Com o sucesso de MOBAs e de diversos jogos competitivos online, bem como de elementos de sua jogabilidade, é natural que acabem surgindo diversos jogos do gênero, inclusive inúmeros clones que aparecem por aí, lotando o mercado de títulos que parecem ter a única função de monetizar a popularidade. Apesar das claras diferenças em relação aos MOBAs, Heavy Metal Machines poderia ser apenas mais um desses títulos genéricos, mas já em seu beta mostra ser muito mais que isso, trazendo carros para o campo de batalha, não apenas como uma alegoria, mas afetando crucialmente como se joga.
Fazendo a diferença
A primeira surpresa que tive com o jogo foi a possibilidade de se utilizar o joystick; o que não é muito comum em jogos do gênero. Os controles tinham uma responsividade estranha e passei, então, a jogar com mouse e teclado, já esperando o pior. Felizmente, os problemas se restringem ao uso do Joystick. Poucos jogos, principalmente utilizando de teclado e mouse, me forneceram um controle tão agradável do meu personagem quanto Heavy Metal Machines, principalmente tratando-se de carros, e esse foi o primeiro momento que senti que os veículos no jogo não estavam lá à toa e que eles seriam um verdadeiro diferencial.Nove diferentes personagens garantem diversidade de funções e estratégias |
Pisando Fundo
O objetivo do jogo consiste em pegar uma bomba no meio do mapa e levá-la até o lado inimigo. O primeiro time que realizar a tarefa três vezes vence a partida. A mudança de objetivo é um ponto de partida interessante para perceber as primeiras diferenças do jogo. Controlando carros e tendo diferentes objetivos, a principal função não é mais de ataque, e sim deslocamento, e isso muda tudo.Escolher os lugares certos na largada pode fazer toda a diferença. |
Essa diferença tem um custo, no entanto, que torna mais difícil a aprendizagem durante a partida, ao contrário dos MOBAs tradicionais nos quais não é difícil conseguir ler toda a descrição de uma habilidade enquanto se joga. Entretanto, alguns aspectos do jogo foram bem pensados neste ponto, como os upgrades dos carros, que seguem alguns caminhos pré-determinados no lugar de itens em comum para todos. Issofacilita e agiliza muito a tomada de decisões na partida, algo também encontrado em Heroes of The Storm, não coincidentemente um jogo também mais acelerado que os outros do gênero, por exemplo.
Diversos upgrades únicos para cada carro estão disponíveis para o jogador durante a partida |
Outro ponto surpreendente é a qualidade gráfica, não apenas em efeitos e texturas, mas quanto ao trabalho de concepção nos carros, tornando-os únicos e característicos, o que é essencial não apenas para a qualidade artística do jogo, mas para evitar confusões por parte dos jogadores. Evitar essas confusões são, inclusive, outro trunfo, que conta com sinalizações e interface claras, aspectos ainda mais necessários em um jogo acelerado como Heavy Metal Machines.
Nem todos os caminhos estão disponíveis para o jogador que carrega a bomba, e o jogo é claro quanto a isso. |
Resumo da corrida
Heavy Metal Machines é um jogo fantástico que é surpreendentemente bem polido para o estágio de desenvolvimento em que está. Não apenas em gráficos e som, o jogo aparenta uma maturidade em design rara e difícil de ser alcançada em títulos em início de desenvolvimento. Se você é fã de MOBAs, vale muito a pena conferir o jogo pelo sopro de ar fresco que ele pode trazer com suas mudanças e ritmo acelerado. E se você não é fã de MOBAs, também vale conferir por ser tão diferente de tudo aquilo que se vê no gênero, fazendo com que mal dê para classificar ele como um. Heavy Metal Machines aposta em um mercado crescente, mas diferenciando-se e dando um passo à frente. E na direção certa.
Revisão: Pedro Vicente