O Rock in Rio é um dos eventos musicais mais clássicos que temos, sendo o maior festival de música no mundo desde que foi criado, em 1985. Com a sua volta ao Brasil, em 2011, o público está sempre em êxtase para as atrações e esgotam os ingressos em menos de uma hora. Do rock de Iron Maiden para o pop de Katy Perry, a festa é uma verdadeira mistura de ritmos para conquistar todos os públicos; e agora em 2017 vai agradar até mesmo o público gamer com o anúncio de que haverá uma área dedicada aos jogos no Rock in Rio!
O evento se chamará Game XP, com a produção feita pela mesma equipe da Comic Con Experience (CCXP) e a aparição inesperada no Rock in Rio tem grande fervor de seus idealizadores. Há um claro reconhecimento de como os jogos formam uma mídia popular e que conquista muita gente. É uma das apostas mais radicais do RiR (desde o tempo que chamaram Carlinhos Brown para se apresentar no festival).
"Eu acho que o Rock in Rio, já fazendo um spoiler, a gente passou de uma nova fase dos games. Zeramos a fase e fomos para a próxima. O evento está atingindo uma dimensão maior, estamos ampliando os horizontes da música para o entretenimento. A gente está criando o maior evento de game do mundo. Todas as pessoas que comprarem os ingressos do festival terão acesso. É uma ocasião para o gamer hard core, mas também para a família. É um evento mainstream, com muito conteúdo diferenciado", comentou Luís Justo, CEO do Rock in Rio,
A nova casa do Rock in Rio no Brasil em 2017 passa a ser o Parque Olímpico construído para o Rio 2016 |
"Será uma verdadeira Olimpíada do entretenimento que vai acontecer naquele palco fantástico que foi montado. Vamos animar essa cidade, correr atrás para apresentar resultados e vamos mudar as notícias ruins que a gente está vivendo nesse país de grandes problemas políticos e econômicos. Essa é a nossa contribuição."
Na visão econômica, cada edição do RiR movimentou cerca de R$ 1 bilhão com quase metade do público vindo de outras cidades.
Falando em olimpíadas, as dimensões do evento anunciadas são enormes. O local reservado para abrigar a Game XP tem o tamanho de duas arenas olímpicas. Para que tanto chão? Está sendo planejado espaço para talk shows (como o Insider Xbox), disputa entre celebridades (YouTubers?), stands de marcas e área para realização de campeonatos de e-Sports. O evento já é considerado o maior do mundo em games. Mais uma do Brasil!
Arena olímpica de Rio 2016 |
O CEO da (CCXP), Pierre Mantovani também deu suas palavras: "O evento nasce com uma grande vocação de criar uma experiência nunca feita no Brasil. Essa é a maior indústria do entretenimento mundial. Vamos unir as qualidades do Rock in Rio e da CCXP. A hora que abrirem os portões, a Game XP já estará com os portões abertos. As atividades vão terminar por volta das 20h, que é a hora que os shows começam. Vamos misturar game com música".
O Rock in Rio no Brasil tem um ano de descanso e planejamento, aconteceu em 2011, 2013, 2015, agora em 2017 e já está confirmada a edição de 2019. De todo jeito, a Game XP não estará preso ao RiR, pois o intuito é que seja anual e faça parte do calendário do Rio de Janeiro, assim como a Brasil Game Show para São Paulo.
Será que a BGS encontrou um concorrente que depois de encerrar o dia tem um happy hour de Maroon 5? Dura disputa.
Fonte: G1