1872: Bem vindo ao futuro
O nome do game remete ao livro do escritor Jules Verne “A volta ao mundo em 80 dias”. Na verdade, dizer apenas isso é errado, 80 Days é praticamente uma versão jogável do livro. Os nomes dos personagens principais são os mesmos, assim como diversos conceitos e aspectos presentes na história do famoso escritor francês. Da mesma forma que o livro, o game se passa em um 1872 diferente, steampunk, cheio de máquinas chamadas de autômatos e uma boa dose de aventura.Controlamos o francês Jean Passepartout, ajudante e mordomo do britânico Mr.Fogg. Seu chefe que o avisa abruptamente que eles vão viajar pelo planeta em uma aventura para vencer uma estranha aposta: dar a volta ao mundo em 80 dias. Simples? Longe disso.
Nossos heróis apostadores. |
Viajar é preciso, viver não é preciso
Mas como funciona o jogo? Basicamente 80 Days é uma mistura entre momentos de gerenciamento de recursos e textos interativos. E o título tem uma quantidade muito grande de texto em inglês. É uma experiência para quem não se importa, ou até mesmo gosta, de ler bastante. Todos os acontecimentos nos são narrados como se fosse o Passepartout escrevendo em seu diário.Fazemos escolhas baseadas no que ele está contando. E são muitas a serem feitas em um número exponencial de interações. 142 cidades fazem parte do pacote, sendo que em minha primeira partida eu fui em somente 22. E, mesmo nessas que fui tive a impressão de que havia muito mais acontecimentos e desdobramentos possíveis. Do nada, você pode ser capturado por facções na Índia e perder vários dias, ou até mesmo ajudar a resolver um caso de assassinato em um trem, e talvez até, quem sabe, envolver-se com grupos rebeldes em Roma. Existe uma série de história fascinantes embutidas no jogo.
Para quem gosta de ler bastante, 80 Days é uma ótima pedida. |
Existem vários itens para gerir. Alguns não só rendem dinheiro, como podem ser úteis para que uma parte da viagem seja menos cansativa, por exemplo. |
Uma aventura cheia de histórias
Por mais que as mecânicas de gerenciamento sejam competentes, o jogo brilha mesmo em sua narrativa. São contos interessantes e de escalas variáveis. Em dado momento, podemos conversar despretensiosamente com alguém em um bar e ver uma briga, em outro, chegamos em uma cidade que está sendo atacada por outra nação. Se de vez em quando vemos manifestações e momentos grandiosos sem nos intrometer, em outros nos vemos no centro dos acontecimentos, no olho do furacão.Mas nada disso daria tão certo se o jogo não fosse tão bem escrito. Não são só os eventos que são interessantes, como o próprio texto é muito bem trabalhado. A inkle, desenvolvedora de 80 Days, trabalha a vários anos com histórias interativas, e desenvolveu uma ferramenta disponível para que outras pessoas possam criar seus textos interativos. A qualidade de 80 Days, nesse sentido, não é algo acidental.
Cada cidade traz diversas possibilidades e contos. |
Mesmo “apenas” escolhendo o caminho da narrativa a partir de minhas escolhas, a sensação de tensão é muito grande, pois há muita coisa em jogo. Quando o gigante lutador tombou, minha alegria foi imensa ao ver a soma de dinheiro que entrou em nossas carteiras. Imediatamente, conseguimos pagar a caríssima passagem de Nova Iorque direto para Londres.
Dá para comparar o nosso caminho com o de outros jogadores. |
Terminei minha primeira jornada tendo me envolvido em uma briga em Roma, mas também conhecendo Istanbúl, sido capturado por rebeldes na Índia (e perdido vários dias no processo), passado por uma Dubai rural e pequena (muito diferente da que temos em nossa cabeça), feito vários amigos, alguns colegas e, ainda bem, poucos inimigos. Beijei um cara no navio de Manila para o Panamá e ganhei a derradeira briga que nos levou para Londres. 80 Days é uma viagem inesquecível, ou melhor, várias.
Prós:
- Bom roteiro e qualidade do texto;
- Combinação competente de narrativa interativa com gerenciamento de recursos;
- Trilha sonora gostosa;
- Parte visual simples, porém caprichada.
Contras:
- O texto pode ser ambíguo e confundir em alguns momentos na hora de fazer escolhas;
- No começo apresenta muitos conceitos que demoram para serem assimilados caso não se conheça a história do Jules Vernes.
80 Days — inkle — iOS/Android — Nota: 9.0
Revisão: Jaime Ninice
Capa: Daniel Silva