Em 1991 o então presidente da Electronic Arts, Trip Hawkins, surgiu com a ideia de criar um console que fosse uma verdadeira central multimídia — nele você não só poderia jogar os games mais avançados da época, como ver filmes no formato de VCD, escutar músicas e até visualizar suas fotos. Neste mesmo ano Trip, em sociedade com mais sete companhias, cria a 3DO Company e dá início ao projeto.
A 3DO Company tinha um intuito de lançar um console poderosíssimo usando a mídia de CD Rom — que engatinhava na época com o Mega CD e o PC Engine. A empresa não fabricaria o console, a ideia era deixar aberto para que outras empresas o fabricassem, ganhando assim somente os royalties, do mesmo jeito que já era feito com os aparelhos de VCR (tecnologia criada pela JVC) e, posterior mente, os DVDs e Blu-Ray players.
Trip Hawkins |
Além disso, para atrair as empresas third parties, a 3DO Company cobrava uma taxa ínfima de royalties, apenas três dólares. Enquanto as outras empresas cobravam, geralmente, 20 dólares de taxa. Tudo programado para abrir a próxima geração de consoles.
Todo esse plano de desenvolvimento parecia perfeito e faria o 3DO grande no mercado, porém ele tinha muitas falhas que gerariam graves consequências para a sobrevivência do videogame no mercado.
Lançamento desastroso
Após pôr em prática a ideia, em outubro de 1993 surge o primeiro modelo. A Panasonic, primeira empresa a desenvolver o 3DO, lança o 3DO FZ-1, com toda arquitetura 32-bits determinada pela 3DO Company. O modelo inaugura a 5ª geração de consoles (embora haja controvérsias quanto a este título) e foi um salto tecnológico diante suas rivais. Possuía um poder gráfico surpreendente.Isso afugentou grande parte do público e elitizou o 3DO. O aparelho vendeu até bem nas primeiras semanas, mas a empresa se recusava a baixar seu valor, alegando, arrogantemente, que tal preço se justificava por não se tratar de apenas um videogame, mas sim de um sistema de altíssima qualidade e único console verdadeiramente 32-bits no mercado.
Isso fez com que a grande maioria dos consumidores permanecesse com seus 16-bits, pois já possuíam uma excelente biblioteca de jogos. Além disso, Sega e Nintendo já vinham reduzindo o preço de seus aparelhos visando ao lucro nos seus jogos. Diferentemente da 3DO Company, que buscava o lucro na venda de seus consoles, o que foi outro grande erro de mercado. Para finalizar, meses depois a Sega lançaria o seu próprio 32-bits, o Sega Saturn, e a Sony lançaria o PlayStation, mudando completamente o mercado de consoles caseiros.
Potencial mal aproveitado
O 3DO era uma máquina poderosa na época do seu lançamento, possuía um processador geral RISC modelo ARM60 de 32-bit, com parte gráfica baseada em dois processadores para animação e gráficos. Tinha dois megabytes de DRAM, um megabyte de VRAM, e um drive de CD-ROM de dupla velocidade (no NeoGeo CD essa velocidade era de 1x), e que além dos jogos, rodava também Photo CDs e VCDs.Porém todo esse potencial foi muito mal aproveitado pelas produtoras, o que resultou em alguns bons jogos (uns excelentes) e uma enxurrada de jogos terríveis. Dos jogos que aproveitaram bem a capacidade do 3DO podemos citar o The Need for Speed, Road Rash,Gex, D e o Super Street Fighter II Turbo.
Jogos excelentes, porém, nem tantos
Dos bons jogos podemos destacar: The Need for Speed, que impressionava com seu realismo e suas cutscenes. Vale destacar que este foi o debute da franquia, feito pela Electronic Arts em parceria com a revista Road and Track, e foi um dos maiores destaques do console e logo depois teve seus ports para o Saturn e o Playstation. Gex foi desenvolvido pela Crystal Dynamics — seria a mascote da plataforma, porém, com a descontinuação do console, logo ele migrou para o PlayStation. Já o Road Rash teve sua melhor versão no 3DO, com gráficos incríveis, trilha sonora fantástica e jogabilidade desafiadora, tornando-se um dos melhores jogos do console. Inclusive, as versões do PlayStation e Saturn são exatamente iguais à do 3DO.
D para o 3DO |
D, desenvolvido pela WARP, foi um jogo que explorou muito bem a capacidade gráfica do videogame, seus gráficos são de impressionar de tão belos. Não à toa teve sua versão para o PlayStation e depois uma continuação para o Sega Dreamcast. Para finalizar, muitos apontam a versão de Street Fighter II Turbo do 3DO como a mais fiel aos arcades e também a melhor já feita.
Nas linhas FVM e tiro em primeira pessoa, que estavam em alta na época, pode-se destacar Crime Patrol e Mad Dog McCree — produzidos pela American Laser —, bem como Killing Time e The Escape From Monster Manor. O console também teve ótimas versões de jogos de PC, tais como Alone in the Dark 1 e 2, Doom, Wolfenstein 3D, Myst e Cyberia.
Shadow: War of Succession |
Pioneirismo:
Muitos atribuem o 3DO como sendo o primeiro videogame de 32-bits. Porém outros dois consoles reivindicam tal título: o Amiga CD32, lançado em setembro de 1993; e o FM Towns Marty, lançado em fevereiro de 1993 pela Fujitsu, porém, por possuir um CPU Intel 80386, que não é um processador totalmente de 32-bits, uma vez que suporta apenas barramento de 16-bits, muitos o desconsideram como um verdadeiro 32-bits.
Erros e um fim melancólico
A 3DO Company tinha uma ideia revolucionária para o seu console, porém muitos erros foram cometidos desde o seu lançamento. Principalmente pelo seu valor astronômico e os contratos com as desenvolvedoras, o que resultou no valor absurdo do aparelho e na enxurrada de jogos horríveis.A empresa esperava lucrar com seu console, não com seus jogos. Foi exatamente na contramão do que estava funcionando no mercado. Além do mais, sua arrogância em não mudar de estratégia e diminuir o valor do videogame ajudou a afundar mais ainda. Somente em 1995 a empresa resolveu fazer isso, mas já era tarde, a Sony já dominava o mercado com seu PlayStation e a Sega já havia lançado o Saturn, e suas vendas caíam vertiginosamente.
Em 1996, após quase três anos de vida, o console foi descontinuado. A empresa de Trip Hawkins chegou a anunciar um novo console que se chamaria M2, porém, com o fracasso do 3DO Interactive Multiplayer o projeto foi cancelado.
Panasonic M2 |
Para quem quiser conhecer melhor o console sugiro os seguintes jogos:
- The Need for Speed
- Road Rash
- D
- Captain Quasar
- Flashback
- Out of This World
- Wing Commander
- Cyberia
- Killing Time
- Mad Dog McCree
- Crime Patrol
- Return to Fire
- Strahl
- Gex
- Samurai Shodown
- Street Fighter II Turbo
- Plumbers Don’t Wear Ties
- Shadow: War of Succession
- Primal Rage
- Quarantine
- Rise of the Robots
- Mazer
- Virtuoso
Revisão: Vitor Tibério