Escolas mais divertidas do mundo dos games

Em tempo de volta as aulas, selecionamos as melhores escolas do mundo dos games, com motivos para se matricular em cada uma delas (ou não).

em 02/02/2015
Fevereiro chega anunciando a proximidade do carnaval no Brasil. Mas, para vários estudantes, também representa a temida volta às aulas. No mundo dos jogos, temos o lançamento recente de Life is Strange, que promete levar os jogadores a um ambiente escolar cheio de intrigas. Desta feita, resolvemos aproveitar tão auspicioso momento para relembrar os colégios, faculdades e instituições de ensino em geral que existem do outro lado da telinha quando ligamos nossos jogos. Prepare as bolinhas de papel, as desculpas esfarrapadas para não ter feito o dever de casa, a lancheira nova do Pokémon e confira conosco as dez escolas mais interessantes do mundo dos games.



10. Universidade de Música Momogaoka - Série Nodame Cantabile (Multi)


A Universidade de Música Momogaoka é uma escola de música real do Japão. A arte imitou a vida e o centro de ensino se tornou o palco dos acontecimentos do mangá e anime Nodame Cantabile. A série acabou gerando quatro jogos, um título para PlayStation 2, um para Wii e dois para o Nintendo DS.


Motivos para se matricular: Para quem se interessa por música, nada melhor do que uma instituição voltada totalmente para ela. Com estudantes de vários instrumentos tocando belas peças musicais e vivenciando conjuntamente esse aprendizado.

Motivos para deixar quieto e se tornar um MC: Conseguir habilitação em regência ou algum instrumento é uma tarefa das mais árduas. Se você não tiver muita aplicação e vontade, melhor nem tentar. Nem por mágica. E falando nela...


9. Hogwarts - Série Harry Potter (Multi)


Herege! Trouxa! Como ousas colocar Hogwarts em uma posição tão precária de um top 10? Calma, pequeno elfo doméstico, já lhe explico. Eu sei que é uma das escolas fictícias mais admiradas do mundo e que passear por ela é a parte mais divertida dos jogos da saga do menino bruxo, ela só está em nono lugar porque não se originou nos videogames.
Quem nunca quis estar aqui?
Motivos pelos quais você aguarda até hoje a coruja com a sua carta: Hogwarts é gigante e cheia de segredos divertidos. Repleta de criaturas interessantes, brinquedos mágicos e amiguinhos bruxos. Tem Quadribol e você aprende a usar magia, precisa de mais?

Motivos para se aparatar dessa roubada: Vira e mexe a galera volta com umas ideias fascistas aí, o clima fica pesado e perigoso. E você pode até ser malandrão e zoar seus professores, mas fica complicado fazer isso quando ele é um, digamos, ex-comensal da morte.


8. Knight Academy - The Legend of Zelda: Skyward Sword (Wii)


A academia de cavaleiros de Skyward Sword tem uma localização duplamente nobre, pois fica em cima das nuvens e dentro de um jogo da série Legend of Zelda. A escolinha de Skyloft, regida por Horwell, tem o objetivo de preparar seus alunos para voarem em seus Loftwings. Das alturas chega nossa oitava colocada.
Motivos para se alistar: Voar. Em. Cima. De. Um. Loftwing!

Motivos para ficar dormindo e matar aula: É bem capaz que você arranje um rival chato. E dizem que tem um fantasma por lá. Mas perto de nosso sétimo lugar não deve ser nada demais.


7. Midwich Elementary School - Silent Hill (PS)


Jogos de surival horror, terror e coisas do tipo adoram escolas e universidades. Obscure (Multi) e The Last of Us(PS3, PS4), por exemplo, utilizaram-se dos prédios educacionais para causar tensão nos jogadores. Mas quando se fala em tensão, Sillent Hill é um dos melhores. E também tem uma escola no jogo, e tem um áudio macabro, e tem documentos escritos em sangue e eu tenho muito medo.
Lembranças "boas" desse lugar.
Motivos para se matricular: Olha, não consigo pensar em nenhum. Se você conseguir, por favor não se dirija a mim, pois você é uma pessoa doentia.

Motivos para sair correndo desse lugar pedindo perdão pelo vacilo de ter entrado lá: Todos.


6. Polestar Preschool - Earthbound (SNES)


O “prézinho” mais fofo de Twoson! Propriedade dos pais da Paula, a escolinha funciona na casa deles mesmo. Assim como Earthbound, Polestar cativa pela simpatia. Desbancando a escola de Citizens of Earth na categoria “Earthbound, cópias e jogos influenciados pelo mesmo”, abocanha nossa sexta posição.


Motivos para se dar ao trabalho de passar a barricada da polícia para ir à escola: Além de fofo, o colégio fica perto de uma Pizzaria e do Chaos Theatre. Então tem comida e diversão garantida para o happy hour depois da aula. Happy hour depois da aula da pré-escola? Deixa para lá.

Motivos para ligar pro pai, sacar um dinheiro e se mandar: É muito pequeno, não dá para brincar na sala de aula. E também tem muito sujeito estranho rondando a escola.


