos a série ficou um pouco abaixo, o título atual e potencial para o futuro são muito empolgantes para fãs de futebol eletrônico.
Promessa de um grande clássico cumprida!
Não há dúvida:
eFootball PES 2020 (Multi) é um ótimo jogo de bola. Gráficos excelentes, boas mecânicas e jogabilidade mais sólida são complementados por uma grande variedade de opções para se jogar. E tudo fica ainda melhor com a competente representação das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Mesmo com alguns pontos negligenciados, como o design fraco e a narração precária, o game é obrigatório para os fãs de futebol, sobretudo para os jogadores no Brasil.
|
Um grande título para um grande esporte! |
Prós
- Gráficos caprichados, com ótimas representações de movimentos, gramados, uniformes e expressões faciais;
- Representação bastante competente do futebol brasileiro, incluindo Séries A e B;
- Abordagem mais “realista” da física e das mecânicas de jogo;
- Jogabilidade exige uma divertida combinação de habilidade e planejamento;Boa quantidade de modos de jogo diferentes para serem explorados;
Contras
- Menus e outros designs básicos são muito semelhantes ao PES 2019, incluindo os elementos negativos;
- Sincronia da narração e comentários com o jogo é precária em muitos momentos;
- Ausência de vários clubes e ligas relevantes, como a Liga Inglesa e clubes como Real Madrid.
eFootball PES 2020 - Multi - Nota: 8.5
Versão utilizada para avaliação: PS4
E você, leitor? O que achou do belo futebol de eFootball PES 2020? Deixe a sua opinião.
Análise produzida com cópia cedida pela Konami
Revisão: Mariana Mussi