O Brazil's Independent Games Festival, conhecido popularmente apenas como BIG Festival, é o maior festival de jogos independentes da América Latina e a sua edição de 2019 se encerrou nesse domingo, 30 de junho.
GRIS (PC/Switch) foi o vencedor da maior honraria do evento, o prêmio de melhor jogo dentre os avaliados.
A competição se estendeu por dezoito categorias, como melhor narrativa, melhor jogo brasileiro, melhor gameplay, dentre outras. Ao todo, competiram cinquenta e quatro jogos de vinte e dois países distintos: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, Costa Rica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Noruega, Reino Unido, República Checa e Suíça.
Confira as categorias, os games que para elas foram indicados e seus respectivos vencedores em negrito (nas legendas, as justificativas do júri para a premiação):
Melhor Jogo
- Burning Daylight (Miyu Distribution), da França
- Cyber Ops: Tactical Hacking Support (Octeto Studios), do Chile
- Do Not Feed The Monkeys (Fictiorama Studios), da Espanha
- GRIS (Nomada Studio), da Espanha
- Pixel Ripped 1989 (ARVORE Immersive Experiences), do Brasil
- She Dreams Elsewhere (Studio Zevere), dos Estados Unidos
- Spaceline Crew (Coffeenauts), do Brasil
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“Completo em todos os aspectos, este jogo proporciona uma experiência emocional singular” |
Melhor Jogo Brasileiro
- Adore (Cadabra Games)
- Bedtime Fright (RevStudio)
- DeMagnete VR (BitCake Studio)
- Fake News, isto não é um jogo! (Patada! Studio)
- Goroons (Epopeia Games)
- Mana Spark (BEHEMUTT / Kishimoto Studios)
- Pixel Ripped 1989 (ARVORE Immersive Experiences)
- Sky Racket (Double Dash Studios)
- Spaceline Crew (Coffeenauts)
- Starlit on Wheels (Rockhead Studios)
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“Contando com uma direção de arte interessante e jogabilidade fluida, o jogo representa bem o crescimento do cenário de desenvolvimento de games brasileiros” |
Melhor Jogo da América Latina
- Cyber Ops: Tactical Hacking Support (Octeto Studios), do Chile
- Fate of Kai (Sunflower Game Studio), da Argentina
- Gravity Lane (Johannes Ghiletiuc), da Colômbia
- Quadradit (Killabunnies), da Argentina
- Quantum League (NGD Studios), da Argentina
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“Com produção criativa e muito bem executada, o game promove uma releitura interessante do gênero FPS” |
Melhor Arte
- Adore (Cadabra Games), do Brasil
- Burning Daylight (Miyu Distribution), da França
- Creaks (Amanita Design), da República Tcheca
- Forgotton Anne (ThroughLine Games), da Dinamarca
- GRIS (Nomada Studios), da Espanha
- The Blind Prophet (Ars Goetia), da França
- Unruly Heroes (Magic Design Studios), da França
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“O jogo é, em si mesmo, uma obra de arte” |
Melhor Narrativa
- Burning Daylight (Miyu Distribution), da França
- Creaks (Amanita Design), da República Tcheca
- Do Not Feed The Monkeys (Fictiorama Studios), da Espanha
- Forgotton Anne (ThroughLine Games), da Dinamarca
- My Child Lebensborn (Sarepta Studios AS), da Noruega
- Pikuniku (Sectordub), do Reino Unido
- She Dreams Elsewhere (Studio Zevere), dos Estados Unidos
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“Com um mundo imersivo e um voice acting emocionante, o game trabalha de maneira completa os aspectos narrativos de um jogo” |
Melhor Gameplay
- Cyber Ops: Tactical Hacking Support (Octeto Studios), do Chile
- Do Not Feed The Monkeys (Fictiorama Studios), da Espanha
- JUMPGRID (Ian MacLarty), da Austrália
- Mana Spark (BEHEMUTT / Kishimoto Studios), do Brasil
- Nimbatus (Stray Fawn Studio), da Suiça
- Sky Racket (Double Dash Studios), do Brasil
- Speed Brawl (Double Stallion Games), do Canadá
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“Ele é super divertido, fácil de aprender, com uma curva de dificuldade progressiva, que torna o jogo tão desafiador quanto viciante” |
Melhor Som
- BLACK BIRD (Onion Games), do Japão
- Burning Daylight (Miyu Distribution), da França
- DEMON'S TILT (FLARB LLC / WIZNWAR), dos Estados Unidos
- GRIS (Nomada Studio), da Espanha
- Marie's Room (like Charlie), da Bélgica
- Pikuniku (Sectordub), do Reino Unido
- Unheard (NEXT Studios), da China
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“Tem sólido conceito de criação, utilizando os elementos sonoros como parte essencial das mecânicas do jogo.” |
Inovação
- Alucinod (Thomas Pettus), da Austrália
- Fate of Kai (Sunflower Game Studio), da Argentina
- Gravity Lane (Johannes Ghiletiuc), da Colômbia
- Liff (Miyu Distribution), da França
- Pixel Ripped 1989 (ARVORE Immersive Experiences), do Brasil
- Quantum League (NGD Studios), da Argentina
- Weaving Tides (Follow the Feathers), da Áustria
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“Interessante proposta de metagame, que aproveita ao máximo as potencialidades espaciais e mecânicas da realidade virtual” |
