Em Miitomo, o usuário construirá seus próprios Miis, que são os avatares utilizados nas plataformas da Nintendo desde o Wii, que se comunicação com os Miis de outras pessoas sem que o usuário saiba. A comunicação será restrita a pessoas já cadastradas e confirmadas como amigos, assim o compartilhamento das informações acontecerá de forma confortável e segura. Segundo Kimishima, isso ajudará pessoas que hesitam em falar sobre eles mesmos, e também revelará aspectos que os usuários não conheciam sobre seus amigos. O executivo Shinya Takahashi disse que a Nintendo encontrará maneiras de encorajar as pessoas a falarem sobre elas mesmas.
Kimishima esclarece que o objetivo dos aplicativos para dispositivos móveis é aumentar o valor de suas propriedades intelectuais, o que deverá aumentar as vendas tanto de software quanto de hardware. Shigeru Miyamoto, gerente sênior e criador de várias franquias famosas, diz que a DeNA cuidará da parte operacional dos jogos para smartphones, enquanto a Nintendo manterá o foco em levar as pessoas aos seus hardwares.
Miitomo seria lançado ainda em 2015, mas foi adiado para março de 2016. O motivo seria que a Nintendo precisa de mais tempo para explicar e promover o aplicativo. A empresa está ocupada promovendo outros títulos no momento, e Miimoto receberá marketing depois dos feriados de fim de ano.
Fonte: Nintendo Everything