Conheça Sid Meier, o mestre da estratégia

Conheça a mente por trás de grandes lançamentos que influenciaram e continuarão a influenciar o mundo dos games.

em 24/02/2015

Nem todos sabem, mas hoje é um dia muito importante para a história dos jogos. Sidney K. Meier nasceu em 24 de fevereiro de 1954, em Sarnia, no Canadá, e completa 61 anos. Reconheceu o nome de algum lugar? Ele é um dos mais importantes desenvolvedores de games. Talvez você o conheça pelo fato de ter utilizado o próprio nome em alguns dos títulos que desenvolveu, sendo o mais famoso deles a franquia Sid Meier's Civilization.


Apesar de ter nascido no Canadá, ele acabou se mudando para os EUA, onde estudou Ciência da Computação. E ali começaram suas atividades de desenvolvedor, criando e alterando jogos em seu Atari. Não demorou em chamar a atenção de seu patrão John Wilbur "Wild Bill" Stealey, e em 1982 ambos fundaram a MicroProse.
Uma fábrica de clássicos.

O começo de tudo

A companhia começou desenvolvendo simuladores de voo, ganhando fama nesse segmento. Eventualmente alguém sugeriu criarem um jogo baseado em piratas em vez de aviões, e Meier adorou a ideia. E já que as pessoas na época gostavam dos simuladores de voo feitos por Sid Meier, Bill Stealey sugeriu que ele colocasse seu nome nesse jogo sobre piratas. Segundo Stealey, essa sugestão foi de ninguém menos que o ator Robin Willians, pois o nome de Sid nas caixas ajudaria a vender os novos jogos. E assim aconteceu o lançamento de Sid Meier's Pirates!, um sucesso em 1987 por permitir viver a vida de um pirata no Caribe dos séculos XVI e XVII com enorme liberdade de escolhas e ações.

Pirates! foi uma das bases para jogos com mundos abertos. Você podia visitar regiões de todo o Caribe.
Houve outros jogos que ele participou sem seu nome no título, como Red Storm Rising e F-15 Strike Eagle. Mas os grandes projetos ficavam marcados com Sid Meier's. O lançamento seguinte foi Sid Meier's Railroad Tycoon em 1990. A inspiração para o jogo veio ao observar a linha de trem que existia próximo da casa de seus avós. Ele imaginou coordenar esses trens junto ao modelo de construção que viu em SimCity. Ali ele entendeu que jogos não precisavam ser necessariamente sobre destruir coisas, mas que também poderia construí-las. E assim nasceu o simulador de construção de ferrovias de enorme sucesso.
Pode parecer feio, mas Railroad Tycoon foi um marco na época pela complexidade de gerenciamento.


Toda a experiência angariada neste meio tempo o levou às ideias de Sid Meier's Civilization. Com uma equipe de cerca 10 pessoas trabalhando arduamente durante um ano, criaram um modelo complexo de gerenciamento de cidades, exploração e combate que remete a jogos complexos de tabuleiro. Construir um império que superasse as barreiras do tempo impressionou muita gente, já que o primeiro Civilization alcançou mais de oito milhões de unidades vendidas. Isso em uma época sem distribuição digital de jogos e com computadores limitados a poucas pessoas, era um grande feito. O sucesso se estendeu com versões de SNES, Saturn e PlayStation, assim como em Sid Meier’s Civilization II, Sid Meier’s Civilization III, Sid Meier’s Civilization IV e Sid Meier’s Civilization V.
A evolução do primeiro até o último lançamento de Civilization. Muita coisa mudou, não?

Um nome de sucessos

Seus sucessos não pararam por aí. Sid Meier participou de novos jogos de estratégia com outras temáticas, como Sid Meier's Colonization, Sid Meier's Gettysburg!, Sid Meier's Alpha Centauri, Sid Meier's Covert Action, Sid Meier's Civilization: Beyond Earth e até mesmo Sid Meier's SimGolf, em parceria com a Maxis de Will Wright. Ele desenvolveu até mesmo uma das primeiras versões do popular card game Magic the Gathering para computadores.
Sid e Will Wright juntos conseguiram mostrar que até montar campos de golfe podia ser divertido.


