Um estilo diferente de jogar
Speedrun é o nome que se dá a uma sessão de um game na qual o objetivo do jogador é finalizar um título (ou até mesmo uma fase, segmento, etc) no período de tempo mais curto possível, sem utilizar truques ou cheats. É diferente de uma jogatina na qual experimentamos o jogo com o intuito de acompanhar a história, explorar e admirar as fases e ambientes, ou, simplesmente, finalizá-lo em um ritmo mais tranquilo.Shadow of the Colossus pode ser um jogo para se contemplar devagar e silenciosamente. Mas quem disse que ele não rende ótimas corridas? |
Super Mario 64, em 22 minutos e com 1 mão?
Não é incomum que os corredores aumentem ainda mais o desafio. O runner PEACHES_, por exemplo, resolveu terminar Super Mario 64 utilizando apenas uma mão. No modo 16 estrelas (tem também o 120 estrelas), que se utiliza de um glitch, o apelão conseguiu terminar o game em 22 minutos e 22 segundos. Impressionante!
Modos, categorias e regras
Existem alguns modos diferentes dentro do speedrun. O principal é chamado de Any%, no qual vale qualquer coisa (dentro das regras) para finalizar a corrida. Já o modo 100% é aquele em que o corredor precisa realizar a maioria das tarefas do jogo (em títulos em que não existe um contador de porcentagem, a comunidade discute e decide o que é importante o suficiente para entrar na contagem). Existe também o modo Low%, mas ele é pouco jogado porque acaba sendo englobado no Any% e, dependendo do jogo, é até mais demorado que este último.A corrida pode ser em um único segmento. Ou seja, em uma tacada só, sem salvar para tentar melhorar o tempo em cada parte unitariamente, ao contrário do modo segmentado. Existem também as races, na qual dois runners competem simultaneamente (o que é bem legal em eventos).
Half-Life é outro título que rende boas speedruns. |
Dois pilares da corrida
Duas franquias são essenciais nessa história: Doom e Metroid. A comunidade de speedrunners era grande quanto o assunto eram os dois jogos. Se o FPS foi um dos primeiros títulos a permitir a captura de vídeos, a fantástica saga de Samus é uma das mais queridas pelos corredores. Foi, inclusive, a partir de Metroid que os corredores mais antigos cunharam o termo Any%, visto que o título trazia um contador de porcentagem.
De clássicos a desafiadores
É muito difícil encontrar algum título que não tenha um speedrun, e, consequentemente, recordes a serem desafiados. Desde clássicos como Super Mario Bros. 3, The Legend of Zelda: Ocarina of Time e Sonic the Hedgehog 2, até games desafiadores, como Battletoads e Super Ghouls and Ghosts, a comunidade de runners topa qualquer desafio.Mega Man X, um dos games mais queridos, por corredores ou não, exemplifica muito bem o speedrun. Muitos jogadores preferem a versão japonesa, por conta dos caracteres tornarem o tempo dos diálogos mais rápidos em relação a versão americana. Além disso, a forma como a ordem dos estágios é organizada permite que o corredor organize a rota, às vezes, indo e voltando em uma determinada fase.
Que difícil que nada
Outra franquia que rende boas corridas é também uma das minhas preferidas: Souls. Ainda que o jogo tenha fama de difícil, para o jogador Tyler, Dark Souls é apenas um passatempo de 51 minutos. O recorde é fruto de muito planejamento e execução quase perfeita. É bonito de ver a frieza e habilidade do rapaz.
A longos e demorados
Engana-se, porém, quem acha que apenas platformers, shooters, e outros gêneros possivelmente mais curtos são os escolhidos para um speedrun. Longuíssimos RPGs como The Elder Scrolls V: Skyrim e Dragon Age: Inquisition podem ser completados em menos de 2 e 4 horas, respectivamente.Títulos fortemente centrados na narrativa também não escapam. The Last of Us e Metal Gear Solid, por exemplo. O primeiro já foi finalizado em menos de 4 horas (e no modo Survival), e o segundo, em menos de 1 hora e 10 minutos.
Ultrapassando limites e almejando a perfeição
Como eu comentei no começo do texto, conseguir bater recordes é algo que exige muito tempo e dedicação do corredor. São inúmeras incursões pelo jogo escolhido, estudo, análise de corridas bem sucedidas e, sobretudo, um minucioso planejamento da rota que será feita. Não é nada fácil.Nesse sentido, o speedrun é parecido com os esportes. O runner almeja se aperfeiçoar cada vez mais, bater recordes pessoais, e até mesmo mundiais. É uma espécie de competição com os outros membros da comunidade, mas sobretudo consigo mesmo.
Correndo por uma boa causa
Um evento muito interessante é o Awesome Games Done Quick (Jogos Incríveis Feitos Rapidamente, em uma tradução livre), ou simplesmente AGDQ. Além de exibir várias corridas maravilhosas, o evento angaria dinheiro para um instituto de prevenção ao cancer. Atualmente, ele acontece duas vezes ao ano e pode ser acompanhado pelo Twitch. O primeiro de 2015 aconteceu em Janeiro, e o próximo será no verão americano (nosso inverno). Vale muito à pena conferir!
Só o início da corrida
Para quem quiser se aventurar no speedrun, ou até mesmo conhecer e acompanhar os feras, eu indico os sites SpeedDemos Archive e The Sunday Sequence. Neles, você pode conhecer muito mais desse mundo que foi apresentado aqui de maneira breve. E, claro, buscar no YouTube a corrida perfeita daquele jogo que você tanto gosta é sempre uma ótima opção.Não sou um runner. Infelizmente não tenho tempo o suficiente para me dedicar a um único jogo (prefiro gastar o tempo livre em vários), mas admiro bastante, no entanto, o esporte. Essa matéria traz apenas um pouquinho dessa comunidade veloz, frenética e competitiva.
E você, leitor, possui interesse pelo tema? É ou tem vontade de ser um corredor? Conte-nos!
Revisão: Jaime Ninice
Capa: Diego Migueis