Os melhores momentos da E3 2015

A edição de 2015 da Electronic Entertainment Expo Surpresas foi repleta de grandes anúncios e novidades, como há muito tempo não se via.

em 25/06/2015
A E3 2015 chegou ao fim, mas certamente deixou sua marca. Esta edição foi cheia de surpresas, trailers fantásticos e novidades. Foram tantos momentos incríveis que fica difícil escolher os mais marcantes — o que não nos impediu de tentar. Confira nossa seleção de alguns dos melhores momentos da feira.



10 — O PC Gaming Show mostra o potencial dos computadores na feira

Apesar de algumas reclamações, a simples existência do PC Gaming Show é mais do que bem-vinda. Há muito tempo a E3 carece de uma conferência focada nos computadores. Com formato similar ao de um talk-show, com bastante diálogo com os desenvolvedores e produtores dos games, a conferência foi interessante e teve suas surpresas — o port de Gears of War Ultimate Edition e Killer Instinct, antes exclusivos de XBO, foi inesperado, assim como a revelação de Planet Coaster. Ainda tem muito espaço para melhorar e a ausência de algumas empresas importantes para o PC gaming foi sentida (não é, Valve?), mas foi um ótimo começo.

9 — Novo controle do Xbox One melhora o que já era bom

O foco da nova versão do controle do Xbox One é a customização. Enquanto o controle original era bom em tudo, este promete ser excelente em campos específicos — bastando o jogador escolher quais. Chamado de Xbox Elite Controller, ele tem três pares de analógicos, dois d-pads, botões traseiros e limitação dos gatilhos. Ah, e uma entrada para fone decente, finalmente.

Infelizmente, o preço também é de elite, custando salgados $150,00 (devendo chegar por cerca de 1500 dinheiros brasileiros, seguindo a lógica de nosso mercado). Esperemos que, com o tempo, ele fique mais acessível.

8 — Fallout 4 (Multi) eleva o hype ao máximo

Alguns dias antes do início da E3, a Bethesda revelou Fallout 4 ao mundo. Não obstante, todos estavam ansiosos para ver o jogo na feira. Nesse sentido, a conferência da publisher não decepcionou. Pudemos ver bastante do game em ação, com detalhes da jogabilidade, novidades mecânicas e dicas de como será a história. Lindo e massivo, o título promete fazer jus ao legado da série.

Mas a Bethesda ainda tinha uma surpresa guardada. Ao final da conferência, foi revelada a data de lançamento do jogo. Jogadores do mundo todo não precisarão esperar até 2016 para se aventurar na Boston pós-apocalíptica: o jogo sai dia 10 de novembro de 2015.

7 — Metal Gear Solid: The Phantom Pain (Multi) ganha novo (e último) trailer dirigido por Kojima

Algumas vezes já comentei com certos amigos que Hideo Kojima é melhor como diretor de cinema do que como game designer. Se você já jogou algum dos títulos deles, sabe que isso não é uma tentativa de diminuir suas habilidades de desenvolvimento de jogos — ele é, indubitavelmente, um dos melhores game designers da história. Entretanto, seu talento para direção de vídeos está em outro patamar, como o novo trailer de Metal Gear Solid: The Phantom Pain demonstra.

Chega a ser uma pena pensar que este será o último jogo da série Metal Gear dirigido por Kojima. Não porque eu quero mais Metal Gears sob o comando dele, mas sim mais trailers de Metal Gears feitos com esse carinho e qualidade.

6 — Star Wars Battlefront (Multi) e brigas de família

Falando em trailers incríveis… Digam o que quiserem da conferência da EA, mas ela exibiu um dos melhores trailers de jogos da feira. Mostrando a jogabilidade de Star Wars Battlefront através de vários ângulos e papéis dentro do jogo, ficou provado que o título não será um mero Battlefield no espaço. E, no final do vídeo… Bem, assistam aí.

5 — Novas IPs, grandes e pequenas

A E3 2015 não foi formada apenas por franquias e séries consolidadas, várias propriedades intelectuais inéditas foram anunciadas também. Na conferência da Microsoft, Recore, dirigido por Keiji Inafune com a ajuda de desenvolvedores que trabalharam em Metroid Prime, foi um dos grandes destaques. O novo projeto da Rare, Sea of Thieves, também chamou a atenção, além de Gigantic e sua inusitada mistura de MOBA e FPS. Já a Sony anunciou Horizon Zero Dawn, dos criadores de Killzone, e Dreams, das mentes por trás de LittleBigPlanet. A Ubisoft também mostrou que está investindo em novidades, revelando ao mundo o hack and slash competitivo multiplataforma For Honor.

