Celebridades nas propagandas de videogames

Embora Marcelo Resende seja a celebridade mais recente a protagonizar um anúncio de videogame, desde a década de 80 diversas outras também já participaram.

em 28/03/2015
Recentemente, o jornalista e apresentador do programa Cidade Alerta, Marcelo Resende, virou notícia ao participar da propaganda de Battlefield: Hardline, lançado em 17 de março deste ano. O fato causou surpresa em muitos gamers, já que em 2013 o jornalista já havia criticado os videogames durante uma das edições do Cidade Alerta, na qual discutia o caso do garoto Marcelo Pesseguini, que teria assassinado a família e cometido suicídio.


Na propaganda, Marcelo apresenta um suposto “programa jornalístico”, intitulado de Linha Dura, no qual anunciava que jovens estavam desarticulando quadrilhas e, ao fim, falava sobre a pré-venda do jogo, confira:


Porém, Marcelo não é a única celebridade, ou pessoa “famosa”, a fazer propaganda de games ao longo das décadas. Muitos artistas já fizeram anúncios de jogos ou consoles, desde a década de 80.

Garimpando a internet, é possível encontrar várias dessas propagandas, muitas pérolas dignas de estar neste Top 10, porém, como o nome determina, selecionamos apenas as dez mais criativas ou mais inusitadas.

Este é o nosso Top 10, em uma lista que não está em ordem de preferência, mas sim de época aproximada de sua veiculação. Algumas atualmente podem parecer muito bregas ou mal feitas, mas lembrem que são antigas, e estavam de acordo com os padrões de sua época. 

Confira e descubra se alguma de suas celebridades favoritas estão entre elas!

10. Alan Alda  Typo Attack para Atari XL

A partir de 1979, a Atari desenvolveu, além de videogames, uma linha de computadores pessoais de 8 bits e, dentre eles, estava o Atari XL, estrela da propaganda, que mostra uma menina jogando um jogo chamado de “Typo Attack”, e Alda dando dicas de como jogar. A menina, por sua vez, pergunta se ele também deseja jogar, ao que Alda complementa dizendo que ela poderia se tornar uma verdadeira “digitadora” apenas por se divertir jogando o título lançado para o Atari XL.



Alan Alda foi um grande ator, diretor e roteirista americano, que ganhou seis Emmys e o Globo de Ouro. Foi, também, indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante, em 2005, por seu papel em O Aviador, de Martin Scorcese.

Alda foi muito famoso por sua personagem na clássica e antiga série americana M*A*S*H, a qual talvez seja desconhecida de muitos leitores, mas certamente é conhecida de alguns familiares acima dos 30 anos. Entre seus trabalhos mais recentes, está a série The West Wing, sim, aquela com Martin Sheen, pela qual ganhou o Emmy de melhor coadjuvante em série dramática no ano de 2006.

09. William Shatner  Commodore VIC-20

Quem diria que o icônico William Shatner já fez propaganda de um computador-videogame?



No início da década de 80, William Shatner, nosso eterno Capitão Kirk de Jornada nas Estrelas, foi o garoto propaganda do Commodore VIC-20, onde pergunta aos telespectadores a razão de comprar apenas um videogame se, por menos de 300 dólares, seria possível comprar o Commodore VIC-20.

Shatner segue, então, explicando que o VIC-20 é um computador pessoal “com teclado de verdade”, e com o qual, além da família toda poder “aprender computação”, todos poderiam se divertir, pois funcionava também como videogame.

08. Pelé, Mario Andretti e Kareem Abdul-Jabbar  Comercial do Atari na Espanha

Novamente a Atari ataca. Este foi o comercial de lançamento do Atari no mercado espanhol, com destaque para seus jogos esportivos. E, falando em jogos esportivos, porque não utilizar celebridades da fórmula um, do futebol e do basquete para apresentar cada título? Por que não mostrá-los jogando os jogos de suas especialidades? E foi assim que Pelé, Andretti e Kareem foram selecionados como garotos-propaganda de suas respectivas modalidades esportivas.


Kareem foi um dos maiores jogadores da NBA, tendo iniciado sua carreira por volta de 1969, 1970, se aposentando pelo Los Angeles Lakers em 1989. Mario Andretti, por sua vez, é um piloto nascido na Europa, e naturalizado americano quando sua família migrou para os Estados Unidos. Bastante famoso no mundo da velocidade, foi campeão mundial da Fórmula 1 em 78. E Pelé... Bom, acho que ele dispensa apresentações.

07. Jack Black  Pitfall

O ano era 1982. Thomas Jacob Black, conhecido atualmente como Jack Black, na época com 13 anos, foi a estrela de um comercial do jogo Pitfall.



Tal comercial teria sido o “primeiro trabalho” de Black para a TV, como garoto propaganda, sendo que sua carreira como ator, tanto no cinema, como na TV, iniciou em 1991.

Pitfall havia sido lançado recentemente para o Atari 2600, e se tornou o segundo título mais vendido do console.

06. Michael Jackson  Sega Genesis (Mega Drive)

Na década de 90, a SEGA tentava competir com a Nintendo, com seu novo console, o Genesis (Mega Drive). A competição, na época, era, de fato, acirrada. Assim, a SEGA decidiu apostar no ídolo Michael Jackson, bem como nos ídolos do esporte americano na época, Joe Montana, Pat Riley e Buster Douglas.



