O evento mais aguardado do ano finalmente está chegando aos Campos da Justiça, o tão esperado World Championship (ou campeonato mundial, como preferir). Os patchs, até então, transformaram 2 ou 3 personagens nas escolhas mais impactantes (e únicas, basicamente) em cada rota. Para acabar com esse reinado de poucos personagens, o patch 6.17 trouxe buffs e nerfs para muitos campeões, prometendo, enfim, uma grande variedade no mundial.
Cada patch do jogo altera valores de determinadas habilidades ou status básicos de um campeão, deixando-o como uma escolha fraca, ou forte. As escolhas fortes de cada patch fazem o metagame, sendo assim, os campeões fortes são os que estão no meta. Caso um personagem esteja forte (ou no meta), ele virará uma escolha disputada já que seu impacto no jogo é alto. Já os personagens “fracos” são considerados os fora do meta, já que seu impacto no jogo é mais difícil. Existem casos de campões dentro do meta que exercem a mesma função de um personagem fora do meta com melhor performance. Cada alteração de valor é baseada na performance do personagem e das estatísticas dele no jogo.
Contando com 19 buffs, 7 nerfs e alguns ajustes de bugs em certos heróis, uma variedade maior nas escolhas é eminente, mas isso não significa que esses 19 serão escolhidos obrigatoriamente. Alguns personagens desaparecidos do competitivo podem voltar por conta de buffs favoráveis, como por exemplo a Vi que teve o tempo de recarga reduzido de sua passiva e de sua habilidade Q.
Além de buffs em personagens considerados desaparecidos, alguns personagens situacionais nos drafts também sofreram alterações. Riven, um personagem extremamente forte ganha ainda mais força com o buff gritante em seu ultimate. No campeonato mundial do ano passado (2015) ela era uma escolha que não era descartada e, inclusive, em certos momentos brilhou nas mãos de alguns jogadores, como em uma jogada do top laner Huni, que na época jogava na gigante europeia Fnatic.
Além da Riven, Orianna também recebeu um buff, tendo o tempo de recarga e o custo de mana de sua skill ultimate diminuídos. Orianna também teve seu momento de brilho nas mãos do xPeke, mid laner da europeia Origen, que, utilizando sua skill ultimate em um momento certo, acabou ganhando a luta para sua equipe e consequentemente o jogo.
Se por um lado houveram muitos buffs, os nerf ocorridos em certos casos foram pesados. Rek’sai teve o tempo de carregar de duas habilidades, E e R, bastante aumentados. Gragas teve o tempo de recarga de seu E aumentado e o tempo de animação de sua ultimate drasticamente alterado, impactando muito o jogo do personagem. Ashe, Sivir, Jhin e Annie também foram nerfados.Entretanto, o nerf mais pesado, de longe, foi no Gangplank.
Gangplank é um hypercarry que pode causar danos absurdos com todo seu kit de habilidades. Como todo hypercarry, seu começo de jogo deve ser fraco e vulnerável, mas isso não era o caso do nosso amigo GP. Gangplank tinha uma lane muito segura e conseguia jogar tranquilamente contra praticamente tudo no top, mas, entretanto, era fácil também vence-lo, pois qualquer coisa que pule no GP (ou, dar all in nele) conseguia ganhar, como a já citada Riven, Gnar, Renekton, entre outros.
Mesmo assim, houve a necessidade de nerfs pois era muito fácil ficar seguro na lane apenas farmando e esperando seus picos de poder chegar. Com o nerf, sua vida base foi diminuída em 40 (580 para 540), o custo de mana do seu W foi aumentado em todos os levels e seu ultimate (um trunfo do personagem, pois além de ter um grande impacto em utilidade é uma skill global que pode ganhar lutas) teve seu tempo de recarga aumentado e seu dano reduzido em todos os níveis.
Mesmo assim, houve a necessidade de nerfs pois era muito fácil ficar seguro na lane apenas farmando e esperando seus picos de poder chegar. Com o nerf, sua vida base foi diminuída em 40 (580 para 540), o custo de mana do seu W foi aumentado em todos os levels e seu ultimate (um trunfo do personagem, pois além de ter um grande impacto em utilidade é uma skill global que pode ganhar lutas) teve seu tempo de recarga aumentado e seu dano reduzido em todos os níveis.
