Square Enix na E3 2015: expectativas para a conferência

Com um leque variado de franquias, a empresa japonesa terá cerca de uma hora para mostrar jogos e planos. Eis o que esperar dela.

em 03/06/2015
Uma das empresas mais antigas da indústria dos jogos, a Square Enix possui os direitos de muitas IPs de peso: Final Fantasy, Dragon Quest, Kingdom Hearts, Tomb Raider, Hitman e Deus Ex, entre outras. Depois de alguns anos de E3 apresentando seus lançamentos em outras conferências e em seu canal do YouTube, Square Enix Presents, a gigante nipônica resolveu fazer uma conferência própria este ano. Com essa decisão vem a esperança de que tenha muitos jogos a nos mostrar e anúncios a fazer.


Além dos títulos que já foram anunciados, 2016 é um ano de aniversários importantes para algumas franquias da Square Enix, e boas notícias podem sair daí. Confira nossas expectativas para a conferência.

O que já sabemos que tem grandes chances de aparecer

Depois do belo trailer de anúncio de Deus Ex: Mankind Divided, é muito capaz que tenhamos mais informações sobre o jogo, quem sabe um pouco de gameplay (ainda que seja algo mais difícil), ou mesmo mais um trailer. Já Rise of the Tomb Raider, que se aproxima de seu lançamento com exclusividade temporária para Xbox One, deve aparecer, e provavelmente poderá ser testado pelos participantes da feira. São dois sucessores de títulos que agradaram na geração passada e que, de certa forma, deram um novo sopro de vida às suas respectivas franquias.

E vai ter Final Fantasy? Vai, claro. Responsável por boa parte dos lucros e bom momento financeiro que a empresa vem passando, Final Fantasy XIV provavelmente receberá alguns minutos de atenção. Na forma de novas expansões programadas, ou mesmo anúncio de patches com pacotes de melhorias. Já Final Fantasy XV deve ser um dos títulos centrais da empresa para este ano. Após o lançamento de Episode Duscae, e do feedback dado pelos fãs (uma atualização da demo vai mudar algumas coisas já em Duscae), aguardamos ansiosamente mais informações e, sobretudo, a data de lançamento.
De pensar que Final Fantasy Versus XIII foi anunciado na E3 2006.
Existem especulações e rumores, nada muito confirmado, mas mesmo assim eu aposto (e muito) que teremos uma versão HD de Final Fantasy XII (que completará 10 anos em 2016), resta saber se será na E3 que esse anúncio chegará. A segunda incursão de Bravely Default, recentemente confirmada para o Ocidente, também deve ganhar alguma atenção na conferência.
Se vier mesmo e você nunca jogou, pegue que FF XII é jogão!
Cabe lembrar que a Square Enix é uma das grandes produtoras que mais aposta no mercado mobile, com franquias como Deus Ex, Hitman, Tomb Raider e Final Fantasy chegando aos dispositivos móveis. Já sabemos que um Kingdom Hearts está sendo preparado, mas acredito que outros jogos também possam ser apresentados, afinal é uma iniciativa importante, principalmente no Japão.

O que tem alguma chance de aparecer

Continuando a falar de Final Fantasy, existe alguma possibilidade de que vejamos Final Fantasy Type-Next (ou Type-1) na feira. Será que dessa vez ele chegará com rapidez ao mercado ocidental? E sempre existe aquela ideia no ar de outros remakes da série. Particularmente gosto muito das versões do FF III e IV, e acharia interessante que a empresa realizasse o mesmo trabalho com FF V e VI (principalmente VI).

Além dos dez anos de Final Fantasy XII, teremos outro aniversário importante para a família Square Enix em 2016: 30 anos do primeiro Dragon Quest. Algumas informações já pipocaram sobre isso, e nossa esperança é que títulos novos sejam anunciados (principalmente Dragon Quest XI). A empresa tem o dever de preparar uma festa digna desta série que é um das mais, senão a mais, importante dos JRPGs.
O último título da série principal, Dragon Quest X, é um MMO que nunca chegou ao Ocidente.
Também tem aparecido aqui e ali indicações de que a série Mana receberá novos jogos. Ficamos na torcida, afinal, Secret of Mana (SNES), Seiken Densetsu 3 (SNES) e Legend of Mana (PS) são títulos excelentes. Seria legal ver a franquia ressurgir com força. Por outro lado, Star Ocean 5, RPG da Tri-Ace, já foi anunciado, mas nunca é demais que vejamos mais do jogo. É uma das minhas séries favoritas.

