Jogadores de Rise of The Tomb Raider fãs de puzzles, ou seja, os quebra-cabeças, tiveram o seguinte problema: para deixar essa parte do game mais hardcore e, assim, testar suas capacidades de lógica e raciocínio, o jogador ajustava a dificuldade na mais difícil. De fato os quebra-cabeças ficavam bem completos e com todas as configurações de ajuda desativadas, mas o efeito colateral era que os outros elementos do gameplay, como combate, também ficavam difíceis, resultando em tiroteios desenfreados. A Square Enix solucionou este problema para o próximo jogo.
Shadow of The Tomb Raider contará com ajustes independentes de dificuldade. O mesmo jogador relatado no parágrafo anterior poderá colocar os quebra-cabeças no nível difícil e o combate no normal. Isso permitirá que a experiência ao jogar seja adequada ao perfil de quem está jogando. De forma semelhante, outro jogador que prefere combate, tiro e bomba poderá tê-los sem que os puzzles fiquem tão complexos. E como é óbvio de se pensar, quem é prefere tudo difícil, basta deixá-los todos no nível difícil. ¯\_(ツ)_/¯
Além do ajuste personalizável para combate e quebra-cabeças, há uma terceira categoria: exploração. Caça, coleta de materiais e procura de relíquas também podem ter a dificuldade ajustada independentemente. As opções de nível para cada uma das categorias são:
- Fácil;
- Médio;
- Difícil; e
- Obsessão Mortal
Ao selecionar "Obsessão Mortal", todas as categorias são ajustadas para o nível difícil e o jogador não poderá reajustar no meio do jogo. A escolha deve ser cuidadosa. Veja a seguir os elementos que serão afetados a cada preferência:
Combate
- Fácil
- Assistência de alvo habilitada;
- Inimigos têm pouca vida e dão menos dono;
- Caixas de munição são abundantes;
- Inimigos têm as silhuetas destacadas.
- Normal
- Inimigos tem vida e danos medianos;
- Caixas de munição são raras;
- Inimigos têm as silhuetas destacadas;
- Difícil
- Inimigos têm vida aumentada, dão mais dano e encontram Lara mais rapidamente;
- Lara não têm regeneração de vida durante o combate;
- Caixas de munição são raras;
- Não há marcas de dano na tela;
- Inimigos não são iluminados quando os instintos de sobrevivência são ativados.
- Obsessão Mortal
- O mesmo que o nível "Difícil";
- Não há indicação na tela quando Lara é detectada pelos inimigos.
Exploração
- Fácil
- Pintura branca bem nítida para indicar o caminho de escalada;
- Longo temporizador para apertar o botão de agarrar outra plataforma durante um salto;
- Acampamentos base ficam acesos;
- Normal
- Pintura branca discreta para indicar o caminho de escalada;
- Temporizador normal para apertar o botão de agarrar outra plataforma durante um salto;
- Acampamentos base ficam apagados;
- Difícil
- Não há pintura branca para indicar o caminho de escalada;
- Temporizador reduzido para apertar o botão de agarrar outra plataforma durante um salto;
- Não há instintos de sobrevivência durante a exploração;
- Acampamentos base ficam apagados.
- Obsessão Mortal
- O mesmo que o nível "Difícil";
- Acampamentos base ficam apagados e precisam de recursos para acenderem;
- O jogo só salva nos acampamentos base.
Quebra-cabeças (puzzles)
- Fácil
- Lara dá sugestões para a próxima ação;
- Objetos para interagir são iluminados quando os instintos de sobrevivência são ativados;
- Objetos realmente necessários para progredir ficam iluminados em azul durante os instintos de sobrevivência;
- Longo temporizador para os mecanismos.
- Normal
- Lara dá sugestões para a próxima ação;
- Objetos para interagir são iluminados quando os instintos de sobrevivência são ativados;
- Temporizador normal para os mecanismos.
- Difícil/Obsessão Mortal
- Lara não dá nenhuma sugestão;
- Não há instintos de sobrevivência;
- Curto temporizador para os mecanismos.
Shadow of The Tomb Raider chega ao PS4, Xbox One e PC no dia 14 de setembro de 2018.
Fonte: Blog do Tomb Raider.