Sincronização total com Aincrad
O primeiro jogo de Sword Art Online publicado pela Bandai Namco foi Sword Art Online: Infinity Moment (PSP), da Aquria. O RPG se localiza no primeiro arco da light novel de Reki Kawahara e na primeira metade da primeira temporada do anime da Tokyo MX. Na história alternativa, um defeito no sistema de Sword Art Online faz com que Kirito e seus amigos permaneçam presos dentro do jogo, apesar de já haverem derrotado Heathcliff.Com a permanência dentro do jogo, Kirito e os outros jogadores são obrigados a batalhar para chegar até o último andar do castelo flutuante de Aincrad, o centésimo andar, e vencer o chefe final. No enredo original, Kirito e seus amigos são libertados do jogo após vencerem o vilão da trama no 75º andar.
Além da mudança no desfecho do primeiro arco, Sword Art Online: Infinity Moment também antecipa a aparição de personagens de outros arcos e novas temporadas do anime, como Leafa e Sinon. O jogo foi um sucesso no Japão e recebeu um remake com lançamento mundial, o RPG Sword Art Online: Hollow Fragment (PSVita/PS4) em 2014.
Voando por Alfheim e o retorno a Aincrad modificada
Sword Art Online: Lost Song (PS3/PSVita/PS4), da Artdink, foi a primeira incursão dos jogos no arco Fairy Dance, em que Kirito entra no VRMMORPG Alfheim Online para libertar Asuna do NerveGear. A trama que complementa a segunda parte da primeira temporada do anime aborda a aventura de Kirito e seu grupo de amigos em Svart Alfheim, nova área de Alfheim Online localizada ao redor da World Tree, onde Asuna está presa.Pela primeira vez nos jogos da série, o jogador podia comandar outros personagens de Sword Art Online além de Kirito, bem como criar seu próprio personagem original para se aventurar pelo mundo mágico de Alfheim. O título também foi responsável pela inclusão de cinemáticas no estilo visual novel.
Além dos jogos complementarem o enredo da light novel e o anime, o contrário também pode ser dito. Por exemplo, o RPG Sword Art Online: Hollow Realization (PSVita/PS4/PC), da Aquria, traz uma trama em volta de Sword Art: Origin, uma nova versão do VRMMORPG Sword Art Online, desenvolvido com a intenção de pesquisa e desenvolvimento.
O enredo do quarto jogo é muito próximo da história do mais recente filme de Sword Art Online, a animação Sword Art Online: Ordinal Scale (Tomohiko Itô, 2017), que inclusive faz menção aos eventos ocorridos em Sword Art: Origin. O longa-metragem em estilo anime faz uma ponta com o jogo e cria uma nova história a partir dos embates morais e tecnológicos debatidos em Sword Art Online: Hollow Realization, mas que ganham uma nova roupagem com o jogo de realidade aumentada Ordinal Scale e seu novo dispositivo, o Augma.
Sobrevivendo às ruínas de Gun Gale Online
Após um longo tempo entre espadas e magias, em 2018 a franquia da Bandai Namco adentrou o arco bélico de Phantom Bullet, primeira parte da segunda temporada do anime. O RPG Sword Art Online: Fatal Bullet (Multi), da DIMPS, traz uma história alternativa aos eventos canônicos da light novel e do anime, no qual o personagem criado pelo próprio jogador tem participação fundamental no desfecho da nova trama que envolve as novas unidades de inteligência artificial ArFA-sys.Além dos títulos da história principal de Sword Art Online, a franquia também teve lançamentos mobile e para navegador, bem como até um crossover com o universo de outra light novel de Reki Kawahara, o hack and slash Accel World VS. Sword Art (PS4/PC), da Artdink. Através da dinâmica de finais alternativos, criação de personagens originais, bem como o envolvimento do próprio autor da série no roteiro dos jogos, Sword Art Online tem agradado os fãs a cada dia mais e se tornando uma das grandes franquias de jogos baseados em animes da Bandai Namco.
Revisão: Luigi Santana