Energy Hook (PC), desenvolvido e distribuído pela Happion Labs e lançado no Steam em 13 de agosto de 2015, é um projeto de Jamie Fristrom, diretor técnico, designer e criador do sistema de swinging de Spider Man 2 (Multi).
Criado como um projeto no Kickstater, Energy Hook conseguiu arrecadar mais de 40 mil dólares e recebeu sinal verde da comunidade no Steam Greenlight. Hoje, ele está em beta e com acesso antecipado.
O esporte radical do futuro
O jogo se passa em um futuro afetado pelo aquecimento global, resultando no derretimento das calotas polares, o que leva os seres humanos a desenvolverem tecnologias gravitacionais e de teletransporte para sobreviverem.Seja um sultão do balanço
Na teoria, o jogo consiste em você pegar altitude com o jetpack, lançar o gancho de energia e balançar entre os prédios e plataformas, como o homem-aranha. Simples na teoria, mas difícil na prática. Mesmo com o tutorial inicial dizendo o que fazer e levando-o a conhecer todos os movimentos do jogo, aperfeiçoá-los e dominá-los com maestria levará um tempo. Neste período pode ser que você desista completamente do jogo.
Com muita prática e perseverança você conseguirá pegar as manhas do jogo e pequenos bugs causados pela engine limitada não serão mais problema. O mais chato que pode acontecer é seu personagem ficar travado em algum ponto do mapa, tendo que reiniciar a partida.
Para o alto e avante
Quando se está no ar e lança-se o gancho, são projetadas várias linhas verdes que representam as possibilidades de direção em que o gancho será lançado. Porém, não tem como você especificar aonde exatamente o gancho irá se fixar, sendo totalmente automático, prendendo-se na superfície mais próxima.
O Jetpack tem a função de impulsionar o personagem, ganhando velocidade e altitude. O grande problema é que, às vezes, o impulso é tão grande que, em vez de você alcançar o destino planejado, você pode sair de órbita, então calcule bem seu plano de voo.
A morte não é um problema, pois, ao morrer, você reaparecerá segundos depois em algum lugar seguro (ou não), uma vez que o jogo pode te mandar para algum lugar onde você ficará caindo num ciclo infinito de mortes, sem a oportunidade de se salvar até reiniciar a partida.
Radicalizando nas manobras
Como o ato de usar um gancho de energia para se pendurar por entre prédios e abismos é considerado um esporte radical, é possível realizar algumas manobras enquanto estiver no ar:- Cannon Ball: flexione as pernas junto ao corpo, assemelhando-se a uma bola de canhão em queda livre;
- Swan Dive: dê uma cambalhota estilosa e em seguida dê um mergulho com os braços abertos;
- Leg Grab: segure as pernas para trás numa pose bem estilosa enquanto viaja pelos céus;
- Clean Swing: mostre toda sua maestria em balançar, balançando-se perfeitamente, digno de um homem-aranha;
- Wall Run: corra na parede como um ninja, em qualquer direção, até para cima com a ajuda do impulso do jetpack.
As modalidades de competição são: corrida contra o relógio e estilo livre. As corridas são realizadas em trajetos pré-definidos indicados por grandes aros brilhantes através do mapa. No estilo livre é preciso fazer a maior pontuação através de manobras dentro do tempo estipulado. Executar manobras também recarrega a carga do jetpack.
Um terra abandonada
O jogo possui atualmente sete mapas, sendo o primeiro o responsável pelos tutoriais. Todos os mapas, com exceção do primeiro, começam bloqueados, para liberá-los é preciso completar objetivos, sejam corridas ou estilo livre. Todos os mapas são interligados por teleportes. Só ao serem desbloqueados é que eles poderão ser acessados pelo menu principal.Os mapas são bem diversificados, porém carecem de detalhes. Não existem pessoas, nem animais e nem outros praticantes de Energy Hook, só você e o mundo.
Explore até o fim do mundo e além
Geocaches são esferas verdes espalhadas pelo mapa e servem como objetivos bônus que aguçam a exploração. Aliás, esta ação é necessária para poder localizar os objetivos do mapa, pois não há nenhum sistema de localização e radar a serem consultados, como é de costume na maioria dos jogos.
À medida que você completa objetivos e coleta Geocaches, adquirirá upgrades em seus equipamentos. Estes upgrades melhoram o impulso do jetpack, a altura do salto e o quão longe seu gancho poderá alcançar.
A calmaria DEPOIS da tempestade
Se você sobreviver aos primeiros minutos do jogo e conseguir dominar a arte do balanço, logo vai perceber que os pequenos bugs e mecânica travada são apenas uma tempestade passageira. Energy Hook não é um jogo fácil, é preciso ter perícia e força de vontade para entender a lógica por trás das mecânicas, então finalmente você poderá curtir e explorar todas as possibilidades do game.Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades
Numa conversa com Jamie Fristron em seu canal do Twitch, expus algumas ideias, tais como a customização do personagem e do equipamento. Fristron gostou, mas disse que isso seria assunto para um possível Energy Hook 2, pois com o orçamento que ele conseguiu arrecadar com o Kickstarter não daria para fazer essa implementação.Jamie Fristron |
Energy Hook é um jogo difícil, que exige domínio de seus comandos para que o jogador possa se divertir. É o tipo de game que você pode amar ou odiar. Indicado para quem gosta de desafios e coisas novas, seja para bater todos os recordes ou apenas para ficar brincando de homem-aranha.
Revisão: Luigi Santana