No primeiro jogo de Super Nintendo com suporte para quatro jogadores o diabólico Dr. Mook tem uma fábrica de robôs de combate e planeja dominar a Cidade Diamante. Uma das suas invenções é um BomberMan falso criado para raptar o BomberMan original.
Quando descobre o plano de Dr. Mook, Black BomberMan vai atrás da cópia para eliminá-lo. Depois da luta, Black BomberMan é derrotado, mas mesmo assim reúne forças para escapar e avisar BomberMan do plano maligno. Agora os dois heróis têm que varrer o mapa dos robôs do Dr. Mook para proteger a cidade Diamante.
A jogabilidade é clássica de BomberMan: um grid com obstáculos para você se proteger quando planta uma bomba e power-ups de invencibilidade, poder de fogo, rapidez etc... Para passar pelas fases você tem que explodir os blocos até liberar uma porta. Algumas delas focam mais em puzzles e outras em derrotar inimigos. Mas o que torna o jogo mais divertido é o viciante multiplayer em quatro jogadores, com 12 fases independentes do modo história (que ficava até em segundo plano).
Além disso, as músicas são bem grudentas e animadas. Muitas delas são remixes do primeiro Bomberman (TurboGrafx-16), mas isso não tira seu valor. A do mundo quatro em especial é bem up-beat e cria muito mais clima de aventura que as demais. O interessante é que esse como vários outros temas do jogo são temas curtos, mas nem por isso deixam o jogo repetitivo, de tão alegres que são, e por isso ele merece uma homenagem aqui no Blast Track.
Agradecimentos:
Alexandre Machado Cittolin