Mega Maker (PC) é lançado e está disponível para download

Inspirado em Super Mario Maker, fãs desenvolvem plataforma de criação de fases que resgata ideia original do cancelado Mega Man Universe.

em 20/07/2017

Apesar de negligenciado pela Capcom, Mega Man ainda é visto com muito carinho pelos fãs que cresceram jogando seus títulos. Com Mega Maker (lançado no último dia 15), agora é possível que eles próprios criem suas próprias fases e as compartilhem entre si. Desenvolvido por fãs e utilizando uma engine própria, o jogo resgata uma ideia original de Mega Man Universe, cancelado em 2011 e que seria lançado para Xbox Live Arcade e para a PlayStation Network.

Com recursos de diversos títulos da série principal, o jogo conta com 12 chefes, 24 armas diferentes, 40 planos de fundo, 46 inimigos, 63 faixas de música e 129 tilesets para serem manipulados pelos jogadores no criador de estágios. Além disso, duas dessas armas foram exclusivamente concebidas para o título: o redemoinho e o escudo refletor, claramente inspirados, respectivamente, nos golpes do Meta Knight (da série Kirby) e dos personagens de Star Fox, ambos como aparecem na série Smash. Bros..

Concebido inicialmente em setembro de 2016, o desenvolvimento durou pouco menos de um ano. Começando como um projeto solo, o título logo foi ganhando vários outros colaboradores, formando uma equipe que ainda planeja atualizar a plataforma com mais conteúdo, como adicionar assets referentes ao Mega Man 7 e jogos subsequentes.

Mega Maker pode ser baixado no site oficial do projeto de forma gratuita. A equipe até chegou a abrir um Patreon para que os fãs colaborassem com uma quantia para manter o servidor, mas ele foi fechado graças a uma parceria com a One Provider, empresa de hospedagem que forneceu o serviço gratuitamente.




É jornalista formado pelo Mackenzie e pós-graduado em teoria da comunicação (como se isso significasse alguma coisa) pela Cásper Líbero. Tem um blog particular onde escreve um monte de groselha e também é autor de Comunicação Eletrônica, (mais um) livro que aborda história dos games, mas sob a perspectiva da cultura e da comunicação.