Produtoras independentes brasileiras terão cinco vezes mais espaço na Brasil Game Show 2015

Dedicado à produção nacional de games e com um convidado internacional, o “Pavilhão Indie” é a oportunidade para empreendedores mostrarem seus jogos para um público estimado em 300 mil pessoa.

em 27/09/2015
As produtoras brasileiras de jogos terão grande destaque na edição 2015 da Brasil Game Show (BGS), principal feira de games da América Latina e a segunda maior do mundo em área utilizada. Durante o evento, que acontece entre os dias 8 (para imprensa e negócios) e 12 de outubro, no Expo Center Norte – SP, 36 estandes ocuparão o Pavilhão Indie, em uma área cinco vezes maior do que em 2014. Além dos estúdios brasileiros, haverá também um indie norte-americano convidado, o Data Realms.


Pela primeira vez na BGS, os estúdios participarão da área Indie Meeting, um espaço com plateia onde cada expositor independente terá 45 minutos para apresentar seus projetos e atender o público. Serão cinco palestras por dia com 30 minutos de apresentação, 15 de perguntas e respostas, sob a coordenação de Esteban Clua, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e vice-diretor do Instituto de Computação da UFF. Clua também é um dos fundadores do SBGames (Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital) e foi presidente da Comissão Especial de Jogos da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) entre 2010 e 2014.

Marcelo Tavares, idealizador e CEO da BGS, diz que a feira sempre estimulou a participação dos indies e que a presença tem aumentado ano a ano, acompanhando o crescimento da própria indústria nacional. “Há cada vez mais empresas produzindo jogos no Brasil e é papel da BGS, principal evento do setor no país e no continente, apoiar quem está dando os primeiros passos, principalmente considerando que as produtoras independentes brasileiras evoluíram bastante e muitas não deixam nada a desejar em relação às principais empresas internacionais”, diz Tavares. Segundo ele, a popularização dos dispositivos móveis abriu muitas frentes para a criação de aplicativos e games e, atualmente, também há maior facilidade para desenvolver títulos para os consoles de última geração.

É o caso, por exemplo, da Duaik Entretenimento, que esteve no Pavilhão Indie da BGS em 2014 e retorna em 2015 com o agora já famoso jogo Aritana e a Pena da Harpia, lançado recentemente para XBOX One e que ganhou prêmios no Brasil e reconhecimento internacional, e da Void Studios, que apresentará seu primeiro game comercial, Eternity: The Last Unicorn, disponível em 2016 para PlayStation 4. “Participar de um evento como a BGS é a melhor forma de aparecermos para o público e nos tornarmos conhecidos também para grandes nomes da indústria”, afirma o diretor da Void, Luiz Ricardo.

A expectativa de ter contato com pessoas chave da indústria e com os jogadores também motivou a 2Dverse a participar da BGS e mostrar o mobile game A Treta dos Irmãos Piologo. “Achamos muito importante ter uma relação mais próxima com os nossos clientes e estar na BGS pela primeira vez será uma ótima oportunidade para interagir e conversar com todos”, afirma Wallace Delfino, gerente e programador da desenvolvedora. Mesma situação da Requiém Studios, que faz sua primeira aparição pública na BGS. “A BGS será uma ótima oportunidade de entender o mercado, os nossos consumidores, fazer a nossa apresentação nesse começo de jornada e mostrar Lumen um jogo de plataforma inteiramente feito em 2D”, afirma Alessandro Nascimento, diretor, game designer e roteirista da empresa.

As expectativas positivas têm fundamento: além das produtoras brasileiras independentes, as principais empresas do mundo dos games estarão na BGS 2015, como Activision, Com2us, DxRacer, EA, HyperX, MadCatz, Nvidia, PlayStation, Razer, Rimo, TP-Link, Ubisoft, Xbox e Warner, assim como grandes redes varejistas como Saraiva, Lojas Americanas e Americanas.com. Quanto ao público, são esperadas 300 mil pessoas, 20% a mais do que em 2014.

Confira, abaixo, destaques de outras produtoras brasileiras independentes, além da convidada norte-americana, que estarão no Pavilhão Indie da BGS 2015:

Data Realms – A empresa norte-americana mostrará o game Planetoid Pioneers, criado para PC, Mac e Linux. Um jogo 2D de ação e aventura com um sistema de física apurado. Inspirado por clássicos da década de 1980 como Blaster Master e Exile. Após cair em um planeta e ter sua nave destruída, será necessário reunir recursos para criar meios de transportes para explorar o local. Os jogadores também podem criar níveis por meio de um robusto editor de fases.

Digi Ten Studio – Em 2013, dois jovens mineiros participaram da BGS como visitantes. Voltaram em 2014, dessa vez como fundadores do Digi Ten e expositores, e retornam em 2015 no Pavilhão Indie com Dig a Way, jogo de puzzle/ação para smartphones e tablets que já está disponível para dispositivos com iOS e, na BGS 2015, terá seu lançamento mundial para Android.

DNAe Studios - apresenta Libertatem, jogo de investigação e suspense para PC, inspirado em quadrinhos estilo noir, em que o protagonista, Peter, um detetive particular, investiga o caso do suposto desaparecimento de seu irmão.

Flux Game Studio – Produtora de jogos como Escravo, nem Pensar e V de Vinagre, destaca para a BGS 2015 Futepop, um quiz gratuito de futebol com mais de duas mil perguntas, além de atualizações a cada rodada. O jogador pode desafiar os amigos do Facebook ou alguém da comunidade Futepop. Quem acertar mais perguntas em menos tempo vence.

