Como de costume a EA fez uma simulação dos resultados do campeonato usando a edição mais recente do FIFA, no caso o FIFA 18, um pouco antes do início do torneio. E para surpresa de muitos (ou não), o jogo acertou pela terceira oportunidade seguida o campeão da Copa. Assim como o jogo previu que Espanha e Alemanha ganhariam em 2010 e 2014 respectivamente, o game de futebol da EA cravou a França campeã em 2018 e acertou na mosca.
Além de ter acertado o resultado, o FIFA 18 também teve uma boa taxa de acerto nos classificados para a fase eliminatória, acertando 13 das 16 seleções que avançaram para as oitavas de final. Claro que não contava com algumas zebras como a eliminação da Alemanha na primeira fase ou a Rússia avançando sobre a seleção espanhola na primeira partida eliminatória. Por outro lado acertou as vitórias de Uruguai e França, e infelizmente já havia adiantando nossa derrota para a Bélgica nas quartas de final.
Resultado da simulação do FIFA 18 |
Já sobre as premiações individuais, o jogo de futebol da EA não foi tão preciso. Para o título de melhor jogador da Copa, a previsão indicava o nome de Antoine Griezmann, atacante francês que, a bem da verdade, ficou com o terceiro lugar. O troféu da Bola de Ouro ficou com Luka Modric, meio campo da Croácia.
Como a simulação dava conta que a Espanha seria vice, o atacante Isco foi marcado junto com Griezman como artilheiro da Copa, com cinco gols cada. Na real, o artilheiro foi o inglês Harry Kane com seis gols. O atacante espanhol marcou só uma vez, ainda na fase de grupos. Já o francês fez quatro gols.
A Luva de Ouro, dada ao melhor goleiro da competição, seria do goleiro espanhol De Gea. Outra bola fora. O atleta teve uma atuação apagada e vários outros goleiros tiveram desempenhos melhores, com o troféu ficando com o belga Thibaut Courtois.
Para fechar a lista, o FIFA 18 apostava em Gabriel Jesus como jogador do torneio. Como bem sabemos, não foi bem assim que a história foi escrita, e o francês Mbappé foi quem ganhou essa conquista.