Metal Gear Solid V: The Phantom Pain (Multi): Seja o grande chefe das conquistas

Confira como obter todos os troféus/conquistas da mais recente obra de Hideo Kojima.

em 19/11/2015
Já faz algum tempo que  Metal Gear Solid V: The Phantom Pain foi lançado e, provavelmente, muitas pessoas já terminaram e puderam ver a conclusão da saga criada por Hideo Kojima. Mas muitos de nós não se contentam em apenas fechar o jogo. Queremos fazer todos os desafios possíveis, um objetivo a mais do que somente chegar ao final. E um ótimo desafio para você que está empolgado com a aventura de Big Boss, é obter todo os troféus/conquistas de The Phantom Pain.

Dados gerais

▐ Total de conquistas: 43 (42 + o troféu de platina).
▐ Nível de dificuldade: Médio/Difícil, e bem demorado.
▐ Tempo total para obter todos os troféus/conquistas: O tempo vai depender muito do seu desempenho nas missões (e quantas vezes precisará repeti-las) e a facilidade de obter recursos. Mas é seguro dizer que pode levar entre 100 a 150 horas.
▐ Troféus/conquistas perdíveis: Nenhum.
▐ Troféus/conquistas com Glitches ou Bugs: Nenhum.

Diretrizes da missão

Fique ciente que não será um trabalho fácil, e muita dedicação será necessária de sua parte. Muitos objetivos requerem que você termine missões em dificuldades altas ou realize objetivos específicos, saindo da rota principal, o que vai demandar tempo. É difícil dizer quantas vezes você deve terminar o jogo, devido ao seu formato de capítulos, mas é seguro dizer que, via de regra, serão necessárias de duas a três incursões em cada missão.

Em contra partida, a grande maioria dos troféus são interligados, no sentido que você acaba realizando vários objetivos ao mesmo tempo. Por exemplo: ao refazer missões, você terá a chance de pegar mais soldados (e entre eles, os mais habilidosos) e recursos para a Mother Base, fazendo ela crescer tanto em tamanho como em qualidade; Ao mesmo tempo, irá ganhar GMP, que também será usando para ampliar sua base e melhorar seus equipamentos, que vão te ajudar em missões mais difíceis e assim vai.

Outro aspecto positivo é que só existe um troféu que demanda o recurso online. E ainda assim, você consegue faze-lo sozinho.

Por fim, uma ultima dica: no menu de pausa, você pode ver os recordes do jogo, e encontrar várias informações que servem para medir como está seu progresso para algumas conquistas. Números como, o total de GMP obtido, porcentagem de missões feitas, dentre outros dados.