BIG Impact: Categoria Educacional
- Cidade em Jogo (Fundação Brava e Flux Games), do Brasil
- Domlexia - Dom e as Letras (Plot Kids), do Brasil
- Fake News, isto não é um jogo! (Patada! Studio), do Brasil
- ITENO (Why Creative Sdn Bhd), da Malásia
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“Proposta bastante relevante para a educação política. Destaca-se ao exigir do jogador competências como reflexão sobre os desafios e priorização de tarefas” |
BIG Impact: Questões Sociais
- after HOURS (Bahiyya Khan, Claire Meekel, Tim Flusk and Abi Meekel), da África do Sul
- Do Not Feed The Monkeys (Fictiorama Studios), da Espanha
- Marie's Room (like Charlie), da Bélgica
- My Child Lebensborn (Sarepta Studio AS), da Noruega
- She Dreams Elsewhere (Studio Zevere), dos Estados Unidos
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“Uma narrativa muito bem construída, aliada ao impressionante voice acting, garantem a este jogo um potencial de impactar e discutir questões relevantes a partir de uma perspectiva feminina e atual” |
BIG Impact: Melhor Jogo da Diversidade
- after HOURS (Bahiyya Khan, Claire Meekel, Tim Flusk and Abi Meekel), da África do Sul
- Huni Kuin: Yube Baitana (Bobware/Beya Xinã Bena), do Brasil
- She Dreams Elsewhere (Studio Zevere), dos Estados Unidos
- Spikes on High Heels (Amandapps (Amanda Sparks)), do Brasil
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“Destaca-se ao promover o povo Kaxinawá, trazendo elementos de sua cultura para a construção do jogo. Visibilidade fundamental no cenário contemporâneo” |
Melhor Jogo de Estudante
- after HOURS (Desenvolvido por Bahiyya Khan, Claire Meekel, Tim Flusk and Abi Meekel.. na instituição University of the Witwatersrand), da África do Sul
- Burning Daylight (Desenvolvido por Miyu Distribution. na instituição ISART Digital), da França
- Intertwined (Desenvolvido por Miyu Distribution. na instituição ISART Digital), da França
- It's Paper Guy! (Desenvolvido por The Paper Team, na instituição CNAM-ENJMIN), da França
- Liff (Desenvolvido por Miyu Distribution. na instituição ISART Digital), da França
- Spaceline Crew (Desenvolvido por Coffeenauts. na instituição Universidade Anhembi Morumbi), do Brasil
- Wahkan (Desenvolvido na instituição DigiPen Institute Of Technology Europe - Bilbao), da Espanha
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“Com uma atmosfera imersiva aliada com incrível direção de arte e narrativa, este jogo revela que a criatividade e a vitalidade dos games de estudantes estão atingindo um patamar cada vez maior” |
Melhor Jogo Mobile
- Inventeca - Uma forma nova de contar histórias! (StoryMax), do Brasil
- ITENO (Why Creative Sdn Bhd), da Malásia
- My Child Lebensborn (Sarepta Studio AS), da Noruega
- Quadradit (Killabunnies), da Argentina
- Starlit On Wheels (Rockhead Studios), do Brasil
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“Bem desenvolvido e otimizado para plataformas mobile, o game se destaca pelas personagens carismáticas e excelente sistema de customização” |
Melhor Multiplayer
- Goroons (Epopeia Games), do Brasil
- Hookbots (Tree Interactive), da Costa Rica
- Quantum League (NGD Studios), da Argentina
- Spaceline Crew (Coffeenauts), do Brasil
- Spitlings (Massive Miniteam GmbH), da Alemanha
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“Com uma produção cuidadosamente executada, o jogo garante uma divertida experiência couch fun com os amigos” |
Melhor Jogo Infantil
- Inventeca (StoryMax), do Brasil
- It's Paper Guy! (The Paper Team), da França
- Pile Up (Seed by Seed), da França
- Starlit on Wheels (Rockhead Studios), do Brasil
- Timo The Game (Webcore Games), do Brasil
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“Divertido e cheio de personalidade, o jogo cativa crianças de todas as idades” |
Melhor Jogo de XR/VR
- DeMagnete VR (BitCake Studios), do Brasil
- Magichestra (Black River Studios), do Brasil
- Moss (POLYARC GAMES), dos Estados Unidos
- Pixel Ripped 1989 (ARVORE Immersive Experiences), do Brasil
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“Com personagens carismáticos, gráficos surpreendentes e desafios interessantes, Moss expande os conceitos de desenvolvimento para realidade virtual” |
BIG Brands
- Authentic Game Oficial (Little Giants Studio), feito para Authentic Games
- Berro, o Crockíssimo (Mukutu Games e Mkt Virtual), feito para Santa Helena
- Deadly Arcade (PushStart), feito para 20th Century Fox
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“Agrega grande valor ao cliente por meio de um jogo divertido, completo e cativante” |
Melhor Jogo: Voto Popular
- Spaceline Crew (Coffeenauts), do Brasil
Paralelamente às categorias principais, também aconteceram duas competições paralelas. Humble BIG New Talent Award foi vencido por Space Routine (Menic Games, Argentina) e o Nordic Game Discovery Contest, vencido por Grashers (Pink Array, Brasil).