Análise: Divide by Sheep (PC) transforma a simplicidade em diversão

Tão viciante quanto um puzzle pode ser, Divide by Sheep traz uma diversão típica do mobile com sucesso para PC.

em 11/07/2015
Fazer um jogo puzzle de qualidade não é uma das tarefas mais fáceis. Para muitos outros gêneros, é mais fácil se buscar apoio em mecânicas e premissas de títulos já existentes. O segredo de um bom puzzle, no entanto, está em trazer sua própria mecânica e extrair toda a complexidade possível de uma premissa inicialmente simples; e Divide by Sheep é um título que consegue alcançar isso com sucesso.

Contando Carneirinhos

A premissa de Divide by Sheep não é complexa. O jogador deve levar ovelhas que pulam de plataforma em plataforma até um barco no limite do estágio. Há um total de três barcos que vêm em sequência, e para cada um deles é especificado um número de ovelhas (ou lobos) que o jogador deve alocar. A forma como o jogador move as ovelhas pelas plataformas altera seu número, aumentando ao juntar grupos ou diminuindo ao mover as ovelhas para uma plataforma menor, ou para lobos, contribuindo ou atrapalhando o jogador a realizar o objetivo.

Inicialmente o jogo se apresenta pouco desafiador ao mostrar as mecânicas principais, mas a dificuldade vai aumentando progressivamente à medida que o game traz novos elementos, como lasers que cortam as ovelhas ou os lobos, que as devoram. Divide by Sheep logo se torna um jogo provocador e viciante, exigindo que o jogador planeje muito bem suas jogadas caso queira chegar ao objetivo.

Novos elementos trazem novos desafios.
 O jogo, no entanto, não é perfeito. As cenas que deveriam introduzir as mecânicas não são claras e é necessário experimentá-las primeiro para entender como elas funcionam, porém isso não chega a ser um grande defeito, tendo em vista que o jogo sempre força o jogador a fazer uso dessas mecânicas para chegar ao objetivo final na primeira vez que elas aparecem.

Outro problema está no fato de algumas regras parecerem arbitrárias e não serem devidamente apresentadas ao jogador, como o fato de pedaços de ovelha terem prioridade sobre ovelhas inteiras ao mover de plataforma. A regra não é intuitiva e é necessário conhecimento disso para se concluir certos estágios, o que pode parecer injusto ao jogador.

Não é tão fácil deduzir o funcionamento da mecânica a partir da explicação.
Outro ponto é a falta da opção de voltar uma jogada, que seria útil para se evitar repetições desnecessárias. Apesar desses defeitos pontuais, Divide by Sheep ainda mostra uma mecânica sólida e estágios bem elaborados que garantem desafio e diversão como um todo.

Mais que mecânicas 

Por mais que a mecânica seja o ponto central de qualquer puzzle, existem muitos outros aspectos em um jogo que prendem e cativam o jogador, e Divide by Sheep também se sai muito bem em todos eles. A temática de Divide by Sheep é interessante e seu humor mais mórbido é certamente cativante e contrasta muito bem com seus gráficos mais “fofos”, que é outro ponto ótimo do jogo, aliás.

O visual e o humor são um charme a parte.
O visual é consistente e os elementos não apenas são intuitivos como são bem consistentes com a interface, que é bem trabalhada, apesar de problemas de usabilidade e falta de clareza em alguns momentos, como na tela de título, que parece ser muito mais voltada pro mobile e merecia uma adaptação para se adequar melhor ao PC.

A trilha sonora é agradável e não se torna repetitiva ao longo do jogo, o que é de extrema importância para um jogo que tem potencial de criar sessões longas de jogo, como Divide by Sheep tem. Mesmo não havendo nada marcante na trilha, ela consegue se ambientar bem e é coerente com o clima do jogo, cumprindo com sucesso seu papel

Veredito

Divide by Sheep é um daqueles jogos que nos surpreendem e lembram o quão divertido puzzles podem ser. Apesar de pequenos defeitos pontuais, o jogo consegue ser bem agradável e demonstra no mínimo uma boa execução de todos os seus aspectos, sendo uma diversão garantida tanto para quem quer desafiar seu raciocínio com os quebra-cabeças por um longo tempo, quanto para quem quer apenas uma diversão casual.

Prós

- Mecânica criativa e fases bem planejadas;
- Visual atraente e agradável ao olhar;
- Humor mórbido, porém leve.

Contras

- Interface muito focada em mobile;
- Algumas regras pouco claras;
- A função de desfazer movimentos faz falta em alguns momentos.

Divide by Sheep — PC — Nota: 8.0

Revisão: Vitor Tibério
Capa: Diego Migueis

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.