10. Universidade de Música Momogaoka - Série Nodame Cantabile (Multi)
A Universidade de Música Momogaoka é uma escola de música real do Japão. A arte imitou a vida e o centro de ensino se tornou o palco dos acontecimentos do mangá e anime Nodame Cantabile. A série acabou gerando quatro jogos, um título para PlayStation 2, um para Wii e dois para o Nintendo DS.
Motivos para se matricular: Para quem se interessa por música, nada melhor do que uma instituição voltada totalmente para ela. Com estudantes de vários instrumentos tocando belas peças musicais e vivenciando conjuntamente esse aprendizado.
Motivos para deixar quieto e se tornar um MC: Conseguir habilitação em regência ou algum instrumento é uma tarefa das mais árduas. Se você não tiver muita aplicação e vontade, melhor nem tentar. Nem por mágica. E falando nela...
9. Hogwarts - Série Harry Potter (Multi)
Herege! Trouxa! Como ousas colocar Hogwarts em uma posição tão precária de um top 10? Calma, pequeno elfo doméstico, já lhe explico. Eu sei que é uma das escolas fictícias mais admiradas do mundo e que passear por ela é a parte mais divertida dos jogos da saga do menino bruxo, ela só está em nono lugar porque não se originou nos videogames.
Quem nunca quis estar aqui? |
Motivos para se aparatar dessa roubada: Vira e mexe a galera volta com umas ideias fascistas aí, o clima fica pesado e perigoso. E você pode até ser malandrão e zoar seus professores, mas fica complicado fazer isso quando ele é um, digamos, ex-comensal da morte.
8. Knight Academy - The Legend of Zelda: Skyward Sword (Wii)
A academia de cavaleiros de Skyward Sword tem uma localização duplamente nobre, pois fica em cima das nuvens e dentro de um jogo da série Legend of Zelda. A escolinha de Skyloft, regida por Horwell, tem o objetivo de preparar seus alunos para voarem em seus Loftwings. Das alturas chega nossa oitava colocada.
Motivos para se alistar: Voar. Em. Cima. De. Um. Loftwing!
Motivos para ficar dormindo e matar aula: É bem capaz que você arranje um rival chato. E dizem que tem um fantasma por lá. Mas perto de nosso sétimo lugar não deve ser nada demais.
7. Midwich Elementary School - Silent Hill (PS)
Jogos de surival horror, terror e coisas do tipo adoram escolas e universidades. Obscure (Multi) e The Last of Us(PS3, PS4), por exemplo, utilizaram-se dos prédios educacionais para causar tensão nos jogadores. Mas quando se fala em tensão, Sillent Hill é um dos melhores. E também tem uma escola no jogo, e tem um áudio macabro, e tem documentos escritos em sangue e eu tenho muito medo.
Lembranças "boas" desse lugar. |
Motivos para sair correndo desse lugar pedindo perdão pelo vacilo de ter entrado lá: Todos.
6. Polestar Preschool - Earthbound (SNES)
O “prézinho” mais fofo de Twoson! Propriedade dos pais da Paula, a escolinha funciona na casa deles mesmo. Assim como Earthbound, Polestar cativa pela simpatia. Desbancando a escola de Citizens of Earth na categoria “Earthbound, cópias e jogos influenciados pelo mesmo”, abocanha nossa sexta posição.
Motivos para se dar ao trabalho de passar a barricada da polícia para ir à escola: Além de fofo, o colégio fica perto de uma Pizzaria e do Chaos Theatre. Então tem comida e diversão garantida para o happy hour depois da aula. Happy hour depois da aula da pré-escola? Deixa para lá.
Motivos para ligar pro pai, sacar um dinheiro e se mandar: É muito pequeno, não dá para brincar na sala de aula. E também tem muito sujeito estranho rondando a escola.
5. Gressenheller University - Série Professor Layton (DS e 3DS)
Para se tornar um grande arqueólogo resolvedor de enigmas nada melhor que assistir as aulas do simpático Professor Layton. Para isso, frequente a Gressenheller University em Londres.
Por conta do grande mestre e do sotaque britânico, a universidade conquista nosso quinto...
Por conta do grande mestre e do sotaque britânico, a universidade conquista nosso quinto...
