Guia para fugir de falsas notícias sobre vazamentos da E3

Chegamos ao período com maior incidência de rumores sobre videogames. Como estar preparado para acreditar no que tem credibilidade?

em 12/05/2015

Estamos no meio mês de maio, faltando apenas um para começar a E3 e, como sempre ocorre neste período, as empresas seguram suas notícias para divulgar no evento. Este ano, em especial, a tendência é que isto se agrave, uma vez que grandes produtoras, como a Bethesda e a Square-Enix, resolveram ter suas próprias conferências, além da inédita conferência focada em jogos de PC.

Este conjunto de circunstâncias é bem propício para que se comecem os palpites a respeito do que vai ser apresentado no evento, além de buscas frenéticas por qualquer pequena informação a respeito do que vai ser mostrado nos palcos de Los Angeles. A busca é tamanha que esses dias descobriram possíveis novos Gears of War e Dishonored, ambos não anunciados oficialmente, na lista de classificações indicativas do Ministério da Justiça.

É nesse ambiente que o NeoGAF ou outros sites lançam aquelas listas da E3 ou aquelas imagens tortas.

Não me entendam mal, eu adoro ficar pensando sobre o que pode aparecer nas conferências. Já fiz um texto sobre o assunto, focado no que eu espero para as franquias da Rare e já apostei publicamente, valendo um tapa, que um Metroid 2D vai sair para o New 3DS. Não apenas isso, como pedi para entrar na conferência da Bethesda porque quero ver um novo Fallout ser finalmente anunciado. Ainda assim, nutro-me de certo ceticismo a respeito desses rumores, natural para quem teve aquele amigo com o tio do Japão que trazia todas as novidades quando a Internet não era uma realidade. Sendo assim, resolvi escrever um pequeno resumo de como ficar esperto neste período.

Dicas para não cair em falsos rumores

A dica é uma só: se parece minimamente suspeito, não acredite. Sendo mais detalhista que eu serei, o Kotaku fez uma lista ano passado de como dizer que um rumor da E3 é fake. Como ela está em inglês e eu não quero excluir ninguém que desconhece o idioma, aqui vai um breve resumo dos principais fakes:

É uma lista gigante

Esta é a mais clássica de todas: um camarada vai, imprime uma lista bonitinha feita no Word em cinco minutos e joga em algum blog ou fórum. Coloca uns jogos razoáveis e outros absurdos e pronto: temos um rumor que em um dia já rodou o planeta. Dúvidas da efetividade disso? Recomendo o relato da brincadeira que o GAMESFODA fez ano passado, na qual houve pessoas acreditando em uma lista com Táxi do Gugu.


É uma tela borrada e com ângulo estranho

Esta aqui é a versão mais moderna da lista gigante e, na verdade, está presente ao longo do ano todo. Alguém tira uma foto meio borrada e lança “tirei essa foto escondido aqui do novo projeto secreto”. As empresas costumam ser bem cuidadosas com seus projetos secretos e não saem mostrando para potenciais espalhadores de informação. Vai ser o caso que vai fazer seu coração bater mais forte, mas faça um esforço para não acreditar.
Dica para o hype: use sucessos
“A fonte profética”

A versão 2.0 do “tio que mora no japão e me falou isso”. Seu habitat natural é um fórum ou o Reddit. Algum membro da comunidade chega falando que ele possui um contato quente dentro da empresa e que precisa contar as notícias que viu. Para reforçar sua credibilidade, ele afirma que já sabia de alguma outra notícia quente antes de todo mundo, que depois veio a se confirmar. Eventualmente ele se diz ser o próprio contato, o funcionário de uma empresa gigante frustrado que resolveu abrir a boca.
Meu tio do Japão mandou a foto do novo jogo do Kojima
A solução para este é simples: ctrl+w (aos pouco íntimos de navegadores, o comando fecha a aba).

O Photoshop

Pegue tudo que falamos da foto borrada. É igual, mas a foto não está borrada. Nada que uma pessoa criativa não consiga fazer com o Photoshop, seja uma capa ou uma captura de tela do jogo rodando. Se nos anos 90 foram capazes de fazer aquele Sonic 4 em cima do jogo do Ligeirinho, não duvide da criatividade das pessoas com a faca e o queijo na mão. Também é uma brincadeira comum durante o ano todo, das mais fáceis de se reconhecer. Vá a páginas confiáveis que divulgam suas notícias e mostram como fonte os meios de divulgação oficiais da empresa.