O caminho para Outer Heaven

Para facilitar seu planejamento, dividi os troféus em alguns grupos, de acordo com a facilidade de faze-los dentro do contexto do jogo. Durante sua jornada pela campanha principal, além das conquistas de história, você certamente já terá todos os troféus abaixo quando estiver assistindo os créditos finais.
  • Apprentice/Aprendiz: Cumpra uma missão usando um membro da Unidade de Combate.
  • Undertaken/Cumprido: Complete uma OP PARALELA.
  • Captured/Capturado: Capture um posto avançado ou posto de guarda.
  • Cry Havok/Grito de Terror: Faça com que o D-Dog fique disponível para mobilização.
  • Speechless/Sem Palavras: Faça com que a Quiet fique disponível para mobilização.
  • Intruder/Intruso: Jogue uma missão de “Infiltração” de Base Externa.
  • Extraction/Extração: Extraia um soldado inimigo com Fulton.
  • Interrogation/Interrogatório: Interrogue um soldado inimigo.
  • To The Rescue/Ao Resgate: Extraia uma prisioneira.
  • Platoon/Pelotão:  Aumente a equipe da Mother Base para 50 pessoas ou mais.
  • Batalion/Batalhão: Aumente a equipe da Mother Base para 250 pessoas ou mais.
  • Enhancement/Aprimoramento: Desenvolva 50 ou mais itens desenvolvíveis.
  • Reinforcement/Reforço: Desenvolva 100 ou mais itens desenvolvíveis.
  • Prosperity/Prosperidade: Ganhe um total de 10.000.000 PMB ou mais.
  • Trusty Steed/Corcel de Confiança: Aumente o laço com o D-Horse ao máximo.
  • Man's Best Friend/O Melhor Amigo do Homem: Aumente o laço com o D-Dog ao máximo.
  • War Buddy/Parceiro de Guerra: Aumente o laço com a Quiet ao máximo.
  • Intruder/Intruso: Jogue uma missão de “Infiltração” de Base Externa.
Terminado o jogo, começa o segundo playthrough, onde os objetivos são:
  • Accomplished/Completo: Cumpra todas as missões.
  • Executed/Executado: Conclua as tarefas de todas as missões.
  • Achieved/Conquistado: Cumpra todas as OPS PARALELAS.
  • Elite/Elite: Cumpra todas as missões com uma classificação S.
  • Hero/Herói: Obtenha o codinome "Herói".
Existem as conquistas relacionadas a colecionáveis e melhorias finais. Algumas delas estão "dentro" de conquistas maiores, como Elite e Executado. Outras simplesmente dependem de exploração do mundo aberto.
  • Reminiscene/Lembranças: Obtenha todas as fotos de recordação.
  • Cleared/Remoção: Cumpra todas as OPS PARALELAS “Limpeza de Minas”.
  • Deployment/Expedição: Cumpra todas as Missões de Expedição “Missão Especial”.
  • Army/Exército: Aumente todas as Equipes/Unidades para o nível 50.
  • Locked and Loaded/Travado e Carregado: Desenvolva 300 ou mais itens desenvolvíveis.
  • Architect/Arquiteto: Construa todas as plataformas para a Mother Base.
  • Conservation/Preservação: Extraia todas as espécies de animais selvagens.
  • Collector/Coletor: Obtenha todos os projetos e itens-chave.
Por fim, os troféus relacionados à arma nuclear. Estes devem ser os últimos que você irá atrás, visto que o processo para obte-los pode atrapalhar outros objetivos, além de demorar 30 horas até ficar pronto.
  • Deterrence/Dissuasão: Desenvolva uma arma nuclear.
  • Disarmament/Desarmamento: Desarme uma arma nuclear.
Vamos a lista, lembrando que, como você pode imaginar, podem haver alguns spoilers leves no conteúdo abaixo.

Hora de colocar as mãos na massa!

Campanha Principal

Os seguintes objetivos estão relacionados à história do jogo, e você irá acabar pegando eles conforme avança na campanha:
Awakening/Despertar: Cumpra a missão "PRÓLOGO: DESPERTAR".
Phantom Limb/Membros Fantasmas: Cumpra a missão "MEMBROS FANTASMAS".
Beekeeper/Apicultor: Cumpra a missão "ONDE AS ABELHAS DORMEM?".
Gears Turn/As Engrenagens Giram: Cumpra a missão "INFERNAL".
Caravan/Caravana: Cumpra a missão "CARAVANA DOS TRAIDORES".
Voices/Vozes: Cumpra a missão "VOZES".
Immortal/Imortal: Cumpra a missão "ARCHAEA METÁLICA".
Skull/Caveira: Cumpra a missão "SAHELANTHROPUS".
Disappearance/Desaparecimento: Cumpra a missão "UMA SAÍDA SILENCIOSA".
Truth/Verdade: Cumpra a missão "VERDADE: O HOMEM QUE VENDEU O MUNDO".

