Mas como assim?
Como assim eu não luto? Calma, vamos explicar. Punch Club se trata de uma mistura de, como o nome sugere, jogo de luta com o famoso estilo tycoon, que, para aqueles que não sabem, trata-se de um jogo baseado na administração de algo (como de um parque de diversão, no caso do famoso Roller Coaster Tycoon).Então, sim, seu personagem lutará dentro do título. A sua participação no jogo, entretanto, limita-se a escolhas de treinamento e movimentos que o personagem deve utilizar na luta. Após isso, é só assistir e torcer para que suas escolhas tenham sido acertadas.
Treinando para ser o melhor
Como você não controlará seu personagem em combate, a preparação e treinamento são as partes mais importantes do game. Com três grandes atributos (força, agilidade e velocidade), você tem a opção de treinar um deles em específico e desenvolvê-lo de forma rápida, ou partir para treinamentos mais amplos que cobrem até os três stats de seu personagem, porém, com resultados mais lentos. Tudo isso, aliado à experiência adquirida nos embates contra NPCs, também dará experiência ao jogador, que poderá adquirir novos movimentos ou habilidades especiais (como mais efetividade em um determinado treino).Mas não é só isso que você deverá administrar, afinal nosso personagem (que nessa demo ainda não possui um nome) não é uma máquina e portanto possui necessidades básicas como se alimentar, dormir e, por que não, se divertir. Mas é claro que como todo bom simulador, ou tycoon, o jogador terá que administrar os recursos necessários para tal, como o dinheiro para comprar comida. Dentro da demo, temos acesso a uma pizzaria, que permite realizar entregas de pizza para ganhar uma graninha, e um mercado onde podemos gastar nosso suado dinheirinho em alimentos ou energéticos.
Hora da porrada
Engana-se quem pensa que, somente porque não controlamos nosso personagem, os momentos de batalha não são empolgantes. Antes de entrar na luta propriamente dita, temos a possibilidade de escolher nossos ataques, que podem ser baseados no uso de agilidade ou de força, além de possuírem diferentes gastos de energia (usada para atacar), e outros tipos de habilidade, como desvios ou bloqueios. Além disso podemos escolher um estilo de luta que modificará atributos básicos do seu personagem e a forma como cada golpe funcionará. Infelizmente na demo só possuímos a opção de estilo padrão, logo não podemos ver na prática como isso influencia no gameplay.Após sua escolha (que nessa demo é limitada a apenas dois ataques), o jogo passa enfim para a tela de combate onde podemos ver nosso personagem se digladiar contra o inimigo da vez (inimigos esses que poderão ser desde adversários no ringue até bandidos de rua ou crocodilos mutantes, sim… crocodilos mutantes).
Outro ponto importante do gameplay é que no fim de cada round você tem a opção de modificar suas escolhas. Está ganhando mas acredita que seu gasto de energia está muito alto? Está perdendo e precisa ir pro tudo ou nada no próximo round? A escolha é sua.
Um futuro promissor
A demo disponibilizada para o GameBlast infelizmente é curta e deixa um gostinho forte de quero mais. Sem elementos da história principal revelados durante o gameplay, o que podemos ver é um jogo com premissa original e, como todo bom título independente, uma forte atenção aos detalhes. Desde os cenários e personagens desenhados de forma pixelada até a trilha sonora, tudo parece feito com atenção de quem pretende entregar um produto final de alta qualidade. O que nos resta agora é esperar para ver se a versão completa manterá o padrão visto nessa demo.
Revisão: Alberto Canen
Capa: João Pedro Meireles