O conteúdo é puro fanservice

Vamos lá: se você fosse fazer uma lista de possíveis divulgações da Nintendo para a E3, qual conteúdo você poria? Eu certamente faria isso com um jogo secreto com o nome de “Project alguma-coisa”, um remake HD de Mario 64, uma sequência de Ice Climbers e um monte de outros fanservices. Se uma lista parece tão maravilhosa e histórica, ela é provavelmente falsa, feita com seus sonhos que serão desmoronados assim que a realidade vier à tona.


O novo desafiante: o LinkedIn

Em 2015 este aqui virou moda, tanto que não está presente no artigo base. Já tivemos um possível empregado da Ubisoft que colocou em seu currículo que trabalhava em Watch_Dogs 2 e ontem saiu a notícia de um funcionário freelancer contratado pelo estúdio do Guilhermo Del Toro para fazer um trailer de Fallout 4, em um período no qual a Internet está em polvorosa com a primeira conferência da Bethesda aguardando este lançamento.

A priori, é uma fonte confiável, afinal, o LinkedIn é uma rede social para contatos profissionais e as pessoas dificilmente mentirão lá. Todavia, não vai demorar muito para os trolls descobrirem esta fonte para plantar rumores também, então o ceticismo continua sendo nosso melhor escudo.

Mas é sempre mentira?

Não, não é. Ano passado mesmo teve uma foto borrada do menu de Super Smash Bros. For Wii U/3DS divulgada no NeoGAF que, de tão absurda que era, não dava para acreditar. Vejam vocês, o camarada me divulga uma imagem, não coloca o Lucas e os Ice Climbers, mas bota o cachorro do Duck Hunt e o Pac-Man (recomendo fortemente os comentários da notícia do link). Que tipo de idiota ele acha que eu sou? Só que, como já sabemos hoje, era pura verdade.

Você quer que eu acredite NISSO?
A questão é que, para cada situação dessas, existem 100 mentirosas. Eu simplesmente não acreditei (mentira, eu desdenhei horrores das imagens) e, quando lançou, fiquei satisfeito. É uma sensação muito melhor do que acreditar em um mundo de maravilhas e depois ver isso tudo indo para o ralo. Em tempos como estes, ter maturidade para ser igualmente cético e sonhador ajuda bastante, afinal, estamos falando de um meio de entretenimento que amamos, então imaginar seus desejos se tornando realidade é bem gostoso, mas acreditar nisso como se fosse real porque uma lista diz que sim é bem cruel.

Hoje em dia vivemos uma situação bem mais agradável do que a época dos macetes que vinham no boca a boca, faziam-nos ficar horas tentando realizar atos praticamente impossíveis para nos decepcionarmos depois. E isto vindo até de revistas, que deveriam ser os produtos nos quais a nossa confiança deveria estar depositada. O que nos leva a uma outra pergunta…

Por que os sites continuam divulgando estes conteúdos?

Esta semana eu divulguei no PlayStation Blast uma notícia a respeito da invasão do site do Yudi. Fiz isto por dois motivos. Primeiro, porque acho que ele é um ícone da nossa cultura e tal notícia deveria ser feita, afinal, apesar dos prejuízos causados ao artista, a notícia tinha seu quê de humor. Segundo, e principal, queria provar um ponto: financeiramente falando, este tipo de notícia mal-formatada (fiz questão de não passar nos critérios mínimos do Blast) e feita em dois minutos gera mais cliques que uma análise bem-feita, que nos toma dias jogando e produzindo um bom texto.

Felizmente somos uma equipe comprometida com o segundo tipo de conteúdo, o que nos impede de abusar da inocência dos nossos leitores, muitos dos quais não resistiram à tentação de clicar em um falso vídeo de The Legend of Zelda U publicado à meia-noite de um primeiro de abril. De fato, queria postar uma lista falsa no site, apenas como material para este texto, e fui aconselhado a não fazê-lo, por questões éticas com as quais concordo plenamente.

Mas se trazemos fatos não confirmados hoje, é porque sabemos que os leitores gostam deste tipo de material, mas sempre atentos para deixar claro no título que se trata de um rumor, afinal, não queremos enganar ninguém. Infelizmente esta não é a postura ética de alguns sites grandes por aí, que ganham milhares de visualizações enganando seus leitores.

Revisão: Vitor Tibério
Capa: Felipe Araujo

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.