Nakamura Manufacturing, a origem da Namco
Masaya Nakamura nasceu em Tóquio, Japão, no dia 24 de dezembro de 1925, e graduou-se pela Yokohama Institute of Technology em construção de navios. Utilizando seu conhecimento com construção e projetos mecânicos, o empresário fundou a Nakamura Manufacturing, uma companhia especializada em criação de kiddie rides, os famosos carrinhos mecânicos para crianças, muito presentes em shoppings e parque de diversão no Brasil.Na década de 1960, Nakamura fez uma parceria com a Mitsukoshi, uma franquia de lojas de departamentos internacional. A empresa contratou os serviços do empresário para instalar kiddie rides em todas suas franquias, o brinquedo havia se tornado muito popular no Japão daquele período. Com o sucesso de suas criações, a Nakamura Manufacturing passou a se chamar Nakamura Amusement Machine Manufacturing Company, de onde viria o nome NAMCO em 1977.
Dos kiddie rides aos arcades
Com o sucesso dos brinquedos mecânicos kiddie ride, Nakamura notou a ascensão do cenário dos games e decidiu ampliar os negócios da companhia para a área dos jogos eletrônicos na década de 1970. O CEO investiu pesado em profissionais e instrumentalização destes, comprando a divisão japonesa do Atari para distribuição dos jogos do console, o que influenciou o design dos jogos da futura Namco.No ano seguinte, o arcade Galaxian (Arcade) revolucionou a indústria dos games por ser o primeiro jogo com gráficos em cores RGB — modelo de cores em que luzes azuis, verdes e vermelhas são misturadas de modo a reproduzir uma nova paleta de coloração.
Pac-Man, o legado de uma vida
Em 1980, a Namco lançou o lendário Pac-Man (Arcade). O jogo foi desenvolvido por um dos novos game designers de Masaya Nakamura naquela época, o novato Toru Iwatani. O nome "pac" foi uma sugestão de Nakamura devido à expressão "pakku", considerado o som feito pelo personagem quando comia os pontos e fantasmas do jogo. O arcade fez um estrondoso sucesso em todo o mundo e gerou lançamentos até os dias de hoje, como Pac-Man Championship Edition 2 (Multi), da própria Bandai Namco, lançado em 2016.A compra do estúdio televisivo e cinematográfico Nikkatsu pela Namco em 1993 fez com que Nakamura migrasse para a produção de filmes. Em 2002, o empresário renunciou a posição de CEO da Namco e em 2005 a companhia fundiu com a produtora de brinquedos e jogos eletrônicos Bandai, tornando-se a atual Bandai Namco.
Masaya Nakamura parte deste mundo deixando um legado vital à indústria dos games, sem o qual o presente cenário de jogos eletrônicos jamais seria o mesmo. A intervenção, criatividade, coragem e inovação do empresário trouxe tecnologias e mecânicas essenciais aos games e moldou os caminhos da indústria que conhecemos hoje. Todo respeito e honra a Masaya Nakamura.
Revisão: Luigi Santana