Ele possui dois princípios ao desenvolver jogos: o primeiro é permitir que os jogadores montem suas próprias histórias, ao permitir que escolham suas ações e isso reflita como desejam prosseguir. Já a segunda, é que seus jogos sejam divertidos e que te incentivem a continuar jogando, um pensamento parecido com o de Shigeru Miyamoto. Ele gosta de jogar o que está desenvolvendo e se divertir enquanto isso. Se não achar divertido, tem algo errado.

Meier foi a segunda pessoa a receber o prêmio da Academy of Interactive Arts and Sciences Video Game Hall of Fame, no ano após Shigeru Miyamoto ter sido homenageado. O prêmio é uma espécie de Oscar do desenvolvimento de games, destinado a pessoas que criaram grandes inovações na indústria.
Sid recebendo o prêmio em 2008 pelo conjunto de sua carreira.


Hoje em dia, ele é diretor de desenvolvimento criativo da Firaxis Games, um estúdio que fundou junto com ex-funcionários da MicroProse em 1996. O cargo dá total liberdade para ele participar de diversos projetos, mesmo que indiretamente. Por exemplo, ele participou do desenvolvimento de X-COM: Enemy Unknown lançado em 2012, e voltou recentemente a colocar seu nome em um jogo com Sid Meier's Civilization: Beyond Earth, lançado no final de 2014. Seus colegas o listam como uma pessoa amigável, sempre disponível para ouvir e ajudar com suas ideias. Uma das poucas coisas que o chateiam foi não ter pensado em criar Tetris ou a série Guitar Hero.
Como seria Guitar Hero se também tivesse o nome do Sid?

Os trabalhos de Sid Meier

Aqui estão listados somente os jogos nos quais ele está nos créditos de produção, e são muitos. Além desses, Meier chegou a compartilhar suas ideias em diversos outros projetos mesmo não colocando a mão na massa diretamente, bem como influenciou trabalhos de outras empresas. Se você gostou de jogar Age of Empires ou The Sims, por exemplo, saiba que seus desenvolvedores buscaram muitas inspirações junto a Sid. Algumas vezes perguntando diretamente a ele. Bom vamos a sua extensa lista de jogos:
  • Spitfire Ace (1982)
  • Hellcat Ace (1982)
  • Floyd of the Jungle (1982)
  • Chopper Rescue (1982)
  • NATO Commander (1984)
  • Solo Flight (1984)
  • Kennedy Approach (1985)
  • F-15 Strike Eagle (1985)
  • Silent Service (1985)
  • Crusade in Europe (1985)
  • Decision in the Desert (1985)
  • Conflict in Vietnam (1986)
  • Gunship (1986)
  • Sid Meier's Pirates! (1987)
  • Red Storm Rising (1988)
  • F-19 Stealth Fighter (1988)
  • F-15 Strike Eagle II (1989)
  • Sword of the Samurai (1989)
  • Sid Meier's Covert Action (1990)
  • Sid Meier's Railroad Tycoon (1990)
  • Sid Meier's Civilization (1991)
  • Pirates! Gold (1993)
  • Sid Meier's Colonization (1994)
  • Sid Meier's Civilization II (1996)
  • Magic: The Gathering (1997)
  • Sid Meier's Gettysburg! (1997)
  • Sid Meier's Antietam! (1998)
  • Sid Meier's Alpha Centauri (1999)
  • Sid Meier's Civilization III (2001)
  • Sid Meier's SimGolf (2002)
  • Sid Meier's Pirates! (2004)
  • Sid Meier's Civilization IV (2005)
  • Sid Meier's Railroads! (2006)
  • Sid Meier's Civilization Revolution (2008)
  • Sid Meier's Pirates! Mobile (2008)
  • Sid Meier's Civilization IV: Colonization (2008)
  • Sid Meier's Civilization V (2010)
  • Sid Meier's CivWorld (2011)
  • X-COM: Enemy Unknow (2012)
  • Sid Meier's Ace Patrol (2013)
  • Sid Meier's Civilization Revolution 2 (2014)
  • Sid Meier's Civilization: Beyond Earth (2014)
  • Sid Meier's Starships (2015)


Revisão: Vitor Tibério
Capa: Diego Migueis

é formado em Administração de Empresas pela USP, e mestre em cultura inútil pelas experiências de vida. Desde 1993 gosta de explorar o mundo dos games em seu tempo livre. Pode ser encontrado reclamando da vida no Facebook e Twitter.
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