Alexey Pajitnov, pai do Tetris, é o aniversariante do dia

Criador de Tetris comemora 59 anos e nós, do GameBlast, não poderíamos deixar de parabenizá-lo e contar um pouco da história deste gênio russo.

em 14/03/2015

Super Mario World? GTA? God of War? O jogo que eu mais joguei foi criado pelo mestre Alexey Pajitnov, que hoje completa 59 anos de vida. Apesar de todo o sucesso de sua maior criação, Tetris, o início da carreira do mestre não foi fácil. Vamos ver como Pajitnov conseguiu superar os problemas iniciais e, ainda, dar a volta por cima.

O Início foi russo

Alexey Leonidovich Pajitnov nasceu em 14 de marco de 1956, em Moscou, antiga União Soviética. Sabe-se sabe muito pouco sobre a sua infância, mas ele se graduou em Matemática Aplicada pelo Instituto Aeronáutico de Moscou. Logo formado, o pioneirismo no estudo do reconhecimento de fala e linguagens artificiais renderiam-no um trabalho na Academia de Ciências de Moscou. Serviço controlado totalmente pelo governo.
Lá, trabalhava em um cubículo apertado com outros programadores, em uma rotina que podia chegar a 14 horas de trabalho ininterruptas. Era muita gente trabalhando junto. Em dado momento, o espaço, disponível para quatro ou cinco pessoas, comportava 15. Por isso, preferia trabalhar até tarde, quando não havia mais tantas pessoas. Obviamente que todo o trabalho de pesquisa serviria apenas para fins militares.

Desenvolvendo projetos em segredo

Foi quando conseguiu um PC só pra ele que Pajitnov começou a criar jogos para testar a capacidade da máquina. Estes jogos de raciocínio foram lançados, posteriormente, pela Microsoft com o nome de "Microsoft Entertainment Pack: The Puzzle Collection". Mas foi em 1984, junto de seu amigo Vladimir Pokhilko — um psicólogo clínico russo interessado nas interações entre homem e máquina — que foi lançado o seu grande sucesso: Tetris.
De início, o game de encaixar blocos circulava apenas nos meios acadêmicos, porém, uma cópia foi parar nas mãos da Bullet-Proof durante uma convenção em Las Vegas. A visão de que o jogo viraria febre fez a empresa bancar a imigração de Pajitnov para os Estados Unidos,. lançando, assim, o jogo naquele país em 1989. Estima-se que a franquia tenha superado a venda de 70 milhões de cópias físicas, além de cerca de 100 milhões de downloads em plataformas mobile a nível mundial.

Como Foi desenvolvido em um computador estatal, o Governo Russo entrou com uma ação requerendo todos os royalties do jogo. Foi preciso um longo processo, além do fim da URSS, para que, em 1996, Pajitnov pudesse receber o dinheiro da venda do jogo.
soviéticos jogam jogo capitalista em novo desafio para PC

E a Nintendo também se beneficiou

A parceria entre Alexey Pajitnov e Hiroshi Yamauchi ocorreu por intermédio de Henk Rogers, na época diretor executivo da Bullet-Proof company. Citando Rogers em uma entrevista ao site Wired: “Algumas pessoas dizem que Tetris fez o Game Boy, e algumas pessoas dizem que o Game Boy fez o Tetris. Eu acho que ambos estão certos e a parceria foi o que tornou nossas empresas muito mais próximas”.
Yoshi's Cookie foi a forma de Pagitnov ver o Reino dos Cogumelos. Trata-se de um quebra-cabeça, bastante parecido com o Cubo Magico (Rubiks Cube), porém, de forma plana. O objetivo do jogo é alinhar os símbolos em uma linha reta, horizontal ou vertical, para que esta desapareça.

Microsoft investe no passe

Depois dessa data, o desenvolvedor russo foi convidado a participar da produção de jogos na Microsoft, antes do Xbox, que incluía jogos menores. Sentiu-se deslocado, pois, também, a maioria dos seus jogos foi cortada do cronograma. Pajitnov ainda viria a participar de um port par o o Xbox 360 do Hexic, que foi incluído nas versões premium do console. Não obstante, Alexey ganhou muito dinheiro com ações da Microsoft, além dos direitos de sua criação máxima e hoje leva uma vida tranquila junto da família.

Principais Reconhecimentos

Mesmo tendo uma atuação discreta no cenário de produção de jogos, o pioneirismo de Alexey Pajitnov contribuiu para que ele fosse homenageado com diversos prêmios importantes. Vejamos alguns:

- 1996: foi nomeado pela Gamespot como uma das quatro maiores mentes de todos os tempos no desenvolvimento de jogos para computador;

- 2007: recebeu o prêmio Penguin de desenvolvedores de jogos pelo pioneirismo no mercado de "jogos casuais";

- 2009: sua maior criação, Tetris, foi nomeado o segundo jogo mais vendido de todos os tempos pelo livro dos recordes, o Guiness Book. No mesmo ano, recebeu o prêmio honorário no LARA - Der Deutsche (premiação de videogames que ocorre na Alemanha);

- 2012: A IGN considerou como o maior produtor de um único sucesso de todos os tempos.

Revisão: Jaime Ninice
Capa: Diego Migueis



Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.