Curtiu Splatoon (Wii U)? Então, experimente também...

A Turf War está com tudo, mas há vários outros jogos que exploram temáticas e mecânicas semelhantes às de Splatoon. Conheça-os!

em 20/06/2015
Splatoon (Wii U) se tornou uma febre no Wii U. De um lado ao outro do globo, não houve quem não tivesse o console e não se interessasse pela novíssima franquia da Nintendo. Mesmo o multiplayer estendendo indefinidamente a vida útil do jogo, há quem tenha achado as opções online muito limitadas ou mesmo queira jogar títulos que explorem de outras maneiras a mecânica ou a temática de jogo. Por isso, confira nossas sugestões do que jogar depois de umas partidas de Splatoon


Kid Icarus: Uprising (3DS)

Está em dúvida entre jogar Splatoon ou Super Smash Bros.? Talvez um shooter em terceira pessoa feito pelo diretor do grande crossover de luta da Nintendo seja um excelente meio termo. Kid Icarus: Uprising (3DS) é o retorno do anjo Pit pelas mãos de Masahiro Sakurai. Trata-se de um jogo de tiro dividido em sessões aéreas (que funcionam como um shooter em trilhos, à la Star Fox) e terrestres (cuja movimentação é livre, assim como em Splatoon). Há também uma grande ênfase para a escolha de armas, divididas em dez tipos totalmente diferentes.
A campanha singleplayer é muito divertida, contando com um enredo repleto de personagens inéditos e interessantes, diálogos engraçados entre Pit, Palutena e os antagonistas durante as missões e inimigos que exploram bem a mecânica de jogo. Mas, se a sugestão de Uprising é para dar continuidade ao viciante multiplayer de Splatoon, não poderia faltar um divertido multiplayer online para até oito pessoas — e com a possibilidade de trocar de arma sem sair da sala!

Sunset Overdrive (XBO)

Acha que Splatoon é a única alternativa de um shooter com uma paleta de cores mais variada do que a de um Call of Duty ou focado em mecânicas de jogo alternativas? Sunset Overdrive (XBO) oferece uma experiência única de viver uma batalha sanguinolenta com zumbis, porém utilizando armas criativas e cômicas, pulando e deslizando em todos os elementos do cenário e com efeitos visuais que parecem ter saído de uma história em quadrinhos.
Explosões, cores, humor e muitas acrobacias
É possível customizar seu protagonista, selecionando as mais bizarras características estéticas, se preferir. Depois disso, a jornada envolve um estranho apocalipse zumbi causado pelo consumo do refrigerante Overcharge. Mas o mais divertido mesmo talvez seja seu modo multiplayer, Chaos Squad, no qual vários jogadores destroem zumbis juntos. Vale tudo no jogo, desde armas que atiram discos de vinis a disparadores de dragões de fogo. Também é absolutamente divertido interagir com o cenário, pois quase tudo serve como pula-pula ou superfície deslizante, abrindo um leque infinito de acrobacias.

deBlob e deBlob 2 (Multi)

Utilizando a tinta menos como uma arma e mais como um elemento vitalizador, deBlob é um divertido jogo que, inicialmente exclusivo para Wii, também foi lançado para PS3 e Xbox 360 em sua continuação. Trata-se de um game de plataforma no qual controlamos Blob, uma bolinha capaz de espalhar tinta por onde anda. Em cada estágio, o objetivo é explorar ao máximo a pintura do cenário, pois é através disso que liberamos mais áreas e fazemos a velha e divertida coleta de itens.
Mesmo na versão de Wii, os visuais são lindos, incentivando o jogador a sempre cobrir o máximo possível de tinta. É possível também experimentar tons diferentes ou mesmo misturar cores para formar uma nova. Outro elemento interessante é a trilha sonora. Ela não só é incrivelmente bem trabalhada, como também se torna mais e mais complexa à medida que mais áreas são pintadas. A cereja do bolo é o seu modo cooperativo, ideal para uma diversão descontraída. 

Super Mario Sunshine (GC)

Comparações com Super Mario Sunshine (GC) foram feitas desde que Splatoon foi mostrado na E3 2014. E não é coisa da nossa cabeça, já que a Nintendo de fato considerou utilizar Mario como protagonista do jogo. Mas, enquanto esperamos pela confirmação de Delfino Plaza como próxima arena adicionada ao jogo, podemos nos divertir com a aventura de Mario atrás dos Shinies.
Em Sunshine, Peach é mais uma vez sequestrada, só que, para resgatá-la, o encanador não apenas precisará realizar os mais complicados desafios de plataforma de um Mario tridimensional, como também terá de limpar tudo pelo caminho. Com a ajuda do equipamento F.L.U.U.D., Mario pode utilizar seu tanque de água para atirar jatos, manter-se no ar por mais alguns segundos e ativar uma poderosa propulsão horizontal ou vertical. Esse novo recurso dá um ar totalmente novo à série. Vale a pena conferir porque tanta gente pede por uma remasterização em HD desse clássico.

Plants vs. Zombies: Garden Warfare (Multi)

Se Splatoon lhe interessou por ser um shooter envolvendo lulas humanóides que disparam tinta, talvez outros games de tiro com uma premissa tão incomum quanto essa também lhe despertem atenção. E a série Plants vs. Zombies, desde seu lançamento para plataformas móveis, tem trazido batalhas épicas entre vegetais defensores e mortos-vivos invasores. Porém, a EA decidiu elevar a fórmula de defender a torre a um shooter frenético em terceira pessoa.
Cuidem bem do seu jardim. Ele pode ser seu último protetor
As batalhas multiplayer de Plants vs. Zombies: Garden Warfare (Multi) são grandiosas, reunindo doze personagens em cada um dos lados da disputa: plantas ou zumbis. Cada vegetal ou morto-vivo funciona como uma classe, abusando de características e visuais únicos. É simplesmente divertido testar cada uma das unidades do jogo, e a composição de todas guerreando ao mesmo tempo é hilária. Fique ligado também nas novidades de sua futura sequência, Plants vs. Zombies GW2 (Multi).

Team Fortress (PC)

Uma lista de jogos tão inventivos quanto Splatoon não poderia ficar sem um título da Valve, não? O shooter Team Fortress é um dos jogos mais famosos da Steam, afinal, é também gratuito. Nele, o jogador deve escolher uma classe para ajudar seu time a derrotar os adversários em modos de jogo que incluem os clássicos capture a bandeira e domine a área. As classes são divididas em três tipos: ofensiva, defesa e suporte.
Acredite, é preciso escolher um tipo de personagem com muita cautela e jogar da maneira mais adequada com ele. Team Fortress, apesar dos visuais cartunescos e coloridos, é bem técnico e complexo. Mas, quando você pegar o jeito, poderá aproveitar uma mecânica de jogo ainda mais minuciosa do que a de Splatoon. As batalhas são mais exigentes, competitivas e disputadas em Team Fortress.

E você, jogador, o que tem sugerido aos seus amigos viciados em Splatoon? Que outros jogos acha que podem ser curtidos entre uma Turf War e outra?
Revisão: Luigi Santana
Capa: Daniel Serazane
Siga o Blast nas Redes Sociais
Rafael Neves
Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).