World Video Game Hall of Fame: conheça os seis primeiros integrantes

Clássicos de diferentes épocas e origens são imortalizados.

em 05/06/2015
Em fevereiro deste ano, o Strong National Museum of Play deu início ao World Video Game Hall of Fame, uma organização criada par reconhecer jogos influentes e que marcaram a história da indústria. Após muitas deliberações, seis jogos foram escolhidos para inaugurar o Hall: Pong (Atari), Pac-Man (Arcade), Tetris (GB), Super Mario Bros (NES)., DOOM (Multi) e World of Warcraft (PC).


É difícil contestar a lista inicial, que inclui jogos significativos e de diferentes épocas. Os campeões desbancam outros games inicialmente cotados, dentre eles Angry Birds (Multi), FIFA (Multi), The Legend of Zelda (NES), Minecraft (Multi), The Oregon Trail (PC), Pokémon (GB), The Sims (PC), Sonic the Hedgehog (MD) e Space Invaders (Arcade). Todos eles são fortes candidatos para entrar no Hall em edições futuras.

Saiba mais sobre os jogos imortalizados no Hall.

Pong

Pela maioria das medidas de impacto popular, Pong (1972) lançou a indústria de videogames. Um jogo simples, envolvendo duas paletas e uma bola, Pong introduziu milhares às alegrias de se jogar videogames. Apesar de não ter sido o primeiro jogo eletrônico e do Magnavox Odyssey já possuir, na mesma época, um jogo de tênis similar, Pong foi o primeiro jogo a conseguir atenção do público em grande escala. Seu sucesso lançou a Atari num papel de proeminente na indústria de jogos. Décadas após seu lançamento, o icônico som de Pong, seus controles intuitivos e sua jogabilidade satisfatória ainda ressoam, convidando pessoas a tentar rebater a bolinha o máximo de tempo possível.

Pac-Man

Pac-Man, lançado em 1980,  fez os videogames avançarem como fenômeno cultural em massa. O simples jogo de labirintos capturou a imaginação de milhões de pessoas e se transformou no arcade mais bem vendido da história. Ao mesmo tempo, o próprio Pac-Man se transformou no primeiro embaixador da era dos jogos — ao mesmo tempo simbolizando os videogames e transcendendo-os, chegando à cultura das massas. O jogo iniciou a primeira febre de licenciamento de jogos, estimulando a venda de consoles, dispositivos portáteis, brinquedos, roupas e até mesmo utensílios domésticos. Desde seu lançamento, Pac-Man e suas muitas variações e sequências mastigou seu caminho em incontáveis arcades, casas e novos espaços digitais.

Tetris

Tetris saiu da União Soviética em 1984 e se espalhou para outros países da Europa Oriental. em 1987, Tetris foi lançado em computadores na América do Norte e Europa. Uma hipnotizante melodia folclórica russa lhe deu uma trilha sonora inesquecível. E quando a desenvolvedora de jogos japonesa Nintendo o lançou junto do Game Boy num mesmo pacote, em 1989, o jogo viajou para todos os cantos do globo, vendendo centenas de milhares de cópias através de várias plataformas. Ele se tornou num ícone cultural tão forte que foi até mesmo projetado nas laterais de construções que arranhavam os céus de cidades ao redor do mundo.

Super Mario Bros.

Criado pelo lendário game designer Shigeru Miyamoto, Super Mario Bros. pulou em cena em 1985, rapidamente se transformando num dos jogos mais reconhecíveis de todos os tempos. Mario apareceu pela primeira vez como Jumpman no jogo de arcade Donkey Kong, mas ganhou seu status de ícone graças a Super Mario Bros. Sua personalidade contagiante e animadora ajudou a revigorar um mercado em crise. Desde sua introdução, o personagem apareceu em mais de 200 jogos e em todos os aparelhos feitos pela Nintendo. Mario não se tornou apenas a cara da Nintendo, mas também o rosto de toda a indústria de jogos.

DOOM

DOOM explodiu nos videogames em 1993 e ajudou a moldar o curso da história dos jogos ao introduzir a ideia de "game engine" (separando as funções básicas de um jogo de outros aspectos, como a direção de arte), encorajando interações multiplayer e popularizando o gênero de tiro em primeira pessoa. DOOM foi um sucesso comercial, mas seu legado mais importante foi o impacto que ele teve na forma, função, sensação e percepção de muitos jogos que o seguiram, como Half-Life e Halo. DOOM também se tornou num símbolo altamente visível do difundido debate sobre a influência dos jogos na violência da sociedade, que emergiu nos anos 1990.

World of Warcraft

Ao trazer dezenas de milhares de pessoas ao mesmo universo virtual, World of Warcraft continua a  remodelar o modo como as pessoas pensam em suas vidas e comunidades online. Neste "jogo multiplayer online massivo de interpretação de papéis" (MMORPG), jogadores criam avatares virtuais únicos para se representarem enquanto exploram um mundo aberto e em constante mudança. Após seu lançamento pela Blizzard Entertainment em 2004, World of Warcraft se transformou no MMORPG mais vendido da história. Em fevereiro de 2015, o jogo possuía mais de 10 milhões de assinantes — número um pouco menor que seu pico de 12 milhões de usuários em outubro de 2010 — com mais de 100 milhões de contas criadas desde o lançamento do jogo.

Siga o Blast nas Redes Sociais
Lucas Pinheiro Silva
Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).