Rules, o segundo episódio de Life is Strange 2, está entre nós, continuando a jornada dos irmãos Diaz na busca por um lugar seguro. Infelizmente, essa parte do desenvolvimento da narrativa não é das melhores e não consegue repetir o que Roads faz com tanto cuidado, mas vamos com calma.
Das estradas para as regras
Semanas depois da conclusão do episódio passado, Daniel e Sean estão tentando sobreviver em uma cabana no inverno, enquanto treinam o poder telecinético. Aqui são definidas as regras para protegê-los e evitar mais problemas, como: não mostrar eles para ninguém, ou usá-los somente em emergências. Mas com o fim da comida próximo, o desconforto, e Daniel ficando doente, Sean resolve que eles devem partir e tentar a ajuda dos seus avós maternos.A bola caiu
Após esse ótimo e emocionante início as coisas começam a ficar estranhas. Enquanto no primeiro episódio a viagem e como os irmãos interagiam entre si importavam, aqui o foco é o destino, e isso emagreceu muito a narrativa, perdendo ótimas oportunidades de fazer nos importar com outros personagens. Para exemplificar, ficamos alguns dias na casa dos avós dos Diaz, e só vemos e interagimos com eles em poucas ocasiões. Com isso, nos ligar com as regras da casa ou com o bondoso avô é complicado. Eles poderiam ter usado uma conversa no jantar para contornar o problema, mas nada foi feito.O arco narrativo de Chris também é um problema, já que jogamos sobre a visão de Sean e perdemos boa parte da interação com o personagem. Mesmo assim existem alguns bons momentos que passamos junto a ele, como quando fala dos seus heróis e vilões, podendo até desabafar um pouco se sentir que você é confiável. O mesmo vale para Charles, que vai tentar falar com Sean sobre seus problemas, e você pode se esquivar e ser indiferente. No geral essa parte me pareceu rápida demais, não se aprofundando muito sobre o trauma deles, mais parecendo uma desculpa para demonstrar as ambiguidades das regras sobre os usos dos poderes.
Após algumas boas conversas e um final mais ou menos emocionante, o episódio acaba, e a sensação que jogamos algo inferior Roads é bem nítida. Principalmente pelos seus muitos problemas técnicos.
Saltando aos olhos e ouvidos
As coisas não são muito melhores no campo técnico. Algumas coisas são estranhas até mesmo para a escolha artística, como uma pessoa entrando na outra, ou Sean falando duas coisas diferentes ao mesmo tempo. Essas bizarrices acontecem aqui e não no primeiro episódio, que não era perfeito, mas nada como isso. Outra coisa que me incomodou foi o modelo do cabelo da avó, que parecia branco e volumoso, mas foi só ela mostrar a nuca para parecer careca por baixo. Isso mostra o pouco cuidado que tiveram com muitas coisas no desenvolvimento desse novo episódio.Uma coisa que melhorou consideravelmente do episódio passado são as músicas, licenciadas ou não. Aqui elas estão mais presentes e compõe bem muitas das cenas mais emocionantes de Rules, como aconteceu nas Aventuras Iradas do Captain Spirit (Multi). Vale a pena procurá-las para ouvir depois com mais calma.
Enfim
Rules mantém muitos aspectos mais legais de Roads, como a interação entre os irmãos, as músicas, entre outras coisas, mas a execução disso tudo foi decepcionante e muito inferior. Queria mais do encontro com Chris, e queria dar maior importância aos avós dos Diaz. Talvez no próximo episódio, sem data confirmada de lançamento no momento, as coisas voltem aos trilhos.Prós
- A interação entre Daniel e Sean continua muito boa, mesmo acontecendo menos;
- As músicas que voltam a compor a jornada são muito boas;
- Algumas conversas são bem emocionantes.
Contras
- Os gráficos possuem alguns problemas de renderização;
- Bugs de som acontecem com certa frequência;
- A narrativa não é contada da melhor maneira, com isso se importar com alguém, além de Daniel e Chris, é complicado;
Life is Strange 2: Episode 2 “Rules” — PS4/XONE/PC — Nota: 6.5Versão utilizada para análise: PS4
Análise produzida com cópia digital cedida pela Square-Enix
Revisão: Francisco Camilo