Toda a ideia do Game Design gira em volta de fazer com que o designer seja capaz de transmitir suas ideias através do jogo, chegando de maneira adequada ao jogador. Existem várias formas e conceitos que podem ser usados para fazer com que essa comunicação exista e cumpra seu objetivo, e vários elementos devem ser compreendidos para que haja um sucesso no design de um jogo, e um dos mais cruciais deles é a cor.
Um uso consciente das cores e uma total ciência de como elas podem ser utilizadas dentro dos jogos com um elemento a favor do design é de extrema importância para que o jogador possa ter a experiência desejada pelo designer em seu jogo.
Vale mencionar, por mais que a ideia de Game Design seja muito recente, a preocupação com essa comunicação entre designer e jogador existe desde o princípio dos jogos eletrônicos, embora menos formal. Isso não surgiu por uma maturidade precoce na indústria, mas sim sendo forçada pelas grandes limitações tecnológicas que havia até pouco tempo.
Por exemplo, a escolha de cores do nosso famoso e querido Mega Man (NES) foi totalmente baseada nas limitações tecnológicas do console. Havia uma maior gama de tons azuis na paleta disponível, então essa foi a cor escolhida para ele, já que seria possível que ele se destacasse facilmente dos demais elementos do jogo, independente das cores escolhidas para eles, não se confundindo com o céu, por exemplo, por apresentar diferentes tons de azul.
Graças a uma impecável escolha de cores, nosso querido Mega Man conseguia se destacar mesmo em fundos de tons semelhantes. |
O contraste e pontos de interesse
É importante também lembrar que quando se fala em cores, não estamos apenas falando de cores vivas e ultra-saturadas. O domínio da cor como ferramenta se demonstrou crucial também no Game Boy, que dispunha apenas de tons de cinza, utilizando-se do contraste como uma forma de distinguir elementos.Em um dos grandes sucessos do portátil, Super Mario Land (GB), é possível notar como os elementos relativos a jogabilidade, geralmente em tons de cinza mais escuro, destacavam-se do fundo, sempre majoritariamente branco, com linhas em preto, ou elementos maiores em cinza claro, para que não tivessem um “peso” visual maior do que o que era realmente importante para o jogador.
Mario e outros elementos mais relevantes ao jogo destacam-se facilmente do fundo. |
Em DotA 2 (PC), por exemplo, é observável que os heróis sempre se destacam do ambiente através das cores. O contraste serve tanto para identificar diferentes elementos quanto para definir um ponto de atenção. Nos heróis, é observável um maior contraste e tons mais saturados na parte superior do torso dos personagens. É essa parte do corpo que está mais diretamente envolvida com a ação do jogo, e ela deve ser o centro de atenção do jogador. O uso do contraste maior e de tons mais saturados fazem que o olhar do jogador vá diretamente para esta área, garantindo que ela seja mais importante como centro de atenção.
Maior contraste e saturação sempre na parte superior do corpo, para chamar a atenção do jogador para onde a ação se desenvolve. |
As cores como criadoras de significado
Não só é importante saber que o contraste pode diferenciar elementos e chamar a atenção do jogador, mas também é importante ter consciência das cores escolhidas para determinados elementos dentro do jogo. Por exemplo, o vermelho é uma cor energizante e que motiva a ação, sendo assim, amplamente utilizadas para avisos e alarmes. Essa cor logo acaba sendo uma cor recomendada para elementos do jogo que irão requerer uma maior atenção ou reação mais rápida do jogador. Indicadores em vermelho tendem a identificar inimigos ou fontes de perigo. Barras de HP também costumam vir em vermelho, por precisarem de constante atenção. Como esses elementos são recorrentes na cor vermelha, eles acabam se tornando cada vez mais frequentes, por serem mais facilmente associáveis pelo jogador. Uma barra vermelha sempre é identificada imediatamente como a vida da personagem, a menos que algo seja feita para diferenciá-la.O significado das cores, no entanto, não serve apenas para identificação de elementos dentro de um jogo, mas também para que fortalecer a ideia e o conceito do game. O azul, por exemplo, é uma cor mais “introspectiva” que o vermelho, é ligado à intelectualidade e também a conteúdos mais “místicos”, não é à toa que é tão recorrente como uma cor primária nas capas dos jogos da série Final Fantasy, que tem a estratégia no lugar da ação como foco, e uma temática fantasiosa e mística. No entanto, jogos como Doom (Multi) ou Devil May Cry (Multi), que têm a constante ação como foco, costumam usar primariamente cores quentes na capa, por simbolizar maior energia, movimento e ação, obviamente.
As cores certas ajudam a traduzir o sentimento de um jogo em sua capa. |
O contexto também será capaz de atribuir significado à cor. |
Revisão: Alberto Canen
Capa: Nívia Costa