Independente dos personagens utilizados, o campeonato mundial sempre é um grande espetáculo com um nível de jogo extremamente elevado. A variedade com certeza será alta e personagens que criam jogadas estarão presentes novamente em maior peso, sendo assim, um grande espetáculo está por vir! O Mundial irá começar dia 29 de setembro em São Francisco e acaba 29 de outubro em Los Angeles.
Segue, abaixo, todas as alterações desse patch :
Campeão
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Situação
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Descrição
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Alteração
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Corki
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Buffado
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Corki não precisará se preocupar ao atacar
sentinelas enquanto estiver com o pacote.
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Passiva – Munição Hextec.
Atacar sentinelas não retira a velocidade
fora de combate bônus do pacote.
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Diana
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Buffado
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Será mais fácil puxar os inimigos pelo
range maior da habilidade.
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E – Colapso Minguante. Sua distância
aumentou de 150 para 225.
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Draven
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Buffado
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Sua ultimate gasta menos e volta mais
rápido.
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R – Reta da morte. Custo de mana de 120
para 100 e tempo de recarga de 110/100/90 para 100/90/80.
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Evelynn
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Buffado
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Sua ultimate retornará mais rápido.
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R – Abraço da agonia.
Tempo de recarga de 150/120/90 para 120/100/80. |
Ezreal
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Buffado
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Ganhará mais velocidade de ataque no
mid-late game.
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Passiva. Velocidade de ataque por acúmulo
mudou de 10% em todos os níveis para 10/12/14% e a velocidade de ataque
máxima aumentou de 50% em todos os níveis para 50/60/70%(níveis 1,7,13)
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Jayce
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Buffado
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Seu jogo foi buffado com o dano a mais.
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Custo de mana de seu E – Golpe trovejante
agora é 40 em todos os níveis. O multiplicador de ataque energizado de seu R - Transformar: Martelo de Mercúrio passou de
0.4 de ap para 0.4 de ad.
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Jinx
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Buffado
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Seu lv 6 fica mais forte com o buff em seu
ultimate.
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Multiplicador mínimo e máximo da ultimate
foi alterado. De 0.1 para 0.15 e 1.0 para 1.5 de AD adicional,
respectivamente.
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Kennen
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Buffado
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O projétil do ataque básico está mais
veloz, mas o projétil de seu W mais lento.
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Velocidade de projétil do ataque básico de
1600 para 1700. Velocidade de projétil de ataque energizado (W) de 1800 para
1700.
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Malphite
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Buffado
|
Suas trocas ficam mais constantes e mais
fortes graças ao buff em seu W.
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W -
Golpes Brutais. Tempo de recarga diminuído para 12 de 14. A armadura
adicional de 10/15/20/25/30 para 15/20/25/30/35. Multiplicador de dano ativo
de 0,1 de armor adicional para 0,15.
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Morgana
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Buffado
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O escudo poderá ser usado de uma distância
um pouco maior.
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E – Escudo negro.
Alcance de conjuração de 750 para 800. |
Orianna
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Buffado
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Sua ultimate custa menos e volta mais
rápido.
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R – Comando: Onda de choque. Custo de mana
de 100/125/150 para 100 em todos os níveis e o tempo de recarga de 120/105/90
para 110/95/80.
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Poppy
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Buffado
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Ganha mais mobilidade e mais resistência.
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Velocidade de movimento base de 340 para
345. W – Presença inabalável teve seu bônus de resistência passiva de 12% para
15% de armadura e resistência mágica adicionais.
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Riven
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Buffado
|
Sua ultimate dará mais dano mínimo e
máximo.
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R – Lâmina do Exílio
Dano mínimo de 80/120/160 para 100/150/200.
Dano máximo de 240/360/480 para 300/450/600
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Ryze
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Buffado
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Sua ult lv 1 agora tem mais alcance,
podendo fazer mais jogadas.
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R – Portal dos Reinos
Alcance de 1500/3000 para 1750/3000.
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Thresh
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Buffado
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A utilização da caixa será mais constante.