Missões

Passada as conquistas de história, temos os troféus relacionados à realização de missões. Correr atrás de todos os objetivos vai levar tempo, dependendo do seu desempenho. O bom é que junto com a corrida para essas conquistas, você pode conciliar com a busca por outros troféus.
Apprentice/Aprendiz: Cumpra uma missão usando um membro da Unidade de Combate.
Ao longo do jogo você irá recrutar soldados com o Fulton, e outros entrarão de forma voluntária na Mother Base. Os soldados que fazem parte Unidade de Combate podem ser selecionados como personagens jogáveis. Escolha qualquer um desses soldados para completar qualquer missão principal. Você faz isso na tela de preparação (onde você escolhe as armas, veículos, etc). Terminou a missão com qualquer um que não seja Big Boss ou seu avatar, ganha a conquista.
Accomplished/Completo: Cumpra todas as missões.
Ao todo são 50 missões principais. Simplesmente termine todas elas. Você acaba ganhado de graça, na busca pelos próximos dois troféus. 
Executed/Executado: Conclua as tarefas de todas as missões.
Todas as missões principais tem tarefas a serem cumpridas. Algumas fazem parte do objetivo da missão, mas outras são secundárias, podendo ou não serem feitas. Geralmente cada missão tem de 4 a 8 tarefas.

Inicialmente você não pode ver quais são essas tarefas, pois elas só ficam visíveis no menu após a missão ter sido finalizada uma vez. Isso já vai exigir que você jogue todas as missões pelo menos duas vezes. Ainda assim se você completar algum objetivo secundário “sem querer” na sua primeira tentativa, ele já entra para a conta.

Outro detalhe importante é que não é necessário fazer todas as tarefas de uma só vez. Você pode cumprir os objetivos em várias tentativas. Contudo, o progresso só é salvo ao acabar a missão/passar por um checkpoint. Se morrer antes disso, vai ter que fazer de novo.

Tenha em mente também que muitas das tarefas ficam mais fáceis com equipamentos obtidos mais para frente no jogo, como traje stealth e o Fulton Buraco de Minhoca. 
Elite/Elite: Cumpra todas as missões com uma classificação S.
Ao completar uma missão, você receberá uma pontuação, de acordo com suas ações. Pra todas elas, o requerimento para pegar rank S é o mesmo: 130.000 pontos. Tempo influencia bastante, então seja rápido. Ser descoberto por inimigos pode abaixar um pouco a pontuação, mas não influência tanto assim (embora lidar com soldados possa consumir mais do seu tempo).

Em resumo: sua prioridade é fazer tudo o mais rápido possível, nem que você tenha que explodir algumas coisas no caminho. O ideal é ser furtivo e rápido, mas se acontecer algum problema, foque em acabar com tudo rapidamente.

Fique atento pois existem alguns itens que inibem o rank S, como o bombardeio de helicóptero e upgrades do traje da Cobra Unit. São poucos itens que limitam o rank, mas melhor prevenir do que remediar. Essa informação sempre vem na descrição dos itens.

Só o Big Boss para ter rank S em tudo....
Undertaken/Cumprido: Complete uma OP PARALELA.
Esse é fácil, apenas complete uma operação paralela e o troféu é seu. O próprio jogo já vai te obrigar a fazer algumas bem no começo. Ganho na maior tranquilidade. 
Cleared/Remoção: Cumpra todas as OPS PARALELAS “Limpeza de Minas”.
Dentre os diversos objetivos das operações paralelas, um conjunto delas é o de limpar campos minados. Ao todo são dez operações de limpeza de minas. Complete esse conjunto de missões para obter a conquista. O D-Dog ajuda muito nessas investidas, pois ele rapidamente identifica as minas no seu mapa.

Durante a remoção, você pode tanto desativa-las manualmente ou usar alguma arma para explodi-las. Ou qualquer outro meio que achar melhor.
Achieved/Conquistado: Cumpra todas as OPS PARALELAS.
Ao todo são 157 missões paralelas. Leva um tempo, mas essas missões não tem objetivos secundários, nem classificações, o que deixa as coisas mais simples. Termine tudo e conquista no bolso.

Só lembrando que o jogo não dará todas as 157 operações de uma vez. Elas vão aparecendo conforme sua progressão na campanha e a medida que você vai fazendo as operações já disponíveis. 
Captured/Capturado: Capture um posto avançado ou posto de guarda.
Apesar do nome poder passar uma impressão de dificuldade, é bem provável você conseguir essa conquista ainda no começo da campanha. Repare no mapa que existem diversas bases inimigas marcadas com números. Vá a até qualquer uma delas e elimine/extraia todos os oponentes. Ao eliminar o último inimigo, o iDroid te avisa que a base foi capturada.

