Faroeste japonês
O famoso título de faroeste começou no ano 2000 nas mãos da produtora Angel Studios, que viria a ser a divisão da Rockstar em San Diego, no Estado da Califórnia, EUA. Na época, o projeto era financiado e supervisionado pela desenvolvedora japonesa Capcom.Red Dead Revolver chegou a ser anunciado pela Capcom em 2002 como parte de seu futuro hall de jogos eletrônicos, mas em 2003 a produtora japonesa cancelou o game devido a atrasos no desenvolvimento do jogo, ocasionados pelas divergências de opiniões na compra da Angel Studios pela Rockstar.
Apesar do cancelamento, a Rockstar não desistiu do jogo e adquiriu os direitos de Red Dead Revolver em dezembro do mesmo ano. Nova proprietária da marca, a então Rockstar San Diego deu continuidade ao projeto, lançando-o no ano seguinte.
A história de Red
Red Dead Revolver se passa no Oeste Selvagem de 1880 e mostra a história de Nate Harlow e seu companheiro Griff. Quando a dupla descobre uma mina de ouro na área de Bear Mountain, os cowboys celebram sua riqueza encomendando duas pistolas com suas marcas registradas: um escorpião de ferro fundido.Posteriormente Griff é capturado pelo exército mexicano e sentenciado à morte. Em troca de sua vida, Griff oferece metade do ouro em Bear Mountain ao General Diego. O mexicano envia seus homens para a fazenda de Nate e mata ele e sua esposa Falling Star. Porém Red, filho de Harlow e Star, sobrevive ao massacre e leva consigo a arma do pai.
Anos mais tarde, Red, personagem que dá nome a série da Rockstar, se torna um implacável caçador de recompensas. Capturando e matando gangues de foras da lei no Velho Oeste, Red busca trazer justiça aos inocentes e vingar a morte de sua família.
O começo de tudo
Ao contrário da proposta de mundo aberto de Red Dead Redemption e Red Dead Redemption II, o pioneiro Red Dead Revolver segue uma mecânica mais arcade. O gameplay segue uma sequência de eventos fechados ao qual o jogador comanda Red para atirar nos inimigos, cumprir objetivos e prosseguir na história.Apesar do level design de mundo aberto ainda não ter sido desenvolvido em Red Dead Revolver, o título traz elementos marcantes da série de faroeste, como o Dead Eye, mecânica cinematográfica no qual a jogabilidade entra em câmera lenta para o jogador mirar nos inimigos.
Da mesma maneira, o jogo já continha os famosos duelos de Velho Oeste, momentos em que o jogador enfrenta outro oponente no formato de um contra um ao final de uma contagem numérica. O título também utiliza narrativa e visual cinematográfico, inspirado no cinema western do início do cinema falado, ao final da década de 1920.
Red Dead Revolver (PS2/XB) estabeleceu as bases do que se tornaria a série Red Dead e representa um importante passo na evolução da linguagem cinematográfica nos games da Rockstar. É uma pena que seja um game tão esquecido, tamanha sua importância como precursor de um dos jogos mais aclamados por público e crítica.
Revisão: Francisco Camilo