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R – A caixa.
Tempo de recarga de 150/140/130 para
140/120/110.
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Trundle
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Buffado
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Seu pilar será mais constante no começo do
jogo mas menos no final.
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E – Pilar de gelo.
Tempo de recarga de 23/20/17/14/11 segundos
para 22/20/18/16/14.
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Vayne
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Buffado
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Suas trocas estão fortalecidas já pela
constante utilização do Q.
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Q – Rolamento.
Multiplicador 0,3/0,35/0,4/0,45/0,5 de Dano
de Ataque total para 0,3/0,4/0,5/0,6/0,7.
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Veigar
|
Buffado
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Abater ou dar assistência será mais priorizado.
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Passiva – Poder da maldade extrema.
Stacks bônus de 3 de Poder de Habilidade em
abates ou assistências para 5 de Poder de Habilidade.
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Vi
|
Buffado
|
O personagem em si está bem mais forte com
tantos buffs de uma vez.
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Passiva – Blindagem.
Tempo de recarga de 18-8 segundos para 16-8 segundos (nos níveis 1-18).
Q – Quebra-Cofres
Tempo de recarga de 18/15,5/13/10,5/8 para
16/14/12/10/8 segundos.
E – Força excessiva
Ao passar do primeiro nível, Vi imediatamente ganha duas cargas de Força Excessiva. |
Annie
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Nerfada
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Será possível escapar do tibbers mais
facilmente.
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R – Tibbers. Depois da morte de annie, seus
status diminuem 20% mais rápido.
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Ashe
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Nerfada
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Suas trocas foram levemente enfraquecidas.
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Q – Concentração.
Duração de 5 para 4 segundos.
R – Flecha de Cristal Encantada.
Dano de 250/425/600 para 200/400/600. |
Gangplank
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Nerfada
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Sua lane está muito mais enfraquecida e
vulnerável.
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Vida base de 580 para 540.
W – Remover Escorbuto
Custo de mana de 60/70/80/90/100 para 80/90/100/110/120. R – Barragem de Canhão Tempo de recarga de 160/150/140 para 180/160/140 segundos. Dano de 600/840/1080 para 420/720/1020. |
Gragas
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Nerfada
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Seu combo está mais escapável.
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E – Barrigada
Tempo de recarga de 12 para 16/15/14/13/12
segundos.
R – Barril explosivo Tempo da animação de 0 - 0,58 segundos (com base na distância) para 0,55 segundos. |
Jhin
|
Nerfada
|
Seu W teve o dano reduzido e seu ultimate
também, além de algumas mecânicas removidas.
|
W – Florescer Mortal
Multiplicador de de 0,7 para 0,5 de Dano de Ataque adicional. Dano contra monstros e tropas de 65% para 75%. R – Aclamação
Dano sobre vida perdida de 2% para cada 1%
da vida perdida do alvo para 2,5% para cada 1% da vida perdida do alvo.
Dano mínimo por disparo de 50/125/200 +
0,25 de Dano de Ataque total para 40/100/160 + 0,2 de Dano de Ataque total.
Dano máximo por disparo de 150/375/600 + 0,75 de Dano de Ataque total para 140/350/560 + 0,7 de Dano de Ataque total. Foi removido a mecânica de diminuir o tempo de recarga da aclamação em 10% por tiro não utilizado, mas acrescentado um indicador de alcance máximo da aclamação para os inimigos. |
Rek’Sai
|
Nerfada
|
Seus túneis no começo de jogo estão mais
demorados para voltar. Já sua ultimate, em todos os levels vai demorar mais.
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Tempo de recargar de seu E – Túnel de 20/19,5/19/18,5/18
para 26/24/22/20/18. Sua ultimate de 150/110/70 para 180/140/100
|
Sivir
|
Nerfada
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Seu clear wave e suas trocas estão mais
fracas.
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W – Ricochete.
0,6/0,65/0,7/0,75/0,8 para 0,5/0,55/0,6/0,65/0,7
de AD adicional.
R – Na caçada.
Velocidade de ataque passiva de 40/60/80%
ao usar Ricochete para 30/45/60%.
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Fonte : Notas da Atualização 6.17