Recomendo fazer isso em postos menores, que geralmente tem três ou quatro soldados, mas se quiser fazer naquela base com 300 soldados e 50 tanques, vá em frente. 
Deployment/Expedição: Cumpra todas as Missões de Expedição “Missão Especial”.
Após determinado ponto do jogo, você poderá mandar seus soldados em missões de expedição. A lista dessa missões é bem extensa (e é uma fonte descente de recursos), mas não se preocupe, não é preciso fazer todas elas. Só é necessário realizar algumas missões chaves. Elas são marcadas em amarelo, e sempre estão no topo da lista.

Essas operações em específico vão demandar seus melhores soldados (A+ para cima, para ter boas chances de sucesso), e várias vão pedir algum tipo de veículo (jipes, caminhões ou tanques) — que você vai ter que extrair com Fulton pelo mundo aberto, caso não os possua. 
Intruder/Intruso: Jogue uma missão de “Infiltração” de Base Externa.
Após a missão 22, você poderá criar bases externas, as famosas FOBs. Da mesma forma, poderá invadir bases de outros jogadores. Invada uma base e o troféu vai pipocar assim que a missão começar, não sendo necessário nem terminar a invasão. É o único troféu que exige que você esteja on-line.

O ciclo sem fim

Companheiros

A próxima série é relativa aos parceiros que Big Boss terá durante o jogo. São todos troféus fáceis, que você deve pegar antes mesmo de ver o final da campanha.
Cry Havok/Grito de Terror: Faça com que o D-Dog fique disponível para mobilização.
D-Dog geralmente aparece bem no começo do jogo. Fique atento para sons de latido. No meu caso, eu o achei assim que desci do helicóptero na missão 4. Encontre ele, ainda filhote, e o mande de volta para Mother Base com o Fulton.

Depois disso, faça algumas visitas à sua base e você verá algumas cutscenes com o cachorro, enquanto Ocelot o treina. Eventualmente ele vai estar pronto para te acompanhar pelo mundo.
Caso você não o encontre. repita a missão 04 que o pequeno canino deverá estar lá para ser resgatado e receber todo seu amor e carinho. 
Speechless/Sem Palavras: Faça com que a Quiet fique disponível para mobilização.
O primeiro encontro com a Quiet é no capítulo 11. Após essa missão, a moça ficará presa na Mother Base. Continue o jogo normalmente e, eventualmente, ela vai começa a te acompanhar. Assim que isso acontecer, você ganha a conquista.

Detalhe: ao final do capítulo você pode ter escolhido o “final ruim”. Se fez isso, basta repetir a missão.
 Trusty Steed/Corcel de Confiança: Aumente o laço com o D-Horse ao máximo.
D-Horse é seu primeiro ajudante de batalha e você vai passar um bom tempo só com ele. Apenas o use normalmente, que naturalmente seu vínculo com o cavalo irá subir. Faça isso até chegar no máximo. 
Man's Best Friend/O Melhor Amigo do Homem: Aumente o laço com o D-Dog ao máximo.
Mesmo procedimento do D-Horse. Use D-Dog nas suas aventuras até conseguir 100% com ele. 
War Buddy/Parceiro de Guerra: Aumente o laço com a Quiet ao máximo.
Adivinhe só? Mesma coisa que os anteriores. Fique de olho apenas que, para qualquer um dos três, o vínculo pode cair caso seu parceiro seja ferido em batalha. Mas o medidor é facilmente recuperável, a menos que você seja um psicopata com eles.

Bom tomar nota que com a Quiet, ficar 100% com ela abre caminho para a missão 45, missão essa onde você perde ela no seu jogo. Embora, após o patch 1.06 exista um meio de recrutá-la novamente, talvez você queira deixar essa conquista como uma das últimas, para contar com a ajuda da atiradora por mais tempo.

