A calmaria antes da tempestade
Apesar de claramente utilizar-se de clichês do gênero, os relacionamentos desenvolvidos em Extra são ricos em nuances. As interações entre Takeru e Sumika, por exemplo, soam bastante genuínas levando em consideração o tempo de convivência e amizade, com os dois brigando constantemente de forma boba e infantil algumas horas e conversando sobre a vida de forma séria em outras. Meiya tem atributos claros de princesinha rica que desconhece o mundo comum, mas o relacionamento com ela mostra bem o conflito interno da personagem, que se preocupa com os efeitos disso sobre as pessoas com as quais convive. Também é possível destacar traços similares para a representante de classe Chizuru Sakaki, a “menina-gato” Miki Tamase e a jovem apática Kei Ayamine.
Enquanto os traços exagerados são fatores fundamentais do carisma dos personagens, as nuances fazem com que os dramas pessoais tenham profundidade e pareçam realistas.
Além disso, o relacionamento entre as próprias personagens ao longo da história chama a atenção. Isso é especialmente destacado enquanto o grupo tenta montar uma equipe para jogar lacrosse no festival escolar e é necessário melhorar o trabalho em equipe. Mas também é possível notar as mudanças de postura ao longo da história pelos diálogos.
Com as diversas escolhas oferecidas durante o jogo, é possível conhecer melhor as personagens e também alcançar um dos finais específicos em que o relacionamento com uma delas se consolida em romance. Também há dois finais não-românticos.
Um mundo alternativo
Nesse universo alternativo, o jovem é reapresentado para velhos conhecidos que agora nada sabem sobre ele. Nem Meiya, nem Chizuru, nem Kei, nem Miki e nem mesmo seu amigo (e companheiro das jogatinas de Valgern-On) Yoroi conhecem Takeru. Além disso, o grupo é agora parte de uma tropa das Nações Unidas na luta contra as criaturas que ameaçam a paz.
Com uma atmosfera marcada pela tensão extrema, Unlimited apresenta muito bem o drama dessa disputa. Ao mesmo tempo em que há uma união para lutar e uma mentalidade de grupo forte, é nítido o quanto a ausência das liberdades individuais aprisionou a psiquê dos personagens, retirando-lhes boa parte do ânimo e humor que era tão marcante em Extra.
É justamente o protagonista que mexe o grupo, trazendo seu conhecimento de que há outras possibilidades. Graças à consistência dele como personagem entre as duas histórias, a mudança de tom não se tornou tão incômoda quanto poderia ter sido. O resultado é que a interação entre pessoas de mundos diferentes é bastante interessante, fazendo uma reflexão sobre a perspectiva de realidades paralelas e as várias versões de si. A Meiya de Extra e a Meiya de Unlimited possuem certos traços comuns, mas também certas descontinuidades, por exemplo, e isso torna a experiência de “re”conhecer os personagens bastante única.
Infelizmente há dois aspectos negativos que são importantes de ressaltar em relação à Unlimited. O primeiro deles é que não há muita diferença entre as rotas. Há escolhas mais pontuais, que pouco afetam a história e o final de cada personagem é praticamente o mesmo. Inclusive, o outro aspecto negativo é justamente o término do jogo. Com insinuações claras de que há mais por vir na sequência Muv-Luv Alternative, Unlimited me deixou com um gosto amargo com seu final aberto. Havia espaço para um fim mais satisfatório, como os que são apresentados em Extra.
Uma obra que transcende tempo e espaço
Prós
- Personagens muito bem desenvolvidos, cheios de nuance;
- Humor e drama bem utilizados para que o jogador se familiarize e empatize com os personagens;
- Trilha sonora marcante eleva os momentos chave ao mesmo tempo em que oferece certa nostalgia na transição entre Extra e Unlimited;
- Surpreendentemente, a mudança de tom entre as duas partes consegue ser bem conduzida devido à personalidade descontraída do protagonista.
Contras
- Algumas cenas do jogo não podem ser puladas, o que é bastante incômodo ao rejogar para fazer outra rota;
- Borrões nas imagens dos personagens incomoda em alguns momentos;
- Praticamente não há diferença entre as rotas de Unlimited;
- Final aberto deixa um gosto amargo de que é necessário jogar a sequência Muv-Luv Alternative (PC/PS Vita) para completar a história.
Muv-Luv – PC/PS Vita – Nota: 9
Versão utilizada para análise: PS Vita
Revisão: Francisco Camilo
Análise produzida com cópia adquirida pelo próprio redator
Análise produzida com cópia adquirida pelo próprio redator