O mercado independente de jogos é um sucesso crescente. O número de títulos não para de subir e seus lançamentos se tornam cada vez maiores. Porém, o cenário independente pode variar de lugar para lugar, e esse é o caso do Japão, onde os Doujin soft são a marca de um mercado independente antigo, que tem conseguido se manter e ganhar popularidade apesar de sua menor ambição, comparados aos seus equivalentes ocidentais.
Doujin Soft x Indie Games
Por mais que os Doujin soft sejam jogos independentes, no Japão os termos são diferenciados. O termo indie é relativamente recente e pouco utilizado por lá, e costuma se referir a jogos independentes que são lançados de forma comercial mais sólida. Os Doujins softs costumam ter menor pretensão comercial. Não que eles sejam sempre distribuídos gratuitamente, mas são distribuídos em menor escala, geralmente em eventos como o Comiket e sem uma distribuidora maior por trás. Para nós, que classificamos qualquer produção independente como “indie”, pouca diferença faz.Eventos grandes como o Comiket podem garantir visibilidade mesmo para pequenas produções. |
Exemplos notáveis
Fato que a distribuição mais localizada e menos comercial não foi impeditivo para que alguns Doujin softs ganhassem uma popularidade imensa no Japão. Um dos exemplos mais conhecidos se trata da série Touhou, que chegou até mesmo a ganhar um evento anual para distribuição, que acontece até hoje e que também serve para distribuir outros Doujins (não só jogos, mas mangás e diversos outros produtos) baseados na própria série.Reitaisai: Evento dedicado unicamente a publicação dos jogos da série Touhou e doujins baseados no mesmo |
Popularidade no Ocidente
Vale citar que o mercado independente por muito tempo ficou basicamente restrito no Japão, e ainda costuma ficar, majoritariamente. Fato é que esse mercado sempre despertou interesse de fãs ocidentais, que aumentou ainda mais com a chegada de alguns títulos na grande mídia, como citado anteriormente e muitos acabaram chegando ao Ocidente de forma não oficial através de traduções feitas por fãs.Outros, no entanto, graças a uma maior popularidade no Japão, conseguiram uma distribuição maior e chegavam mais facilmente no Ocidente, também muitas vezes impulsionados por um público de nicho, porém fiel, fora do Japão. Esse foi o caso de Melty Blood, série de jogos de luta que teve seu título Melty Blood: Act Cadenza (PC/PS2) no maior campeonato mundial de jogos de luta, a EVO, de 2010, desbancando em votação títulos como uma grande base associada, como Street Fighter III: 3rd Strike (Multi).
Melty Blood mostra que baixo orçamento não significa baixa qualidade |
Atualmente
Para nossa sorte, cada vez mais, empresas ocidentais se mostram dispostas a traduzir e trazer Doujin Softs de forma oficial para o ocidente. Já é possível achar alguns títulos na Steam, e muitos sendo muito bem recebidos pelo público e pela crítica, como é o caso de Recettear: An Item Shop's Tale (PC), um RPG que gira em torno de criar uma loja e vender itens que soma hoje um total de 82 no Metacritic.Recettear foi o primeiro Doujin soft a chegar na Steam. |
Revisão: Vitor Tibério
Capa: Juni Chaves