Vai Pé-de-Pano

Diamond Dogs/Mother Base

Os objetivos dos troféus a seguir são a evolução/criação de itens além da ampliação da própria Mother Base, com a expansão das unidades e recrutamento de mais soldados. Mais trabalhoso do que difícil, você avançara bastante nessas conquistas ao mesmo tempo que faz as relativas às missões, comentadas lá no começo. 
Extraction/Extração: Extraia um soldado inimigo com Fulton.
Use o Fulton em um soldado. Ganhe um recruta para a Mother Base e um troféu para sua lista. 
Interrogation/Interrogatório: Interrogue um soldado inimigo.
Basta render um soldado ou então imobiliza-lo usando CQC. Ao ter o inimigo sob seu controle, você terá a chance de interrogá-lo. Faça uma vez para ter a conquista. 
To The Rescue/Ao Resgate: Extraia uma prisioneira.
Embora não muito comuns, você encontrará algumas mulheres como prisioneiras durante o jogo. Seguindo a campanha principal, você acha uma na missão 24. A operação paralela 30 também tem como objetivo resgatar uma prisioneira. Mande ela para a Mother Base e pronto, conquista feita. Vale dizer que soldados mulheres que entrem na sua base como voluntárias não contam para o troféu. 
Platoon/Pelotão:  Aumente a equipe da Mother Base para 50 pessoas ou mais.
Consiga 50 soldados para os Diamond Dogs. Se você tiver por habito extrair inimigos, consegue esse rapidinho. Para esse troféu e os próximos dois, voluntários entram para conta também. 
Batalion/Batalhão: Aumente a equipe da Mother Base para 250 pessoas ou mais.
Evolução da conquista anterior. Leva um pouco mais de tempo pois você deverá expandir a base para abrir mais vagas, mas você deve chegar a isso antes do final do jogo. 
Army/Exército: Aumente todas as Equipes/Unidades para o nível 50.
Você já deve ter notado que a Mother Base é dividida em diferentes repartições: Desenvolvimento de equipamentos, Inteligencia, Apoio Tático, Médica, etc. O nível delas é determinado pelo nível dos soldados que fazem parte das respectivas areas. Então a ideia aqui é ter a maior quantidade de pessoas com o maior rank possível. No começo do jogo, recrute quem estiver pela frente, pois você precisa de números para evoluir as coisas básicas mas, conforme for progredindo, comece a dar prioridade a soldados mais  habilidosos, nível A ou superior, ou que tenham alguma habilidade especial.

Detalhe importante: O time de segurança conta para esse troféu a partir do momento que você cria uma FOB e fica online.

É um prazer servi-lo Boss!
Enhancement/Aprimoramento: Desenvolva 50 ou mais itens desenvolvíveis.
Um dos recursos do jogo é criação dos mais diversos itens, de pistolas até lança-foguetes, além de outros equipamentos de suporte. Apenas vá criando itens conforme sua necessidade/desejo. 
Reinforcement/Reforço: Desenvolva 100 ou mais itens desenvolvíveis.
Extensão da conquista anterior. Se você manter uma frequência razoável, pega a conquista antes do fim do jogo. 
Locked and Loaded/Travado e Carregado: Desenvolva 300 ou mais itens desenvolvíveis.
Chegar nos 300 itens demandará um pouco mais de esforço. O principal impeditivo aqui é ter os GMPs necessários para o desenvolvimento dos projetos. Algo que pode ajudar aqui é a repetição de missões que você vai ter que fazer para os troféus “Executado” e “Elite” que vão permitir um “farm” de dinheiro. Outra boa dica é sempre mandar seus soldados para missões de expedição, para garantir mais dinheiro.
Architect/Arquiteto: Construa todas as plataformas para a Mother Base.
Essa conquista caminha de mãos dadas com o processo para obter o troféu “Exército”, visto que você vai precisar ampliar sua Mother Base ao máximo para ter espaço para mais soldados.

Um requisito importante aqui são os recursos como combustível, metais, etc. Na minha campanha, geralmente o que me faltava era combustível, então pegue o máximo que puder durante suas missões. Além disso, sempre aumente o nível da equipe de desenvolvimento, que irá processar os materiais mais rapidamente. 
Deterrence/Dissuasão: Desenvolva uma arma nuclear.
Após completar a missão 31, você poderá criar armas nucleares para sua Mother Base, carinhosamente chamadas aqui de nukes. A função dos nukes é basicamente “proteger” sua base, pois com uma arma nuclear, você só pode ser invadido por outros jogadores com nukes ou que possuam o nível de heroísmo no máximo (falaremos de heroísmo mais tarde).