G2E – Desde 2010, o Grupo de Educação e Entretenimento do curso de design da Universidade Federal de Santa Catarina discute e projeta opções de entretenimento com foco educativo e, ou, comercial, por meio de games, animações, entre outros. Na BGS, apresenta The Rotfather, um jogo para PC de plataforma sidescroll que se passa nos esgotos da cidade de Nova York, onde o protagonista Kane, um rato mafioso, deve descobrir o que causou sua ruína e como recuperar o poder.

Garage 227 Studios – Criado em 2014 por três instrutores de um curso livre de desenvolvimento de games, apresenta o game Shiny, criado com Unreal Engine 4 com lançamento previsto para Steam (PC, MAC e Linux) e Xbox One. Jogo conta a história do robô Kramer227, habitante de um mundo com oferta limitada de energia e onde, para sobreviver, é preciso gastar energia de maneira inteligente.

Maxlab Studios – Glauber e Camila, que já eram apaixonados por games antes de se conhecerem e criarem a Maxlab, reservaram para a BGS o lançamento do Max Quiz, jogo em ambiente 3D que simula um palco de game show com perguntas sobre Diversão Geek, Cinema & TV, Esporte, Conhecimentos Gerais e Ciência. Gratuito, será lançado para Android, iPhone/iPad, Windows Phone e Windows 10.

Messier Games & Animations – Resultado do sonho de amigos de trabalhar com games, em seu primeiro ano de atuação já foi beneficiado pela Lei Rouanet para a criação Kriaturaz, o guardião das lendas, que celebra a cultura nacional de forma inédita. O objetivo é resgatar as lendas e a mitologia tipicamente brasileira, além de incentivar, por meio de geolocalização, a visita física e presencial dos jogadores a locais públicos e privados, de interesse cultural, tais como museus, exposições e qualquer outra atividade geradora de cultura.

Odin Game Studio – Com um portfólio de 20 advergames e apps em geral, participa da BGS pela primeira vez para buscar parceiros e reconhecimento e mostrar AereA, game para PC e Mac e em que a música tem papel fundamental. O jogador deve ajudar os heróis do jogo a reconquistarem partituras que foram roubadas das salas de concerto e devolverem o equilíbrio e a estabilidade do mundo de AereA.

Overlord Game Studio – Criar jogos com alma e paixão e participar da BGS são objetivos da produtora carioca, que irá apresentar Tiny Little Bastards, um jogo de plataforma em 2D desenvolvido para PC, Mac e Linux que conta a história de um taverneiro Viking em um mundo fantasioso povoado por personagens inspirados em diversas culturas e mitologias (África, China, Celtas, Vikings

Reload Game Studio – Produtora de jogos de São Paulo criada em 2011 irá apresentar pela primeira vez na BGS 2015 o gameplay de Da Wolves, que aposta em um gênero clássico - os “jogos de navinha”. Mostra também Get Over Her, no estilo pick and play, em que até quatro jogadores batalham em um reality show no qual só o mais habilidoso sobrevive. O game já está disponível para PC via Steam e ganhará versões para Xbox One e PS4.

Samaritan Studios – Produtora de Campinas (SP) estreia na BGS com o lançamento de Rise of Keepers, game do gênero tower defense, com elementos de RPG e Moba (multiplayer online battle arena). Os jogadores precisam defender sua base contra ataques inimigos, escolhendo um herói - entre os disponíveis –cada um com habilidades distintas. Há vários modos de jogo, contemplando de um até cinco jogadores. Inicialmente via Steam, Rise of Keepers também ganhará versões para Xbox One e PlayStation 4 em 2016.

Smyowl – O estúdio de games de Sorocaba (SP) fará sua estreia na BGS, onde apresentará o game mobile Neymar Jr. Quest, primeiro jogo do personagem Neymar Jr desenhando por Mauricio de Sousa. Outro destaque será o lançamento do Super Button Soccer, game de futebol de botão estratégico, com torneios, eventos e jogabilidade multiplayer.

Streamy – Criada em 2013, também estreia sua participação na BGS e mostra, em primeira mão, o jogo Bloodstone: The Ancient Curse, MMORPG para PCS, inteiramente 2D.

Tree of Dreams - Em sua primeira BGS, a produtora amazonense acredita que a feira é a grande oportunidade para apresentar os seus projetos, entre eles The Cannon Man Adventure, um jogo quebra-cabeças no qual o usuário precisa guiar um homem-bala por canhões espalhados pelas fases, passando por obstáculos e acumulando pontos. O jogo está disponível para celulares Android e iOS.

Too Nerd to Die - Criado para desenvolver jogos autorais de qualidade, inovadores e divertidos, o estúdio mostra seu primeiro jogo comercial: Lupy Quest. Com storyboards animados, traz personagens como uma raposa que é aprendiz de pescador mas morre de medo de água e outra que desfila um colar de pérolas. O jogador poderá colecionar itens obtidos nos cenários e reunir as pérolas do colar da raposa. O game tem 5 fases que poderão ser jogadas em dispositivos móveis que estarão no estande da BGS.

Unique Entretenimento Digital – Do mundo da fantasia, das lendas e do folclore brasileiros para a BGS, a empresa mostra o jogo Guerreiros Folclóricos, em que o jogador precisa ajudar um protetor da floresta e dos animais a livrar o mundo das lendas do Saci e de sua horda de zumbis. Além de enfrentar criaturas monstruosas que tentarão impedir o guerreiro de atingir o objetivo, o jogador precisará fazer alianças com personagens que tenham habilidades distintas, entre eles, o Caipora, a Iara, Matinta Perera etc.

Fonte: Press Release

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