Batman: Arkham Knight (Multi) tem lançamento oficial em São Paulo

Após lançamento mundial do jogo, fãs têm oportunidade de conversar com o dublador do protagonista.

em 27/06/2015
O lançamento do novo jogo do Homem-Morcego, Batman: Arkham Knight, da Rocksteady Studios, foi comemorado pela Warner Bros. Games na quinta-feira, 25, em evento na Livraria Saraiva do Shopping Center Norte, em São Paulo, realizando um bate papo exclusivo com Ettore Zuim, dublador do herói na versão traduzida do jogo. O novo título da série está disponível desde o dia 23 para PlayStation 4 e Xbox One, enquanto a versão para PC está temporariamente indisponível para compra por apresentar qualidade aquém do esperado inclusive nos computadores mais potentes.

Zuim, que fez a voz de Batman também em Injustice e Batman: Arkham Origins além de participar de diversos filmes e desenhos animados, respondeu a algumas perguntas dos mais de 100 fãs presentes, contando sua rotina de dublagem e a experiência em mais um jogo do personagem. Segundo o dublador, o jogo todo foi dublado em apenas dois dias de trabalho, e durante o processo, nada do jogo foi revelado a Ettore, que inclusive revelou que não é fã de videogames.

Questionado sobre dublagens polêmicas, como a de Roger em Battlefield e de Pitty em Mortal Kombat X, Zuim não poupou críticas e declarou que, por não terem um treinamento específico de dublagem, cantores aceitarem este tipo de trabalho é falta de noção: “Para ser dublador, é preciso ser ator, não adianta só ter boa voz. É necessário saber interpretar”.

Ettore, que ainda não apreciou a versão final do jogo com sua voz emprestada ao protagonista, também lamentou a desvalorização pela qual o trabalho de dublagem passa no Brasil, mas não deixou de aconselhar fãs que demonstraram interesse em seguir a carreira: "Os cursos de teatro infelizmente não focam tanto na área de dublagem, mas ensinam que não basta falar, tem que saber usar a voz".


Capa: Felipe Fabricio

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.