Criar um nuke, contudo, não será fácil. Para construir um você irá precisar de 750.000 GMP, 75 mil pontos de combustível e 50 mil pontos de metal secundário. Agora um detalhe importante: após o patch 1.04, é necessário que esses recursos sejam ganhos online, através de invasões a FOBs. Contudo você ainda pode ficar offline e usar os materiais de sua base principal.

Reunidos todos os materiais, o processo de criação de uma arma nuclear dura 30 horas em tempo real dentro do jogo (a opção fica no menu Mother Base>Recursos). Em outras palavras, você vai precisar passar 30 horas jogando para finalizar o processo.

Recomendo fortemente que você fique de olho na criação da bomba, principalmente no momento que a arma for finalizada. Isso porque o próximo troféu fica bem mais fácil caso sua arma nuclear não esteja ameaçada.

Por fim, quando o nuke ficar pronto, você perderá 50 mil pontos de heroísmo. Isso pode atrapalhar na conquista do troféu “Herói”, então recomendo deixar esse como um dos últimos a se fazer.
Disarmament/Desarmamento: Desarme uma arma nuclear.
O mundo seria um lugar melhor sem armas nucleares, certo? Então esse é o objetivo. Se desfazer de uma arma nuclear.

Você pode tentar invadir a base de algum outro jogador e destruir a arma dele, mas é um risco. Você pode falhar na missão e, nesse meio tempo, alguém pode fazer isso com a SUA arma, o que vai te obrigar a passar por todo o processo de criação de novo. Claro que se você tiver o status (e o troféu) "Herói", pode fazer essa invasões sem possuir uma arma nuclear, e não vai ter essa preocupação.

De toda forma, fica ao seu critério. O método mais fácil é se desfazer da sua própria arma no momento em que ela é criada (e você vai ter que criar o nuke de um jeito ou de outro). Basta ir até o mesmo menu onde de criação e destrui-la, ao custo de 100 mil GMP.
Prosperity/Prosperidade: Ganhe um total de 10.000.000 PMB ou mais.
Para compensar o esforço dos dois últimos, esse aqui é um troféu bem suave. Você não precisa juntar a quantia toda de uma vez, mas apenas atingir essa soma de GMP adquirido. No menu de pause, na parte de recordes, você pode ver quanto GMP já acumulou no jogo.

"Mãe, to no Metal Gear!!"

Colecionáveis

Finalizado, temos troféus que contemplam alguns colecionáveis espalhados pelo jogo. 
Conservation/Preservação: Extraia todas as espécies de animais selvagens.
Logo nas primeiras horas de jogo Kaz vai te passar o pedido de uma ONG, para que você resgata animais da zona de guerra. Não estamos falando de Pokemon, mas é hora de pegar todos eles.
    • Existe um item que pode ser desenvolvido, Jaula de Captura, para capturar animais menores. Evolua ela sempre que possível, e sempre deixe jaulas espalhadas por áreas diferentes, para pegar espécies diferentes. As jaulas funcionam sozinhas, mas cada animal pego terá um custo de envio.
    • No menu onde mostram os animais, aqueles que tem nome, mas estão sem fotos são bichos pelos quais você passou perto, mas não o capturou. Os que tem foto já estão no zoo da Mother Base. Nesse mesmo menu você pode ver a raridade do animal e em qual mapa ele fica.
    • Cuidado com ursos. Sempre. 
Collector/Coletor: Obtenha todos os projetos e itens-chave.
Esse troféu pode assustar um pouco no começo, dada a grande quantidade de itens para pegar, mas não tema. Vamos falar primeiro dos projetos

Ao todo são 27 projetos. Grande parte deles podem ser pego durante missões ou andando pelo mundo aberto. O ideal para encontrá-los é interrogar soldados nas bases, até algum te passar a localização, que ficará marcada no seu mapa. Alguns pouco são “obrigatórios”, pegos em OPS PARALELAS ou Recompensas de Missões de Expedição.

