No entanto, alguns mocinhos acabaram por achar essa rotina heroica meio tediosa (sem falar muito difícil) e decidiram se corromper por aquilo que juraram combater, se tornando deste modo, o novo vilão da parada. E convenhamos, mais impressionante (ou até chocante) do que ver aquele vilão se redimindo de seus erros e entrando pro time dos bonzinhos, é ver aquele exímio herói se corromper para tudo aquilo de ruim que ele sempre jurou combater. Confira agora dez sujeitos que abandonaram o caminho do bem para trilhar o caminho do mal:
ALERTA: Os tópicos a seguir contém SPOILERS, então esteja ciente disto antes de continuar a leitura.
10 - Booker DeWitt (BioShock Infinite)
A série BioShock (Multi) como um todo é repleta de surpresas, com personagens que mudam de lado quando você menos espera, sem contar que dá escolha ao próprio jogador se pretende terminar o jogo como um mocinho, um vilão ou de modo neutro. Acontece que em BioShock Infinite (Multi), além de quebrar completamente essa ideia de múltiplos finais te direcionando a apenas um, coloca o seu próprio protagonista tanto como herói quanto como vilão, já que Booker descobre no final do jogo que seu pior inimigo, Zachary Hale Comstock, é ele mesmo em uma linha temporal em que este decidiu seguir com um batismo para se redimir de seus “pecados” e acabou por se tornar um fanático religioso tirano.
9 - Alex Mercer (Prototype 2)
No primeiro título de Prototype (Multi), Alex protagonizou de forma muito heroica, lutando contra toda a corporação que o transformou em um monstro geneticamente modificado para descobrir sua origem e ter todas as respostas do que realmente aconteceu. A verdade é que tudo teria terminado bem para nosso amigo se ele não tivesse se tornado o vilão no segundo game da franquia, após recuperar por completo a sua memória, a qual descobrimos que foi ninguém mais ninguém menos que o próprio Alex o responsável por todo o acontecido. É, às vezes saber a verdade é o que acaba transformando as pessoas.
8 - Superman (Injustice: Gods Among Us)
Sim! O Homem de Aço que é popularmente conhecido como um exemplo de herói e até mesmo serviu de inspiração e modelo a ser seguido por outros heróis acabou por se tornar um verdadeiro vilão no universo de Injustice. Após um plano maligno do Coringa que faz com que Superman ache estar mandando o vilão Apocalipse para o espaço (quando na verdade era a sua esposa Lois Lane grávida), o psicológico do filho de Krypton acaba sendo abalado, o que acarreta em uma fúria descomunal e seu desejo indomável por vingança. Nisso ele jura destruir todo o mal na Terra, o que acaba dividindo a Liga da Justiça e fazendo os próprios heróis terem que se confrontarem.
7 - Sephiroth (Final Fantasy VII)
Talvez de todos os desta lista Sephiroth tenha sido o menos bonzinho, além de ter dado vestígios de uma personalidade ruim ainda em sua primeira aparição em Final Fantasy VII (PS1) com todo o seu ar misterioso e orgulhoso. Sephiroth era um Soldier First Class da empresa Shinra, o qual já havia sido considerado um herói para todos em tempos atrás, mas acabou se deparando com o seu passado sombrio, a origem da Shinra e das Classe Soldier, o que acabou por despertar sua raiva para com a empresa bem como toda crueldade e experiências que esta fez com humanos e animais. Assim o heróico soldier que todos idolatram se voltando contra a Shinra e com o tempo ele passa a odiar todo o mundo e seus habitantes.
6 - Liu Kang (Mortal Kombat: Deception)
Esse é um daqueles casos em que o herói acabou por se tornar vilão contra a sua própria vontade. Em Mortal Kombat: Deception (Multi), depois de ter sido morto pela Deadly Alliance de Quan Chi e Shang Tsung, Liu Kang tem sua alma coletada pelos mesmos. No entanto, Raiden mesmo depois de perder seus status divinos consegue ressuscitá-lo, porém, apenas o corpo de Liu Kang volta a vida, já que sua alma não é restituída. Nisso, o Protetor da Terra e primeiro campeão do Mortal Kombat acaba se tornando apenas um zumbi que é usado como uma mera ferramenta de destruição.
