O zé ninguém
Nobody? Organization XIII? Bom, se você é o jogador de Kingdom Hearts que ainda acha que trata-se de uma aventura fantástica de Sora para derrotar Ansem e resgatar seus amigos Kairi e Riku, é melhor tomar muito cuidado com spoilers nessa matéria! Bom, a premissa da série continua sendo essa ainda, mas muita coisa mudou desde o primeiro Kingdom Hearts (PS2) até Kingdom Heart 3D: Dream Drop Distance (3DS). Contudo, para quem não está ligado nos conceitos, Nobody são projeções das pessoas, criadas quando alguém tem seu coração tomado pelas trevas, gerando não apenas um Heartless, mas também uma versão sua sem coração.
Quatorze poderosos Nobody compõem a Organization XIII, liderados por Xemnas, que é a versão sem coração do vilão por trás de toda a saga: Xehanort. Axel era um dos membros dessa organização. Ele ficou encarregado de tutelar Roxas em seus primeiros dias cumprindo missões para o grupo. Não demorou para Roxas e Axel criarem uma forte relação de amizade, que também incluiu Xion logo depois. Por colocar seus dois amigos acima de tudo, Axel, por vezes, entrou em conflito com Xemnas e Saïx. Uma de suas mais importantes missões foi ser um agente duplo durante a expedição ao Castle of Oblivion em Kingdom Hearts: Chain of Memories (GBA).
A relação entre Axel e Saïx sempre foi conflituosa, mesmo que ambos tenham sido amigos quando humanos |
O coringa
Infiltrando-se na conspiração de Marluxia e outros membros da organização no Castle of Oblivion, Axel é responsável pela primeira menção a Sora sobre Roxas e é quem possibilita o encontro do garoto e Naminé. E Kingdom Hearts já nos ensinou há muito tempo que personagens com relações próximas a Sora são sempre importantíssimos. É ainda confuso tentar entender as razões por trás dessas ações de Axel, mas provavelmente sua amizade com Roxas foi o motivo para ajudar Sora. Ainda que bela, a amizade entre Xion, Roxas e Axel só não termina de maneira mais trágica do que a relação entre os protagonistas de Kingdom Hearts: Birth by Sleep (PSP).
Uma amizade bonita... e trágica |
Mas, se as ações de Axel já não foram contraditórias até aqui, saiba que elas ficam ainda mais complexas em Kingdom Hearts II (PS2). Nesse épico título, Axel faz de tudo para recuperar seu amigo Roxas. Inicialmente, ele tenta restaurar suas memórias, mas, após Roxas se unir novamente a Sora, Axel decide ajudar Sora. Sua intenção, no entanto, era fazer o garoto se tornar um Heartless novamente, recriando seu Nobody: Roxas. Ok, ele termina o jogo se redimindo num resgate a Sora, pois percebe que o jovem é justamente o que sobrou de Roxas.
Apesar de ter usado suas últimas forças nesse resgate e, como resultado, acabar sendo engolido pelas trevas, Axel (ainda inexplicavelmente) retorna em Dream Drop Distance. Bom... talvez "Axel" não seja o melhor nome, mas sim Lea, sua versão humana. Então ele deixou de ser um Nobody? Bom, tudo o que sabemos é que ele passou a ser um importante aliado das forças da luz, ajudando o Rei Mickey a resgatar a Rainha Minnie e mostrando que se tornou um usuário da Keyblade!
Luz e trevas
Kingdom Hearts III (Multi) ainda é um mar de incertezas e expectativas, mas já sabemos muito bem que ele será um capítulo conclusivo. Sim, se Axel (ou melhor, Lea), assim como diversos outros personagens, foram nós desatados nos diversos jogos da série, o capítulo final dessa saga provavelmente irá amarrá-lo. E a principal ponta solta sobre ele é: aliado ou inimigo? Pelo caminho que tomou o desenvolvimento de Axel/Lea, é seguro dizer que ele estará ao lado de Sora em Kingdom Hearts III.
Mas, se considerarmos que apenas sete usuários da Keyblade representarão os sete símbolos da luz que se oporão aos treze representantes das trevas, não haveria mais espaço para Lea, uma vez que Sora, Riku, Kairi, Aqua, Ventus, Terra e Mickey já estariam na conta. Uma vaga poderia ser aberta para Lea, pois Aqua ou Terra podem não voltar como lutadores, uma vez estão enrolados em destinos que envolvem ser engolida pelas trevas e ter perdido o próprio corpo. Além disso, o Rei Mickey pode justamente ter passado sua Keyblade para Lea.
"O que!? Uma Keyblade?!". Sabemos que também foi essa a sua reação |
O mestre das chamas
Assim como todos os outros membros da Organization XIII, Axel é cheio de estilo. Seu visual e personalidade lembram os de Reno, de Final Fantasy VII (PS), com quem também compartilha o dublador em várias línguas. Sempre trajando as vestes pretas de sua organização, Axel é conhecido por seus cabelos vermelhos espetados e detalhes em roxo abaixo dos olhos. Sua versão humana não traz esses detalhes, porém foi nela que pudemos ver como ele era jovem. Interessante notar que Lea, em sua juventude, chegou a conhecer e lutar com Ventus, que é fisicamente idêntico a Roxas.
Versões humanas e jovens de Axel (Lea) e Saïx (Isa) |
Sua personalidade é, como já concluímos, bem intrigante. Em alguns momentos, é calmo e calculista, enquanto em outros é pavio curto e resmungão. Tem seus momentos de demonstração de carinho e preocupação por seus amigos e, em outros, trai companheiros e sequestra pessoas. Sua relação com Roxas e Xion, no entanto, é o grande responsável pela inconstância de seu ser, chegando até mesmo a derramar uma lágrima ao final da versão Final Mix de Kingdom Hearts II.
Mas o que garantiu a tamanha participação de Axel no enredo de Kingdom Hearts foi, sem dúvida, sua tremenda força. Usuário das charkrams, um par de armas em formato circular, chamadas Eternal Flames, Axel é capaz de atacar a curta e a longa distância, combinando suas lâminas com poderes de fogo. Em Kingdom Hearts: 358/2 Days (DS), temos a chance de jogar como ele através do Mission Mode.
Revisão: Jaime Ninice
Capa: Diego Migueis