Outra franquia que pode pintar na feira é Hitman. O último game Hitman: Absolution também deu uma revitalizada na série, e nada mais comum que a Square Enix resolva publicar uma sequência. Ficamos no aguardo. Falando ainda da “ala ocidental” da empresa, é possível que uma nova temporada de Life is Strange seja anunciada, ou quem sabe algum novo fruto da parceria com a DONTNOD. Não que seja minimamente provável, mas eu gostaria muito de que a Square Enix pensasse em trabalhar algumas de suas franquias no formato episódico. Eu certamente não me importaria de ver um Final Fantasy, Dragon Quest ou Chrono Trigger no esquema dos “novos adventures”. Mas isso já é chutar qualquer coisa.
Life is Strange está sendo bem legal até agora (faltam 2 episódios). Tomara que a pareceria continue.
Também devemos ficar atentos para a iniciativa Square Enix Collective, na qual a empresa escolhe títulos independentes para apoiar. Talvez um pequeno vídeo com alguns desses projetos possa ser mostrado. Outra coisa que aguardamos é notícias de possíveis localizações. Jogos como Dragon Quest VII e VIII, para 3DS, ainda não possuem expectativa de lançamento ocidental, por exemplo.

Final Fantasy XV, por sua vez, está, aparentemente, mais perto de seu lançamento e, portanto, pode ser que a empresa esteja dando mais atenção para Kingdom Hearts III. Se veremos ou não algo sólido do título nesta E3, só o tempo dirá, mas existe uma boa chance de novas imagens e vídeos do jogo serem apresentados. É o que todos queremos.
Nossos corpos estão prontos!

O que não tem chance de aparecer (mas eu gostaria que aparecesse)

Sendo um ferrenho jogador de RPGs japoneses, sempre fico no aguardo do ressurgimento de algumas franquias. Já fiquei bem feliz com Star Ocean 5, mas agora que deram a mão eu já estou querendo o braço. Imagina que legal se um novo Valkyrie Profile estivesse sendo produzido. Estamos esperando há um bom tempo a história da terceira irmã.
Volta para minha vida, por favor.
Outra que não foi muito bem em seu último game, mas poderia ressurgir das cinzas, é Parasite Eve. Ao lado de Vangrat Story (ou um sucessor espiritual deste), são duas das IPs que eu gostaria muito de ver novamente, em qualquer sistema. Também não seria nada mal uma nova incursão de Final Fantasy Tactics. Os três jogos da série são ótimos (ainda que exista uma diferença gigante entre o FFT de PlayStation e os dois FFT Advanced, lançados para GBA e DS, respectivamente).

Uma das mais recentes IPs da Square Enix também poderia dar as caras novamente. Quem sabe um dia não vejamos um The World Ends With You novo? Ficaria emocionado se o jogo fosse exclusivo do Wii U (com direito a nome infame e tudo: The World Ends With U), mas aceito para qualquer console ou portátil.
Seria o console perfeito para uma sequência.
Sempre esperamos novidades e jogos novos por parte das empresas, e é importante que uma como a Square Enix possa trazer novas IPs para aumentar ainda mais suas franquias. Não custa sonhar, não é mesmo?

E falando em sonhar, quem sabe eles não resolvam falar na conferência que o anúncio de Final Fantasy VII para PS4 na PlayStation Experience foi uma piada de mau gosto, e que eles estão preparando o tão almejado remake do jogo. E quem sabe não anunciam um novo game da série Chrono. Mas aí já estamos sonhando demais.

A conferência pré-E3 2015 da Square Enix acontecerá no dia 16 de junho, terça-feira, as 14h.
E você, leitor. O que gostaria de ver na conferência da Square Enix na E3 2015? O que acha que vai aparecer e o que sonha que apareça, mesmo que seja impossível?
Revisão: Alberto Canen
Capa: Angelo Gustavo
Siga o Blast nas Redes Sociais
Pedro Vicente
Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).