Os desenvolvedores independentes também marcaram presença. Unravel (Multi), Enter the Gungeon (PS4/PC), Strafe (PC) e Cuphead (PC/XBO) foram apenas alguns dos destaques, com muitos outros jogos indies e de estúdios pequenos sendo apresentados na feira.

4 — Enfim, um remake de Final Fantasy VII

Por mais que ideias novas sejam bem-vindas, não custa nada revisitar o passado, não é? Um dos grandes clássicos dos games, que há muito tempo vem recebendo pedidos de relançamento, finalmente chegará em grande estilo aos consoles de nova geração: Final Fantasy VII. O remake foi anunciado durante a conferência da Sony.

Não foram mostrados muitos detalhes — não temos nem mesmo um nome definitivo. Entretanto, o pequeno teaser com a cidade de Midgard em toda sua glória decadente foi mas que o suficiente para deixar os fãs animados. Para tornar as coisas ainda melhores, o diretor da série, Tetsuya Nomura, declarou ter interesse em refazer mais jogos da franquia. Aquele que veio depois do V e antes do VII é um que merece o tratamento.

3 — Xbox One dá um giro de 360 e se torna retrocompatível

Falando em grandes clássicos, os donos de Xbox One não precisarão esperar por remasters, relançamentos ou remakes para experimentar alguns dos grandes jogos do passado. A Microsoft revelou em sua conferência que o XBO será retrocompatível com títulos do Xbox 360. A retrocompatibilidade é título a título, com a liberação dependendo da publisher.

Resolvidas essas limitações, o processo é simples. Jogos adquiridos digitalmente aparecerão automaticamente na biblioteca dos jogadores. Games em mídia física rodarão sem problemas, bastando fazer o download de um arquivo antes. De quebra, o título se aproveitará do hardware mais poderoso do Xbox One, em alguns casos rodando a taxas de quadro maiores e mais estáveis.

2 — Nintendo World Championships foi a melhor forma de vender Super Mario Maker (Wii U)

Realizado pela primeira vez em 1990, o Nintendo World Championships retornou em grande estilo na E3 2015. Com a presença de speedrunners ilustres e profissionais, a competição incluiu vários jogos, como Splatoon (Wii U), The Legend of Zelda (NES), Super Metroid (SNES), Mario Kart 8 (Wii U) e Super Smash Bros. (Wii U).

A final, disputada entre Cosmos e John Numbers, foi realizada em níveis customizados criados em Super Mario Maker (Wii U). Qualquer dúvida do potencial de Super Mario Maker foi destruída na hora. Além de incrivelmente divertida, a final foi também a melhor propaganda possível para o futuro título da série.

1 — The Last Guardian (PS4) prova que sonhos podem virar realidade

Desde que foi mostrado em 2009, todo ano, sem exceções, havia boatos de que a Sony mostraria novidades de The Last Guardian na E3. A existência (ou não) do jogo virou uma das lendas urbanas da internet, assim como Half-Life 3 e Beyond Good & Evil 2. Este ano não poderia ser diferente: alguns meses antes da feira, surgiram comentários de que o jogo seria, enfim, reapresentado para a nova geração.

Pois bem, dessa vez os boatos se confirmaram e o mundo foi à loucura.

Agora um título para PS4, o jogo sairá em 2016. O trailer de 6 minutos foi exibido logo no início da conferência da Sony, mostrando um título bonito e que promete resgatar o legado deixado por Ico (PS2) e Shadow of the Colossus (PS2).

Um efeito colateral inesperado do anúncio foi reacender as esperanças de que outros jogos possam sair do “limbo”. Aliás, já perceberam que The Last Guardian tem três palavras? Half-Life 3 confirmado!

Menções Honrosas


Rare Collection

Pouco antes da revelação de Sea of Thieves, foi anunciado um pacote com os grandes títulos da Rare — e Banjo Kazooie Nuts & Bolts (X360). Quase todos os jogos da era de ouro da empresa estão inclusos, só falta os Donkey Kongs, por motivos óbvios.

Dishonored 2

Dishonored foi aclamado por sua jogabilidade não-linear e direção de arte fantástica. O pequeno teaser mostra que pelo menos o último continua firme e forte. Esperemos sair vídeos mais concretos com a gameplay para ver se ele fará jus ao primeiro.

Novo Doom

Tudo o que esperamos de Doom está no novo título: rápido, violento e com muitas armas. Saia atirando, pinte o chão de vermelho, morra e tente de novo. Simples e eficiente, não precisa de mais.

Uma grande feira

Esta E3 não foi perfeita, mas certamente está entre as melhores edições da feira e teve vários momentos empolgantes. E você, Blaster, o que achou da E3 2015? Quais momentos mais gostou? Descorda de algum item da lista? Não esqueça de deixar sua opinião nos comentários!

Revisão: Alberto Canen
Capa: Felipe Araújo

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