O conteúdo adicional traz um novo mundo jogável, novos personagens para desbloquear, novos troféus, receitas inéditas e muito mais desafio. Se o jogo base já possui um level design que pode deixar muitos de cabelo em pé, a ambientação praiana de Surf n’ Turf não vai deixar por menos, pois a ideia aqui é dar ainda mais desafio para quem já superou tudo que o jogo base proporciona nesse sentido.
Férias de verão
Como de praxe, Overcooked sempre nos dá uma “desculpa esfarrapada” para enfiar o jogador nas cozinhas mais loucas de todo o mundo dos games. Em Surf n’ Turf não seria diferente: na premissa do DLC, o Rei Cebola sai de férias após a vitória dos cozinheiros contra a ameaça dos pães mortos-vivos e, com isso, precisa de uma equipe para preparar as receitas mais saborosas e tropicais possíveis.Como temos em nosso currículo dois salvamentos do mundo através da habilidade culinária, lidar com cozinhas tropicais seria uma mera diversão. Então a missão aqui é conhecer toda a região tropical de Surf n’ Turf para aprender as mais diversas receitas e poder desfrutar de tudo que a praia tem de melhor.
Obviamente não é bem por aí, pois os desafios que enfrentamos em cada cozinha que visitamos são incríveis, assim como as cozinhas são cada vez mais surreais. Claro que tudo isso é tratado com o excelente humor que já é marca registrada da franquia, o que torna a experiência ainda mais engraçada e divertida.
Receitas criativas
Overcooked 2 já recebeu consideráveis elogios por acrescentar um vasto número de novas receitas para a jogatina. Como se não bastasse esses acréscimos da continuação, no conteúdo adicional esse número só aumenta. De sucos e vitaminas tropicais até churrascos no espeto, várias receitas novas acrescentam mecânicas inéditas para a jogatina, como por exemplo o braseiro que prepara muito mais rápido o churrasco se alguém alimentar as chamas com um soprador, mantendo a temperatura sempre alta.Ao mesmo tempo em que temos sucos que misturam diversos ingredientes distintos, novos sanduíches e ferramentas como o liquidificador. Porém, as novidades não param somente nas receitas em si, pois temos novos recipientes e até novas formas de lavar os pratos: com uma pistola d’água.
Mesmo que tudo isso pareça simples ou até meramente estético, durante a jogatina podemos ver como cada coisa foi pensada de forma a criar novas dinâmicas durante as partidas. O trabalho em equipe, mais uma vez, é posto à prova com novos recursos que não substituem os antigos, mas sim se somam a eles, tornando as cozinhas ainda mais diversificadas e cheias de tarefas para serem feitas.
Você quer desafio?
As fases do mundo praiano de Surf n’ Turf surpreendem por vários motivos. Primeiramente a quantidade de pontos necessários em cada uma para obter as três estrelas é consideravelmente mais alta do que as fases medianas do jogo base. Isso por si só já aumenta o ritmo de produção e o senso de desafio dos jogadores. Porém, como se não bastasse, o tempo de espera dos pedidos se tornou bem mais variado, obrigando os cozinheiros a prestarem mais atenção na lista de pedidos como um todo e não só nos “próximos da fila”.
Se acha que só isso não basta para aumentar o nível de desafio, o conteúdo adicional também está com um level design que o deixa com cara de ser um mundo literalmente acima do último mundo do jogo base, bem mais difícil e cheio de complicações. Se fases com plataformas móveis já eram difíceis, imagine uma na qual a plataforma está em um rio com correnteza e as caixas de alimentos e esteiras de entrega encontram-se nas margens, passando rapidamente e de forma intercalada.
Tudo isso faz com que Overcooked 2: Surf n’ Turf não seja para qualquer jogador. Na verdade, o conteúdo é próprio para os amantes de desafios que querem rir mais um bocado (e se estressar também) com desafios ainda mais surreais do que os presentes no jogo base. Isso está longe de ser uma crítica negativa, já que Overcooked consegue juntar estresse e diversão de forma sempre primorosa.
O caos culinário na praia
Com um preço bastante acessível, o conteúdo adicional tem uma duração boa e diversão garantida, seguindo mais como uma expansão do jogo base do que apenas um conteúdo “dispensável”. As novas receitas, além de inaugurarem novos utensílios de cozinha no jogo, possuem ritmos de preparo diferentes e agregam bastante ao jogo como um todo, com receitas do jogo base sendo intercaladas com as do DLC em algumas fases.
Se você gostou de Overcooked (Multi) e Overcooked 2, adquirir o conteúdo adicional pode ser uma boa escolha, principalmente pelos desafios, risos e estresses que o caos da cozinha causa. Os premiados criadores de um dos melhores multiplayers cooperativos dos últimos tempos não perderam nem um pouco a mão nesse DLC, deixando o caminho aberto para ainda mais conteúdo.
Análise produzida com cópia digital cedida pela Team 17.