O ideal é evoluir esse troféu enquanto se dedica à repetição de missões para outras conquistas. Veja a lista:
    • GEIST P3: Complete a missão de expedição 'Break Through the Blockage Force'.
    • WU S333: Complete a missão de expedição 'Restore the DMZ'.
    • URAGAN-5: Localizado em uma construção próxima a Bampeve Plantation na missão 18.
    • ZORN-KP: Complete a missão de expedição 'Defend the pipeline'.
    • RIOT SMG: Obtida na Operação Paralela 05.
    • ZE'EV: Complete a missão de expedição 'Search and Destroy Remaining Forces'.
    • MACHT 37: Obtido como uma tarefa secundária das missões 21 e 47; Destrua o helicóptero e vá até os destroços pegar o projeto.
    • UN-ARC: Localizado em Wakh Sind Barracks na missão 05.
    • G44: Localizado em uma tenda na parte leste de Ditadi Abandoned Village na missão 15.
    • KABARGA-83: Localizada dentro de uma construção à nordeste do Campo de Óleo na missão 13.
    • BULLHORN SG: Complete a missão de expedição 'Prevent the Coup d'etat'.
    • ISANDO RGL-220: Localizado em uma casa amarela próxima ao posto 16, na fronteira entre Angola e Zaire.
    • HAIL MGR-4: Complete a missão de expedição 'Destroy the Uranium Centrifuges'.
    • BAMBETOV SV: Localizado em um bunker no extremo leste do Afeganistão, próximo ao Central Base Camp, na missão 12. Detalhe: se o alarme disparar, a porta do bunker será fechada, impossibilitando a entrada no lugar.
    • AM MRS-71: Complete a missão de expedição 'Destroy the New Fighter Aircraft'.
    • BRENNAN LRS-46: Localizado na livraria da casa na missão 28.
    • UN-AAM: Localizado atrás em uma mesa atrás das escadas no terminal principal do Aeroporto de Nova Braga na missão 21.
    • LPG-61: Complete a missão de expedição 'Recapture the Port Facilities'.
    • FB MR R-LAUNCHER: Complete the dispatch mission 'Liberate the tanker'.
    • PB SHIELD: Localizado em Ghwandai Town ou Wialo Village na missão 07.
    • STUN GRENADE: Localizado em uma cabana em Kiziba Camp na missão 14.
    • STUN ARM: Obtido na Operação Paralela 06.
    • FLAMETHROWER: Obtida como uma das tarefas opcionais da missão 41. Destrua o helicóptero e vá até os destroços pegar o projeto.
    • IR-SENSOR: Obtido na Operação Paralela 07.
    • ANTITHEFT DEVICE: Obtido na Operação Paralela 08.
Resolvido os projetos, vamos aos itens-chave. Tecnicamente você não “pega” nenhum deles, pois cada item é ganho após algum feito ser concluído durante o jogo. A maior parte deles são relacionados à história, não tem como perder. Dos outros, os dois únicos que vão te exigir foco direto são os das caixas de viagem. Os outros você vai acabar ganhando na busca de outros troféus como, por exemplo, terminar todas as missões com no rank S.
    • Recompensa das crianças: Recebido ao completar a missão 18.
    • Manual de Primeiros socorros: Encontrado em Masa Village (Africa) após completar a missão 18.
    • Certificado de Mestre (Marcação): Marque 500 alvos com os binóculos — soldados, prisioneiros, animais, qualquer coisa vale.
    • Certificado de Mestre (Caixa): Em bases maiores talvez você tenha notado que existe uma pequena plataforma laranja perto de alguma entrada. Aquilo é um dispositivo de coleta de cargas e, para Big Boss, serve como um método de fast-travel. Para poder viajar por ele, você deve pegar o roteiro de entrega na plaquinha de frente à base laranja. A cada roteiro obtido, você abre um ponto de viagem. Para obter esse certificado pegue todos de pelo menos um dos grandes mapas: Afeganistão ou África.
    • Certificado de Grande Mestre (Caixa): Mesma coisa do anterior, mas você deve pegar todos os roteiros dos dois mapas.
    • Certificado de Mestre (Fulton): Extraia 500 alvos com o Fulton.
    • Certificado de Grande Mestre (Fulton): Extraia 1000 alvos com o Fulton.
    • Concha: Complete a Operação Paralela 113. O item destrava após terminar a missão 26.
    • Machete dos Caveiras: Complete a missão 29.
    • Lembranças de Strangelove: Complete a Operação Paralela 143.
    • Homem em Chamas (Cadáver): Complete a Operação Paralela 144.
    • Handkerchief: Complete a missão 40.
    • Notas de pesquisa de Emmerich: Ganho após uma determinada cutscene que ocorre na segunda parte do jogo. Faz parte da história.
    • Relatório dos exames da Quiet: Ganho após uma determinada cutscene que ocorre na segunda parte do jogo. Faz parte da história.
    • O codinome: Big Boss: Complete a missão 46.
    • Certificado de Mestre (Regular): Complete todas as missões de dificuldade padrão.
    • Certificado de Grande Mestre (Regular): Complete todas as missões de dificuldade padrão com rank S.
    • Certificado de Mestre (Elite): Complete todas as missões de dificuldade Extreme, Total Stealth e Subsistence.
    • Certificado de Grande Mestre (Elite): Complete todas as missões de dificuldade Extremo, Furtividade Total e Subsistência com rank S.
    • Estrela de Belém: Complete a missão 46. 
Reminiscene/Lembranças: Obtenha todas as fotos de recordação.
Existe uma operação paralela chamada “Resgate de Sobrevivente da M.B. 01”, que aparece bem no começo do jogo. O objetivo dela, como o título denuncia, é resgatar um soldado que sobreviveu ao ataque ocorrido no final de Ground Zeroes.

