Crônica

Uma Los Angeles dos Games: locais, lojas geek e muitas aventuras

Após os momentos da E3 2015, mostramos um pouco dos locais visitados em Los Angeles que carregam aquele ar gamer que todos gostariam de viver.

em 22/07/2015
A E3 2015 passou, e com ela muitos jogos foram apresentados, capazes de hypar até os mais descrentes dos jogadores. Como vocês bem devem ter acompanhado pelo site, revistas e canal no YouTube, nós da equipe GameBlast tivemos a oportunidade de ir cobrir a feira pelo quarto ano consecutivo. Uma vitória, que rende lucros emocionais e muitos momentos felizes. Como ninguém é de ferro, também fizemos algumas visitinhas em pontos turísticos, sempre com o tema videogame em mente, e mostraremos uma espécie de diário de bordo, com nossas andanças pré e pós-E3 2015 na cidade de Los Angeles.

Os anjos também jogam...

Um dos cenários de Santa Monica Beach
Pensar que a cidade angelina é uma das poucas que reúne a maior concentração dos jogadores de games ao ano por conta das atividades relacionadas à E3, presente na cidade desde sua primeira edição, em 1995 (com breves passagens por Atlanta e Santa Monica), é um norteador forte para concluírmos o pensamento da frase título acima. Não menos, assim como diversas cidades e estados dos EUA, seja pela situação social ou locais mais bem apropriados, os jogadores são muito bem supridos por conteúdo de entretenimento eletrônico.

Fizemos um tipo de amiibo’s Quest durante nossa estadia em LA, e pudemos, através das andanças (obrigado, Google) conhecer e buscar muitas lojas que continham jogos, além de brinquedos, eletrônicos e diversos outros itens. Não foram poucas as nossas visitas à GameStop, Best Buy, Target, Fry's Electronics e Toy R Us, em que encontramos e descobrimos muitos jogos à venda (além de darmos conselho a um cliente sobre se seria bom levar os jogos The Legend of Zelda: The Wind Waker e Super Smash Bros., ambos para o Wii U, e ambos comprados). Até fizemos um Hands-On dentro de uma das lojas (conhecemos melhor o Forza Motorsport para XBO), mas esta fica nos arquivos confidenciais do Blast.

Outra parte de nosso roteiro se concentrou em visitar lojas de jogos antigos. Já havíamos contado sobre nossa incurssão na Game Dude durante a E3 2013, e mal sabíamos que a cidade conta com muitas outras lojas, novas ou quase tão antigas quanto, que não podíamos deixar de visitá-las. World 8, Next-Gen Games e Game Play foram nossos alvos desta vez, e através delas trouxemos boas lembranças (e jogos).
As lojas sempre estampavam bonitas logos em suas vitrines.

Walking on the Streets of LA

Los Angeles é conhecida como a cidade da fama, ou capital mundial do entretenimento. Famosa por localidades que estão em muitos filmes e seriados — além de cenários baseados na cidade também em muitos jogos eletrônicos, tais como GTA, True Crime, Duke Nukem 3D, Burnout Revenge (a quantidade é imensa), como exemplos —, a cidade californiana mais populosa dos EUA (possui cerca de quatro milhões de habitantes) merece ser amada. Bairros como Beverly Hills, Santa Monica, Hollywood e Culver City são só alguns dos aperitivos principais, além de diversos pontos turísticos e moradas de famosos, como Madonna, Michael Jackson, Britney Spears, entre muitíssimos outros.

Em nossa viagem, tivemos a oportunidade de visitar alguns locais bem icônicos, como a famosa praia de Santa Monica, Muscle e Venice, além das também conhecidas Hermosa e Manhattan Beach, todas muito bem frequentadas e com muitas redes de comércio (ainda que não se comparem às praias brasileiras em termos de popularidade interna [como Copacabana, Ipanema (Rio de Janeiro/RJ) e ponta Negra (Natal/RN)]. Santa Mônica e 3rd Street Promenade são icônicas e muitos jogadores de GTA V, incluindo-nos, puderam perceber diversas semelhanças.
Venice Beach. Qual das duas é a real?
Também passamos por muitas ruas residenciais (incluindo algumas habitações em trailers) e estradas com um clima típico do interior ou de filmes que assistíamos nos anos 1990. Contudo, novos ares, preenchidos por grandes árvores e gramados em frente às casas, também acrescentavam à paisagem. Tivemos a sensação de já ter estado lá sem mesmo estar, motivado por jogos como True Crime: Streets of LA e GTA V, como exemplos principais. Ainda falando de GTA V, fomos a um outro grande centro de Los Angeles, que atende pelo nome de J. Paul Getty Museum, ou simplesmente The Getty, ou Getty Center, um grande centro cultural, com museu e jardins presente no quinto jogo da franquia. O local é visto em uma das cenas do jogo (onde é conhecido por Kortz Center), na missão The Wrap Up.
Como tirar inspiração para um puzzle? Visitando o Getty Center!

Muita música, fama e curtição

Durante os dias que compuseram os eventos relacionados à E3 2015, também tivemos a oportunidade de assistir a dois concertos musicais. Duas franquias famosas deram o tom do espetáculo. Primeiro, The Legend of Zelda: Symphony of the Godesses — Master Quest nos trouxe, na famosa e elegante sala de concertos sinfônicos Walt Disney Concert Hall, a glória das músicas de Link e seu universo, interpretados por uma orquestra, sob a regência de Eimear Noone, já famosa por levar o universo sonoro de Link para os fãs.
O Walt Disney Concert hall apresentou uma das turnês de Symphony of the Godesses — Master Quest
Distant Worlds foi para guardar.
Logo depois, no final do segundo dia de E3, foi a vez de Final Fantasy ser aplaudido com o concerto Distant Worlds: music from FINAL FANTASY, realizado no Microsoft Theater, a poucos metros da E3. Com estandes de vendas de produtos da série (que continham livros, CDs, camisas e pelúcias), diversos fãs entusiasmados e músicas de diferentes jogos da série sendo interpretadas, a aventura não poderia ser mais inspiradora.

Tivemos a oportunidade de viver dias mágicos durante a E3 2015, e muito de nosso ânimo pôde ser visto no site através de matérias, vídeos e especiais que foram publicados durante este período pré, durante e pós o evento. Esperamos que os games, e os eventos relacionados a eles, continuem nos proporcionando, em qualquer parte do mundo, a mágica de viver dias de sonhos com muita alegria, sempre reunindo amigos e boas histórias para tornar tudo o mais memorável possível.

Revisão: Vitor Tibério
Capa: Felipe Fabricio

Jaime Ninice é cravista, formado pela UFRJ, e mestre em música na mesma instituição. Sua paixão por games, eventos e revistas o levou a escrever e revisar artigos desde 2010 no @Blast. Hoje é redator das publicações impressas sobre retrogames WarpZone.me
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.