5 - Skull Kid (The Legend of Zelda: Majora’s Mask)
Certo que Skull Kid dentre todos os exemplos desta lista é um dos poucos que não seria de fato um “mocinho”. Entretanto, sua conduta também está bem longe da de um vilão. Em The Legend of Zelda: Ocarina of Time (N64/3DS) ele aparece de forma bem simpática ao jogador e até mesmo chega a fazer amizade com você em uma das mini-quests. Mas em The Legend of Zelda: Majora’s Mask (N64/3DS) ele acaba por se tornar o principal antagonista do jogo e a causar os mais terríveis desastres para você, desde de transformá-lo em uma criança Deku até uma lua medonha que cairá sobre Termina que irá devastar tudo e todos. Claro que sabemos que tudo isso acontece principalmente pela influência da Máscara de Majora no pequeno Skull Kid (o que não tira o fato de que ele foi corrompido pelo mal).
4 - Warrior (Diablo)
Este até hoje deixa vestígios do choque que causou em milhares de jogadores que finalizaram o primeiro jogo da série Diablo (PS1/PC). O protagonista do jogo, logo depois de ter derrotado o mestre das trevas Diablo com a ajuda da Arqueira e do Feiticeiro, vê uma pedra vermelha semelhante a um rubi que é deixado pelo vilão do jogo após sua morte. Só que ao invés de destruir a pedra (que é a fonte de todo o mal) o herói é hipnotizado pela mesma e a crava em sua cabeça, tornando-se assim o novo mestre das trevas e de quebra o vilão do Diablo II (PC).
3 - Arthas Menethil (Warcraft 3)
O filho do Rei Terenas Menethil II com a Rainha Lianne Menethi, Arthas era também um dos maiores paladino da justiça de Warcraft 3: Reign of Chaos (PC). Porém, ao resolver combater os demônios que poderiam vir a assolar sua terra, Arthas acaba corrompendo seu próprio caminho, no qual sua sede de vingança passa a ser maior que a de justiça. Nisto ele resolve acabar com o reino devido ao poder que o Trono de Gelo lhe deu e cria um novo reino bem mais fortificado segundo seus próprios ideais, e acaba espalhando o terror sobre toda a terra, dizimando reinos inimigos por toda as partes para assim estabelecer-se como único soberano entre todos. Leva então o bronze desta lista.
2 - Cortana (Halo 5: Guardians)
A prova mais convincente de que nem inteligência artificial é de total confiança (mesmo quando é construída para fins benéficos). Agora, a traidora da vez é Cortana da saga Halo, que nos quatro primeiros jogos ajudou o protagonista Master Chief em todas as suas missões, podendo ser considerada praticamente o braço direito do nosso herói em todos os momentos. Mas em Halo 5: Guardians (XBO) ela praticamente destrói anos de amizade voltando-se contra ele e tramando controlar todos os computadores e assim dominar a galáxia por completo. Entre teorias da conspiração sobre esta ser a verdadeira Cortana ou não, é fato que esta foi mais uma que entrou para o “Lado Negro da Força”. Fica aqui com nossa medalha de prata.
1 - Kazuya Mishima (Tekken 2)
Nosso ouro pode não surpreender alguns jogadores mais novos, mas com certeza quem viveu a era dos primeiros jogos de luta 3D levou um baita susto na sequência de Tekken, o Tekken 2 (PS1), ao ver o herói Kazuya se tornando o novo vilão da história. De início Kazuya queria apenas se vingar de seu pai Heihachi por todo o sofrimento que este o fez passar em sua infância, e logo depois de vencer o Torneio Rei dos Punhos de Ferro e finalmente realizar o seu objetivo, Kazuya passa a liderar a Mishima Zaibatsu, que acaba se tornando uma empresa ainda mais corrupta do que antes, em que nosso ex-protagonista termina se envolvendo em várias atividades ilegais como assassinato, tráfico de drogas e contrabando de espécies em extinção. Pelo visto, as cicatrizes deixadas por seu pai não desfiguraram apenas seu corpo, mas o seu ser por inteiro.
Mensão Honrosa: Shadow the Hedgehog (Sonic Forces)
Shadow sempre foi daqueles personagens que nunca se decidiram muito bem em qual lado deve lutar, seguindo por diversas vezes o caminho da neutralidade. Em Sonic Adventure 2 (Dreamcast) começou sua jornada como um dos caras malvados, mas de Sonic Heroes (Multi) em diante ele meio que se redimiu e desde então esteve sempre combatendo todos os tipos de ameaças ao mundo, e até fazendo aliança vez ou outra como o time dos mocinhos. Mas parece que isto está prestes a mudar em Sonic Forces (Multi), já que no último trailer ele aparece ao lado dos maiores vilões da série. Será que veremos o ouriço negro novamente se reintegrando a suas origens malignas? Só esperando pra ver.E você, caro leitor, gostou da lista? Lembra de mais algum mocinho que virou vilão que não citamos? Não deixe de participar nos comentários!
Revisão: Ana Krishna Peixoto