Concluindo esse objetivo, você receberá uma foto. Para dar sequencia a essa série de missões, você deve levar essa foto para um certo personagem, que está localizado na area 01 da Unidade Médica da sua base. Procure por uma porta no prédio central com uma luz em cima, próximo à missão de tiro.

Vendo a cutscene e entregando essa primeira foto, você terá que pegar outras 10 fotos. Nove delas são de operações paralelas enquanto a ultima está presa na parede, perto da porta da sala onde está o personagem X.

A cada foto que você entregar para esse NPC, ocorrerá um pequeno diálogo. Mas para o troféu em si, basta pegar as fotos.

Para realizar as missões, a sniper de tranquilizantes é, de longe, a melhor opção. Um tiro na cabeça e tudo resolvido.
Hero/Herói: Obtenha o codinome "Herói".
Existem dois requisitos para obter esse troféus. Um deles é ter terminado a missão 31 (trivial).  Outro é alcançar a marca de 150.000 pontos de heroísmo para se tornar “O” herói.

Dentro do mundo aberto, você ganha pontos ao usar o Fulton em soldados, prisioneiros, animais, máquinas e o que mais aparecer pela frente. Então, use seu balão direto para subir sua pontuação. A repetição de missões, que você deve fazer para pegar outros troféus, vão ajudar muito em acumular heroísmo. Invasões a FOBs também contam, bem como missões de expedição bem sucedidas.

Como mencionado acima, procure fazer esse troféu antes de se dedicar à construção da sua arma nuclear, pois a conclusão dela faz você perder 50 mil pontos de heroísmo.

Se tornar herói te permite invadir bases de jogadores que tenham armas nucleares sem que você mesmo tenha uma. Também fará com que soldados com nível A e superior apareçam com mais frequencia no jogo.
Legend/Lenda: Obtenha todos os troféus.
Auto-explicativo. Lembrando que só vale para as versões PS3 e PS4, já que o Xbox One e X360 não possuem conquistas do tipo.



Formado em Game Design, desistente da Matemática Aplicada e atualmente cursando Jornalismo. Ainda aguardo o retorno triufal da Sega, fã de Metal Gear, Dark Souls e várias coisas vindas lá do Japão.
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