São 30 segundos recheados de cenas dos jogos do Mega Drive protagonizados pelos convidados especiais, que aparecem brevemente, e com a frase “Genesis faz” (Genesis Does, no original em inglês) sendo repetida até que, no final, vem o golpe fatal: “Genesis faz o que a Nintendo não faz”, em tradução livre do original “Genesis does what Nintendon’t”.

Cabe ressaltar que SEGA e Nintendo protagonizaram uma guerra publicitária, tendo ambas protagonizado, ainda, diversos confrontos e alianças.

05. Paul Rudd  Super Nintendo

O ano é 1991, e um “adolescente” estrela uma propaganda do Super Nintendo, na qual eram citadas algumas características do console aos telespectadores, bem como eram mostrados alguns de seus principais títulos.



O adolescente? Um jovem chamado Paul Rudd, que na época não tinha mais nada de adolescente, pois já contava 22 anos de idade. Rudd é mostrado jogando F-Zero, SimCity, Pilotwings e Legend of Zelda - A Link to the Past.

Paul Rudd interpretava a personagem Mike em Friends, e seu trabalho mais recente é o filme Homem-Formiga, da Marvel, deste ano, onde interpreta a personagem-título. Rudd também estará em Capitão América 3: Guerra Civil, cuja estreia ocorrerá ano que vem.

04. Vin Diesel  Alien VS Predador para Atari Jaguar

“Apresentando Alien VS Predador para o Atari Jaguar de 64 bits”, assim começa o comercial cuja narração é feita por Vin Diesel, que não chega a aparecer no vídeo, enquanto, ao fundo, vemos um jovem entretido em meio à aventura.



A narração de Vin Diesel, que segue dizendo que talvez você não queira jogar a sós, dá um tom meio sombrio ao comercial, e o vídeo termina com uma assustadora mão alienígena batendo uma mão humana no ombro do jogador.

O que dizer desse comercial, novamente, da Atari, a campeã no uso de celebridades nas décadas de 80 e 90? O console apresentado no comercial, Atari Jaguar, foi o último lançado pela empresa, no ano de 1993, visando ter um preço mais competitivo do que o Mega Drive e o Super Nintendo, já que a Atari Corporation acreditava que não poderia superar ambos em termos de hardware.

O Atari Jaguar teve cerca de 115 títulos, sendo Aliens VS Predador o de maior peso, o campeão, do console.

03. Lionel Messi, Karim Benzema e Outros  FIFA 13

Como divulgar um jogo de futebol da Federação Internacional, uma das franquias mais famosas dos fãs de games esportivos? Com ilustres jogadores, claro.



Lionel Messi dispensa grandes apresentações, principalmente em nosso país, onde o futebol é um esporte com grande popularidade e, ainda no ano passado, sediamos uma Copa do Mundo.

Quanto ao comercial de FIFA 13 em si, não há nada de muito impressionante. Jogadores famosos se enfrentam em partidas virtuais.

02. Chuck Norris  World of Warcraft

World of Warcraft é um dos jogos que mais investe em propagandas com celebridades. Atores como William Shatner, atores/lutadores como Mr. T, cantores como Ozzy Osbourne e, pasmem, até Chuck Norris já foram garotos-propaganda do famoso MMO da Blizzard.



Todos os comerciais são dignos de nota, e facilmente achados no YouTube, no entanto, não podíamos deixar de fora dessa lista o vídeo protagonizado pelo ilustre Chuck Norris. Nele, o narrador afirma que há 10 milhões de pessoas no World of Warcraft porque Norris lhes permite viver, tal fato é seguido por uma frase de impacto proferida por Chuck: “Eu sou Chuck Norris e aprovo esse jogo”.

01. Robbin Williams  The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D

Obviamente não seria possível encerrar essa lista sem um dos comerciais mais icônicos envolvendo celebridades e videogames. No comercial de The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D, Williams, falecido ano passado, narra seu primeiro encontro com Zelda, e tudo que fez por ela, quando é interrompido por sua filha, chamada de Zelda em homenagem à princesa, que lhe indaga se ele a está confundindo com a princesa novamente.

Williams era fã assumido de videogames, tornando-se garoto propaganda da Nintendo, começando com a propaganda de Ocarina of Time 3D,  juntamente com sua filha Zelda, com quem protagonizou também o comercial de The Legend of Zelda: Skyward Sword.



A Atari, como se vê, sempre foi a empresa que mais investiu pesado em propagandas com celebridades, embora a qualidade dessas propagandas, observando com um olhar atual, pareça meio duvidosa.

Nos tempos atuais, a série de propagandas com celebridades da Blizzard representa também um dos maiores investimentos, em termos quantitativos, além de serem bem-humoradas, criativas e bem produzidas. Mas, verdade seja dita, nenhuma é tão sentimentalmente emocionante como as propagandas protagonizadas por Robin e Zelda Williams.

E vocês, quais são suas propagandas preferidas com participação de celebridades? Lembram de mais alguma propaganda antiga com celebridades não mencionadas aqui? Compartilhem nos comentários!

Revisão: Alberto Canen
Capa: Felipe Araujo

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.