Uma oportunidade de ouro, portanto, para a gigante de Redmond, que provavelmente não economizará nos anúncios. Enquanto aguardamos ansiosos o que o futuro reserva para os donos de um Xbox, resolvemos recapitular tudo o que a empresa mostrou em sua conferência de 2018 - afinal, como dizem por aí, recordar é viver. Continue conosco, caro leitor, enquanto relembramos os acontecimentos e surpresas daquela que certamente foi uma das melhores exibições recentes da Microsoft.
Um novo começo
Frequentemente, a primeira impressão é a que fica. Após o controverso Halo 5: Guardians (XBO), haviam muitos questionamentos e dúvidas sobre o futuro da saga. Felizmente, Halo: Infinite foi anunciado com o belíssimo trailer a seguir, que indica um retorno às origens da franquia. Desenvolvido em um novo motor gráfico, detalhes ainda são escassos, mas o retorno do multiplayer em tela dividida, uma das mais notáveis ausências em seu antecessor, já foi confirmado.
Um grande início para a conferência da Microsoft, que foi seguido por uma introdução do sempre carismático Phil Spencer e por trailers para Ori and the Will of the Wisps (XBO/PC) e Sekiro: Shadows Die Twice (Multi). Todd Howard assumiu o palco em seguida para falar do problemático Fallout 76 (Multi) e para anunciar que Fallout 4 (Multi) já estava disponível no Xbox Game Pass. The Adventures of Captain Spirit (Multi) também foi anunciado como um download gratuito.
Crackdown 3 (XBO/PC) finalmente dava as caras depois de um longo tempo sem notícia; e, em uma das mais gratas surpresas da noite, NieR: Automata (Multi) chegaria ao Xbox ainda em 2018 com suporte ao Xbox One X. Metro: Exodus (Multi) também recebeu um novo trailer, juntamente com Kingdom Hearts III (Multi), as expansões Cursed Sails e Forsaken Shores de Sea of Thieves (XBO/PC) e Battlefield V (Multi). O melhor, porém, ainda estava por vir.
Aquisição de novos estúdios
Em seguida, o excelente Forza Horizon 4 (XBO/PC) foi revelado; desta vez o mundo virtual teria estações que afetariam os terrenos e pistas, além de capacidade para mais de 70 jogadores simultâneos. Certamente um dos pontos altos do evento, que foi superado pelo possível ápice: o aclamado estúdio Playground Games, responsável pela série de corrida, juntava-se ao rol de estúdios do Xbox, que também passaria a contar com os desenvolvedores Undead Labs, Ninja Theory, Compulsion Games e o recém-inaugurado The Initiative. Uma bela amostra do crescente investimento da Microsoft no setor de games, que promete trazer bons frutos no futuro.
O novo trailer de Tales of Vesperia: Definitive Edition (Multi) significava o retorno da série Tales of ao Xbox, e uma bem-vinda adição, junto com NieR, à biblioteca de jogos japoneses do console. Prosseguindo, Tom Clancy’s The Division 2 (Multi) recebeu uma extensa demonstração. Ambos foram sucedidos por uma seção que falava das novas chegadas ao Xbox Game Pass e por uma montagem de novos títulos do selo ID@Xbox, evidenciando ao público a diversidade presente no catálogo do console da Microsoft.
Dando prosseguimento ao show, tivemos mais uma bela sequência: Shadow of the Tomb Raider (Multi), Session (XBO/PC) e Black Desert (XBO/PC) receberam novos vídeos. Devil May Cry 5 (Multi) foi, para a alegria de muitos jogadores, revelado, encerrando uma longa espera de dez anos. Cuphead (Multi) receberia nova DLC em 2019 e Tunic, uma carta de amor à série The Legend of Zelda desenvolvida por uma única pessoa, recebeu seu primeiro trailer.
World Premiere
Portanto, jogos, jogos e mais jogos. Como se não fosse o bastante, Phil Spencer avisou, após o belo trailer de Tunic, que a partir dali só teríamos World Premieres. O novo bloco nos trouxe então as primeiras exibições públicas de Jump Force (Multi), Dying Light 2 (Multi), Battletoads (XBO/PC), Just Cause 4 (Multi), Gears Pop! (Mobile), Gears 5 (XBO/PC) e Gears Tactics (PC)). Por fim, para fechar com chave de ouro, um novo trailer, desta vez mais extenso, de Cyberpunk 2077 (Multi).
Considerações finais
É bem nítido que a Microsoft quis se desfazer da falsa noção de que sua plataforma não possui jogos suficientes. É até curioso como houveram poucas e breves falas entre os trailers mostrados, reforçando a noção de que a empresa quis deixar as exibições falarem por si. O resultado, como visto pela quantidade de vídeos, foi uma forte conferência, com destaque para as aquisições de novos estúdios e sequências ininterruptas de novidades.
De certo, pode-se dizer que, de uma maneira geral, ainda faltam mais jogos first-party. O novo Battletoads é um exemplo que, esperamos, seja seguido e ampliado para mais títulos na E3 2019. Porém, esse é um fato do qual a empresa já está ciente, e o investimento em novas produtoras são uma resposta direta à mesma. Nos resta, como jogadores, torcer e aguardar.
E você, caro leitor, o que achou da E3 2018 da Microsoft? Possui alguma lembrança favorita da conferência? Ansioso pela E3 2019? Não se esqueça de comentar!