Neste ano, o título criado pelo programador e designer de games Ron Gilbert completa 26 anos e seu legado se mantém vivo até hoje. Distribuída em cinco jogos, que vão desde o Atari ST ao PlayStation 3 e mobile, a franquia de aventura carrega consigo um papel representativo no cenário dos games. E aqueles que acham que a junção entre videogame e cinema é algo recente irão se surpreender com a produtora da franquia de Ron Gilbert, a Lucasfilm, anteriormente pertencente ao cineasta George Lucas, criador e diretor de Star Wars e Indiana Jones.
As aventuras de Guybrush Threepwood... na Terra do Nunca?
Inspirada pela atração “Piratas do Caribe” dos parques temáticos da Walt Disney Parks and Resorts, a série Monkey Island lançou seu primeiro título em 1990, The Secret of Monkey Island, para Atari ST, CDTV, FM Towns, Classic Mac OS e outros consoles da época. O game narra as aventuras do adolescente Guybrush Threepwood em sua busca para tornar-se um pirata, explorar ilhas desertas e caçar tesouros com seus amigos.A premissa do jogo é muito próxima da animação do canal infantil Disney Junior, Jake e Os Piratas da Terra do Nunca (Roberts Gannaway, 2011), onde o menino Jake é um aspirante a pirata que viaja pela Terra do Nunca com seus amigos Cubby, Izzy e o papagaio Skully, enquanto enfrentam o Capitão Gancho e sua tripulação. A história semelhante da animação infantil coincide com o momento em que a aquisição da LucasArts pela Walt Disney ocorreu, em 2012, negociações essas que já ocorriam desde o ano anterior.
Jake e Os Piratas da Terra do Nunca, a nova versão de Guybrush Threepwood? |
Da mesma forma, o criador da franquia Monkey Island, Ron Gilbert, manifestou publicamente o desejo de comprar da Walt Disney os direitos da série, porém nada mais foi mencionado desde então. Apesar do futuro incerto nos consoles, a verdade é que o jogo constitui parte da base e inspiração para o sucesso infantil, Jake e Os Piratas da Terra do Nunca. Ambos trilharam seus caminhos inspirados em “Piratas do Caribe”, e a animação da Walt Disney presta uma homenagem ao pirata Guybrush, o Jack Sparrow da Lucasfilm.
Lucasfilm, de Maniac Mansion a The Secret of Monkey Island
Feita a contextualização do game com a sua relação com a Walt Disney e a Lucasfilm, podemos entender melhor a história da série e o seu legado nos jogos de point and click. Produzida pela Lucasfilm Games ‒ divisão da produtora cinematográfica para o mercado de jogos eletrônicos ‒ em quatro dos seus cinco títulos, Monkey Island expressa o sonho criativo da interação de narrativas de George Lucas.O primeiro título da série, The Secret of Monkey Island, já apresentava a mecânica de diálogos e escolhas de respostas ou perguntas ao comando do jogador. Contudo, em seu formato preliminar, as consequências para as ações escolhidas eram poucas. Porém, elas foram o suficiente para revolucionar o cenário dos games anos depois, levando à evolução do gênero para os jogos de múltipla escolha.
A franquia Monkey Island pertence ao gênero point and click de aventura, trazendo vários diálogos e puzzles para cada situação. O único game da série que foge a essa regra é o Escape from Monkey Island (Multi) em 2000, o jogo é o único da pentalogia que não apresenta uma jogabilidade em point and click, porém a mecânica de narrativa interativa está presente.
A engine utilizada para a série Monkey Island foi a SCUMM (Script Creation Utility for Maniac Mansion). Ela foi desenvolvida em 1987 pela Lucasfilm para o seu primeiro jogo em visual novel, Maniac Mansion, para as plataformas Commodore 64, Apple II, IBM PC, Amiga, Atari ST e NES. Maniac Mansion foi criado e desenvolvido pelo mesmo criador da série Monkey Island, Ron Gilbert, especializado em games com narrativas interativas.
Maniac Mansion, onde tudo começou. |
Moldando o futuro através de vários caminhos
A Lucasfilm inovou o segmento dos jogos eletrônicos ao ser uma das primeiras desenvolvedoras a criar games com narrativa interativa. Na época, inspirada e impulsionada pelo sucesso do terceiro título da franquia Indiana Jones, Indiana Jones e a Última Cruzada (Steven Spielberg, 1989), George Lucas resolveu continuar as aventuras em templos perdidos, ilhas desertas e tesouros raros no videogame.Com o auxílio do programador Ron Gilbert, integrante da equipe técnica da Lucasfilm Games desde o início da produtora, o cineasta foi capaz de unir a narrativa cinematográfica à jogabilidade dos videogames, conseguindo o melhor dos dois mundos. Então, se você curte jogos point and click, você tem muito a agradecer à série Monkey Island e ao seu mestre jedi, George Lucas.
Revisão: Érika Honda