Sean explica que sempre relutou bastante em falar mais sobre as mecânicas e possibilidades do título. Não queria que o jogo fosse encaixado em um gênero, colocado dentro de uma etiqueta. A ideia da Hello Games é justamente fazer um jogo diferente, mas não sem precedentes. O objetivo é construir um universo no qual cada jogador tenha liberdade para perseguir o que quiser. Seja caminhar por um planeta, conhecer diversos, juntar dinheiro (chamado de units) para melhorar armas, equipamentos e a sua nave, ou realizar trocas em postos comerciais. Também existirá a opção de coletar recursos nos planetas e pelo espaço. As mecânicas para a realização de tais atividades, no entanto, permanecem em segredo, mas o jogador poderá pilotar, atirar, coletar, viajar, catalogar e trocar. O que agrega ainda mais às possibilidades da experiência focada na exploração do universo.
Hostilidade e confronto serão aspectos centrais do jogo. O objetivo é que o jogador se sinta vulnerável, e portanto vá coletando dinheiro e recursos para continuar sua viagem em direção ao centro da galáxia. Saqueadores e outros npc's iram alvejá-lo em busca de suas posses, seja em terra ou pelo espaço. Ocasionalmente (raramente, nas palavras de Sean) outros jogadores também farão o mesmo. Mas se você quiser ignorar essa jornada e fazer qualquer outra coisa, fique à vontade. A ideia parece ser "faça sua história".
No Man's Sky está previsto para 2015, ainda sem data de lançamento, para Playstation 4, Xbox One e PC.
Fonte: eurogamer