Melhores casais dos videogames

Em comemoração ao Dia dos Namorados, veja 10 casais que fazem o amor reinar nos jogos.

em 12/06/2015

E então é Dia dos Namorados. Uma data envolta pelo amor, e que momento poderia ser mais propício que esse para relembrarmos casais com histórias que nos marcaram tanto dentro dos jogos? Segue então uma pequena lista com alguns desses personagens que tanto se amam e amamos.


Master Chief e Cortana (Halo)


Seria uma inteligência artificial capaz de amar verdadeiramente? A resposta de Halo para esse questionamento é um “sim” colossal. O relacionamento entre os dois se desenvolve em um ritmo surpreendente e não apenas se transforma como altera toda a série. E Halo 4 foi o ápice de tudo isso.

Inicialmente, o que parece um jogo focado na ação e na guerra como os outros, mostra-se uma das mais melancólicas e tocantes histórias de amor dentro dos jogos, e tudo graças a esse casal. A relação de um homem que é praticamente uma máquina e uma inteligência artificial que é mais humana que qualquer personagem apresentada na série é tão bonita quanto se pode ser, embora, no final, Master Chief ainda seja humano e Cortana ainda seja uma inteligência artificial.

Harry e Cybil (Silent Hill)

Algumas pessoas dizem que é em tempos difíceis que se nasce o amor de verdade. O que pode ser um tempo mais difícil que um tempo em Silent Hill? O casal se conhece em meio a todo o caos causado por Silent Hill e depois de encontros e reencontros acabam unidos pela pequena Cheryl renascida, no caso, Heather.


Mas para fazer o final em que eles ficam juntos, o jogador deve se assegurar de não matar Cybil enquanto ela está sob influência dos parasitas e tenta te atacar. Realmente uma gentileza da parte de Harry não a matar enquanto ela tenta assassiná-lo, assim como ela tenta resgatar a filha de Harry ao longo do jogo. Reciprocidade. Porém, infelizmente, o final onde ela sobrevive não é canônico para a série. E não é a única história dessa lista que não acaba tão bem assim.

Boss e Sorrow (Metal Gear Solid 3)

Não temos os dois juntos no jogo e mal sabemos como eles eram como um casal, mas se tem o suficiente para saber o quão linda é a história deles. Dois soldados de diferentes lugares que lutaram juntos e depois tiveram que se enfrentar em lados opostos em uma virada quase Shakesperiana do destino que motivou o sonho da The Boss por um mundo sem fronteiras.


Não apenas isso, como o seu contraste de personalidades. The Sorrow, que representa a tristeza da guerra, embora sempre rindo, e The Boss, conhecida também por The Joy, que representa o prazer da batalha, embora nunca sorria em todo o jogo; e o sacrifício de The Sorrow para proteger o filho do amor dos dois. Certamente um casal memorável por sua história de amor e heroísmo.

Manny e Mercedes (Grim Fandango)

Muitos casais prometem se amar até que a morte os separem, mas e quando o amor surge na morte!? Um dos casais mais icônicos e com uma das histórias mais interessantes dos jogos não poderia deixar de estar nesta lista. Desde o primeiro momento, quando Manny mostrou acreditar em Mercedes ao invés das informações no seu computador, estava claro que uma relação mais forte estava para surgir.


É toda essa história que dá início ao jogo, levando à demissão de Manny da sua agência e dois anos de busca por Mercedes, que viajara a pé no mundo dos mortos para não causar mais problemas para Manny, que o levam a desvendar e desafazer um grande esquema de corrupção no mundo dos mortos. Manny e Mercedes são certamente um casal para se levar no coração.

Rei e Rainha do Cosmos (Katamari)

Poderosos, gigantes e fabulosos. Não existem melhores adjetivos para descrever este que é um dos mais simpáticos casais dos jogos. Seu primeiro encontro não poderia ser mais simbólico, quando eles se esbarram e um pedaço cortado do topete do Rei, então príncipe, e um pedaço do pão de sua amada juntam-se para formar um coração.


Logo eles se apaixonaram e depois de enfrentar o até então Rei do Cosmos pela aprovação de seu relacionamento, casaram-se. Os dois também deram origem ao grande protagonista da série, o Príncipe do Cosmos, que eventualmente tem que arrumar a bagunça geralmente causada por seu pai, que vai desde destruir as ilhas da Terra ao dar um mergulho até criar um buraco negro que suga todas as estrelas do céu em uma acirrada partida de tênis com sua Rainha.