5. Gressenheller University - Série Professor Layton (DS e 3DS)


Para se tornar um grande arqueólogo resolvedor de enigmas nada melhor que assistir as aulas do simpático Professor Layton. Para isso, frequente a Gressenheller University em Londres.
Por conta do grande mestre e do sotaque britânico, a universidade conquista nosso quinto...


5. Themis Legal Academy - Série Phoenix Wright (Multi)


Ser arqueólogo pode até ser legal, mas bom mesmo é aprender a resolver vários casos coletando tudo que é objeto e colocando as testemunhas contra a parede. Para isso, o melhor lugar é a Themis Legal Academy. A academia de direito já formou advogados da estirpe de Phoenix Wright e Miles Edgeworth. Ela sim, fica com nossa quinta posição.


Motivos para investir na carreira jurídica : Se quem se forma na Themis pega os tipos de caso em que o Phoenix trabalha, motivo para se divertir não vai faltar nem durante e nem depois da graduação. E, sinceramente, se já é maravilhoso gritar Objection no microfone do DS, imagina fazer isso de verdade?

Motivos para trocar de faculdade e ir estudar com o Professor Gilmar : As rivalidades formadas na Themis podem durar a vida inteira. E se você preferir focar sua carreira no estudo do artigo jacaré, 280, seu lugar é ouvindo as aulas de outro especialista.


4. Balamb Garden - Final Fantasy VIII (PS)


A versão HD de Final Fantasy Type-0 é um dos próximos lançamentos da Square-Enix, e nele a temática universitária é bastante nítida. Mas a  nossa quarta colocação fica com outro título da série. Mais precisamente com Final Fantasy VIII e seu Balamb Garden. A escola de mercenários tem como objetivo juntar uma grana pesada para os investidores e, talvez, defender o mundo das temidas feiticeiras.
Skate confiscado em 3,2,1...
Motivos para entupir a cabeça com GFs e ir para a aula: Na falta de um Hearthstone rola um jogo de cartas bem viciante pelos corredores. Dizem que o cachorro-quente da cafeteria é bem gostoso. E rolam várias paqueras no “cantinho proibido” entre uma missão e outra.

Motivos para ter uma amnésia típica de JRPGs e sumir dali: Tem um comitê disciplinar que fica atrapalhando a zoeira. Não tem quadras esportivas como o Galbadia Garden. E o líder do lugar é um cara chato demais.


3. Escola Raimon - Série Inazuma Eleven (DS e 3DS)


Essa aqui é especial para os amantes de futebol. Nos jogos da série Inazuma Eleven, o estudo fica de lado e a molecada parte para o que interessa de verdade: jogar aquela bola. Super Campeões é eterno em nossos corações, mas deem uma chance ao simpático jogo da Level-5. Lugar em que tudo gira em torno do futebol, a escola Raimon fica com o terceiro lugar.
Motivos para aquecer e entrar em campo: Fala a verdade, quem não sonhou em ser um jogador de futebol?

Motivos para ir pro chuveiro mais cedo: Se futebol não é sua praia, essa não é uma boa escola para você. Se for basquete, tenta a Shohoku.


2. Bullworth Academy - Bully (PS2 e Xbox 360)


Quando o “GTA escolar” foi anunciado todo mundo ficou feliz. O jogo chegou, a molecada adorou, alguns países proibiram e a Rockstar ganhou dinheiro como sempre. A escola é um verdadeiro celeiro de sociopatas e possivelmente é o lugar em que o Michael estudou. A Bullworth Academy ganha nossa medalha de prata.
Motivos para se matricular no “Ateneu” dos games: Já que o mundo é um lugar ruim cheio de gente doida, nada melhor que se preparar para ele em um lugar ruim cheio de gente doida.

Motivos para largar a escola e ir assaltar banco com o Trevor: Os inspetores do colégio não dão trégua e tentam acabar com qualquer bagunça. E realmente não deve ser interessante ficar o dia inteiro em um internato.


1. Yasogami High - Persona 4 (PS3 e Vita)


Persona 3 já havia nos convidado a viver a vida escolar de jovens metidos com o sobrenatural. Persona 4 repetiu a dose, e a Yasogami High invadiu nossos corações. Em meio a mistérios, assassinatos, professores irritantes e um monte de clube extracurricular, o colégio nos mostrou que a vida no interior pode ser uma alegria. A escola Yasogami é nossa medalha de ouro.
Com uma chuva dessa eu nem ia pra escola.
Motivos para forjar um pacto com a escola: Além de ter esportes, grupos de teatro, música e tudo o mais, o colégio é o palco perfeito para a criação de laços de amizade duradouros e romances juvenis.

Motivos para subir na “motinha” e matar aula: Muitos dos alunos estão envolvidos nos casos de desaparecimento. E se na escola tem bastante gente para flertar e conhecer, a rua tem também.


Muita instituição boa ficou de fora, eu sei. Então nos ajude. Comente qual escola dos jogos você frequentaria e qual não iria de jeito nenhum!


Revisão: Vitor Tibério

Siga o Blast nas Redes Sociais
Pedro Vicente
Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).