A E3 2017 chegou ao seu fim no último dia 15 e, segundo os organizadores do evento, o balanço final foi positivo.
De acordo com a ESA, empresa que administra a convenção, 68.400 pessoas foram ao Los Angeles Convention Center para ficar mais perto das novidades do mercado de jogos digitais. Desse total, 15 mil faziam parte do público geral — que teve acesso à E3 pela primeira vez neste ano.
Segundo o
Game Informer, o comentário geral dos presentes é que a E3 ainda precisa aprender a lidar com públicos maiores, visto que a sensação geral era de desconforto no local.
Outros números interessantes e que foram divulgados referem-se ao
buzz — menções nas redes sociais — causado pela convenção. Segundo os analistas do grupo Synthesio, a
Microsoft e a
Nintendo foram as empresas mais comentadas durante o período de conferências. O top 5 das companhias que geraram maior furor é o seguinte:
- Microsoft (25,33% de todas as menções nas redes sociais)
- Nintendo (24,11%)
- EA (20,20%)
- Activision (10,83%)
- Ubisoft (7,31%)
Certos fatos acerca desse levantamento chamam a atenção. Segundo o Synthesio, 71,42% das citações à Microsoft foram relacionadas ao seu novo console, o
Xbox One X. Quase a totalidade das menções à
Ubisoft referiram-se ao novo
Assassin’s Creed (89,10%). Outras empresas tiveram números mais equânimes em relação aos assuntos de suas apresentações.
Alguns pontos, no entanto, podem ser questionados acerca da pesquisa referenciada acima. A maior parte das alusões nas redes sociais sobre a
Activision eram ligadas a
Call of Duty: WWII, que foi apresentado durante a
conferência da Sony. Ora, se a ideia é estabelecer uma conexão entre o jogo e seu respectivo estúdio, então as menções a games como
Sea of Thieves e
Rocket League, por exemplo, deveriam ser contabilizadas como citações à
Rare e à
Psyonix, respectivamente. O jeito é aguardar por outra análise para que possamos comparar os métodos.