Vladmir e Laura Caixão (The Sims)

A família Caixão é certamente icônica para qualquer um que já jogou The Sims. Como uma prova que o amor vem em todas as formas, o casal Caixão exala seu amor em uma casa macabra com túmulos no quintal e povoada por espíritos.


Porém, nem toda história tem um final feliz. Laura foi abduzida por alienígenas e recomeçou sua vida em Lagos Lunares até morrer de velhice e Vladmir nunca se recuperou totalmente, embora tenha desenvolvido um romance com Tina Caliente, que aparentemente está interessada em seu dinheiro. O amor é cruel às vezes.

Ico e Yorda (Ico)

Certamente uma das mais bonitas histórias de amor dos jogos. Ico conhece Yorda na fortaleza onde foi aprisionado por ser considerado um mau presságio, graças a ter nascido com chifres, e toda a trama se desenvolve com ambos tentando sair da fortaleza, enquanto Ico tenta proteger e salvar Yorda de um fim trágico.


Ico e Yorda não falam a mesma língua, porém, estão sempre em sintonia por uma palavra que pode definir essa relação: confiança. Ico dá a mão à Yorda e ela confia nele tanto quanto o oposto, e Yorda, que foi tantas vezes salva por Ico ao longo do jogo, acaba por retribuir o favor e fechar assim uma das mais simples, porém tocante, histórias de amor nos games.

Gwendolyn e Oswald (Odin Sphere)

A história mais semelhante a um conto de fadas desta lista, mas com a diferença que Gwendolyn é tudo, menos indefesa. Ela é uma valquíria filha de Odin, e Oswald é o soldado mais forte do exército de Ringford, o reino das fadas. Em uma história em que Gwendolyn e Oswald descobrem um com o outro que há mais no mundo do que ser apenas um soldado obediente, esse casal vive uma das mais memoráveis e épicas histórias de amor que os jogos já viram.


Oswald e Gwendonlyn ganham um ao outro por seu heroísmo. Oswald ganha a banida Gwendolyn de Odin em troca de cumprir uma missão praticamente impossível para ele, mas não a trata como propriedade. Gwendolyn descobre da missão de Oswald e é imediatamente conquistada pelo seu heroísmo, recusando-se a voltar para o seu reino depois de descobrir o que aconteceu. Após isso, ambos se salvam diversas vezes e graças ao seu amor e coragem, sobrevivem às situações que se desenvolvem durante o jogo, que não são das mais fáceis.

Vincent e Katherine (Catherine)

Vincent e Katherine definitivamente não são o casal de contos de fadas. Katherine é uma mulher focada na carreira e sucesso, que não se mostra a pessoa mais sentimental ou afetuosa mesmo dentro de um relacionamento de 5 anos. Vincent é o típico jovem adulto que ainda tenta se esconder das responsabilidades da vida, inclusive de seu relacionamento e compromisso com Katherine. E a natureza conturbada dessa relação desempenha um papel crucial para os eventos do jogo.


Então porque eles estão aqui? Porque essa é a beleza da relação deles. Eles não são perfeitos, mas eles se amam. Catherine mostra como os relacionamentos podem ser de verdade, e como eles sempre necessitam do crescimento de ambos para se tornarem algo duradouro. Esse é o encanto deles como casal, mostrar que o amor tem dificuldades, mas que valem a pena serem superadas.

Red e Boxer/Transistor (Transistor)

Apesar de incerto como se conheceram, a história de amor desses dois é mais sobre o que eles acabam por passar juntos depois disso. Com uma cantora que perdeu sua voz e um homem que perdeu seu corpo e agora vive na arma que o matou, Transistor é a história de uma jornada para se recuperar o que foi perdido, em meio a um cenário de destruição.


Ambos não estão tão certos de que podem conseguir conquistar tudo que perderam, mas eles continuam juntos e sabem que só podem chegar ao final dessa jornada juntos, e lutam mais que pela recuperação do mundo em que vivem, mas para que possam se ver de novo, não sob as condições trágicas em que estão, mas do mesmo jeito que as coisas eram antes, não importando como. Certamente um casal marcante e uma história inesquecível para todos que jogaram.

Revisão: Alberto Canen
Capa: Paula Beltrão Zanotelli
Siga o Blast nas Redes Sociais
Juni Chaves
Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).