5. Themis Legal Academy - Série Phoenix Wright (Multi)
Ser arqueólogo pode até ser legal, mas bom mesmo é aprender a resolver vários casos coletando tudo que é objeto e colocando as testemunhas contra a parede. Para isso, o melhor lugar é a Themis Legal Academy. A academia de direito já formou advogados da estirpe de Phoenix Wright e Miles Edgeworth. Ela sim, fica com nossa quinta posição.
Motivos para investir na carreira jurídica : Se quem se forma na Themis pega os tipos de caso em que o Phoenix trabalha, motivo para se divertir não vai faltar nem durante e nem depois da graduação. E, sinceramente, se já é maravilhoso gritar Objection no microfone do DS, imagina fazer isso de verdade?
Motivos para trocar de faculdade e ir estudar com o Professor Gilmar : As rivalidades formadas na Themis podem durar a vida inteira. E se você preferir focar sua carreira no estudo do artigo jacaré, 280, seu lugar é ouvindo as aulas de outro especialista.
4. Balamb Garden - Final Fantasy VIII (PS)
A versão HD de Final Fantasy Type-0 é um dos próximos lançamentos da Square-Enix, e nele a temática universitária é bastante nítida. Mas a nossa quarta colocação fica com outro título da série. Mais precisamente com Final Fantasy VIII e seu Balamb Garden. A escola de mercenários tem como objetivo juntar uma grana pesada para os investidores e, talvez, defender o mundo das temidas feiticeiras.
Skate confiscado em 3,2,1... |
Motivos para ter uma amnésia típica de JRPGs e sumir dali: Tem um comitê disciplinar que fica atrapalhando a zoeira. Não tem quadras esportivas como o Galbadia Garden. E o líder do lugar é um cara chato demais.
3. Escola Raimon - Série Inazuma Eleven (DS e 3DS)
Essa aqui é especial para os amantes de futebol. Nos jogos da série Inazuma Eleven, o estudo fica de lado e a molecada parte para o que interessa de verdade: jogar aquela bola. Super Campeões é eterno em nossos corações, mas deem uma chance ao simpático jogo da Level-5. Lugar em que tudo gira em torno do futebol, a escola Raimon fica com o terceiro lugar.
Motivos para aquecer e entrar em campo: Fala a verdade, quem não sonhou em ser um jogador de futebol?
Motivos para ir pro chuveiro mais cedo: Se futebol não é sua praia, essa não é uma boa escola para você. Se for basquete, tenta a Shohoku.
2. Bullworth Academy - Bully (PS2 e Xbox 360)
Quando o “GTA escolar” foi anunciado todo mundo ficou feliz. O jogo chegou, a molecada adorou, alguns países proibiram e a Rockstar ganhou dinheiro como sempre. A escola é um verdadeiro celeiro de sociopatas e possivelmente é o lugar em que o Michael estudou. A Bullworth Academy ganha nossa medalha de prata.
Motivos para se matricular no “Ateneu” dos games: Já que o mundo é um lugar ruim cheio de gente doida, nada melhor que se preparar para ele em um lugar ruim cheio de gente doida.
Motivos para largar a escola e ir assaltar banco com o Trevor: Os inspetores do colégio não dão trégua e tentam acabar com qualquer bagunça. E realmente não deve ser interessante ficar o dia inteiro em um internato.
1. Yasogami High - Persona 4 (PS3 e Vita)
Persona 3 já havia nos convidado a viver a vida escolar de jovens metidos com o sobrenatural. Persona 4 repetiu a dose, e a Yasogami High invadiu nossos corações. Em meio a mistérios, assassinatos, professores irritantes e um monte de clube extracurricular, o colégio nos mostrou que a vida no interior pode ser uma alegria. A escola Yasogami é nossa medalha de ouro.
Com uma chuva dessa eu nem ia pra escola. |
Motivos para subir na “motinha” e matar aula: Muitos dos alunos estão envolvidos nos casos de desaparecimento. E se na escola tem bastante gente para flertar e conhecer, a rua tem também.
Muita instituição boa ficou de fora, eu sei. Então nos ajude. Comente qual escola dos jogos você frequentaria e qual não iria de jeito nenhum!
Revisão: Vitor Tibério