É hora de rever os melhores do ano com o GameBlast Awards 2014

Vamos começar 2015 relembrando os melhores do ano que terminou. Confira o resultado das votações do GameBlast Awards entre os membros de nossa equipe e nos fóruns!

em 01/01/2015
Mais um ano chega ao fim… 2014 passou rápido, mas deixando incríveis lembranças e grandes lançamentos na indústria gamer. Seja no PC, PlayStation 4, Xbox One, Wii U, nos portáteis ou mesmo nos consoles da geração passada, títulos épicos provavelmente chamaram sua atenção. E são estes títulos que nós iremos condensar nesta premiação. Bem-vindos ao GameBlast Awards 2014!


Diferentemente dos anos anteriores, nossa premiação neste ano foi de certo modo mais especial. Ao invés de premiações isoladas por cada Blast, decidimos fazer uma premiação única, dando chance assim a títulos exclusivos do PC e mobile também. Seguindo a linha de como funcionam as premiações mais conhecidas do público, temos várias categorias que vão desde melhor jogo em um certo gênero a melhor jogo em uma determinada plataforma.

Além de unificarmos nossa premiação, contamos também com o voto do público, cujos resultados estão disponíveis nos fóruns que nos cederam espaço (pelo qual somos muito gratos) para que todos pudessem contribuir com esta matéria. Confira os resultados das votações no Fórum Nintendo Blast e no Fórum Xbox Blast. Tivemos decisões difíceis e outras muito óbvias, e você confere o resultado das nossas votações internas a seguir. Que comece a premiação!

Melhor jogo de ação-aventura: Bayonetta 2 (Wii U)

Bayonetta 2 foi claramente um dos maiores lançamentos do ano. Ao chegar para o Wii U, esse hack and slash foi fortemente aclamado pela crítica e pelos fãs. E as cópias físicas do jogo incluem o primeiro Bayonetta, lançado originalmente para PlayStation 3 e Xbox 360 em 2010, em um disco separado. Com certeza merece ganhar o nosso primeiro prêmio!

Melhor jogo de plataforma: Rayman Legends (PS4/XBO)

Rayman Legends foi lançado para PC, PlayStation 3, PlayStation Vita, Xbox 360 e Wii U em 2013, mas foi relançado para PlayStation 4 e Xbox One neste ano. Uma verdadeira obra-prima da Ubisoft, também ganhou na mesma categoria no Nintendo Blast Awards do ano passado, mas não temos pena de reiterar seu valor como o grande platformer que é.

Melhor RPG: Dragon Age: Inquisition (Multi)

Vingamos o prêmio dado pelo The Game Awards: Dragon Age: Inquisition é o melhor RPG de 2014! Terceiro título da série Dragon Age, este RPG desenvolvido pela BioWare e lançado pela Eletronic Arts para PC, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360 e Xbox One. Se ainda não o experimentou, procure-o e aventure-se por uma épica jornada por Thedas.

Melhor jogo de luta: Super Smash Bros. for Wii U

Alguma dúvida de que ele estaria aqui como campeão? Super Smash Bros. for Wii U traz a pancadaria de sua versão para Nintendo 3DS em HD, aumentando sua capacidade multiplayer (8 lutadores ao mesmo tempo!) e trazendo assim muitas possibilidades para a franquia e um acervo extenso de personagens da Nintendo.

Melhor puzzle: Professor Layton vs. Phoenix Wright: Ace Attorney (3DS) 

Que Professor Layton é uma incrível franquia, espera-se que muitos fãs nintendistas já saibam. Com Phoenix Wright, a história não é diferente — agora imagine um crossover entre as duas franquias! Professor Layton vs. Phoenix Wright: Ace Attorney (3DS) já chegou em 2012 no Japão, mas tivemos que esperar dois anos para que ele desse as caras por aqui. Além de um incrível puzzle, é uma aventura digna de qualquer gentleman (ou melhor, de fãs das duas franquias).

Melhor jogo de corrida: Mario Kart 8 (Wii U)

Essa você não viu chegando: o oitavo título da série Mario Kart traz empolgantes corridas para o Wii U. Mario Kart 8 foi muito aguardado pelos fãs de uma boa competição amigável (ou não) sobre duas ou quatro rodas, e agora trazendo personagens de outras franquias nintendistas, como Link e Villager, através de DLCs. 

Melhor jogo musical/de ritmo: Just Dance 2015 (Multi) e Theatrythm Final Fantasy: Curtain Call (3DS)

Just Dance já se tornou uma franquia anual, e mesmo repetindo e insistindo na mesma fórmula, continua sendo um sucesso a cada nova edição; Just Dance 2015 traz coreografias divertidas e descompromissadas, perfeitas para jogadores casuais. E esse prêmio não foi apenas para a dança: Theatrythm Final Fantasy: Curtain Call, exclusivo do Nintendo 3DS, é um ótimo jogo que testa suas habilidades de percepção do ritmo e agilidade.

Melhor jogo de tiro: Far Cry 4 (Multi)

Reafirmando, novamente, um resultado do The Game Awards, o quarto título da série Far Cry ganha nossa categoria de melhor jogo de tiro! O game foi publicado pela Ubisoft para PC, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360 e Xbox One em novembro, tendo o jovem Ajay Ghale como protagonista. É com certeza um jogo que deve estar na prateleira de qualquer fã de shooters que se preze!

Melhor jogo de esporte: FIFA 15 (Multi)

Dentre os jogos de esporte, FIFA 15 foi o destaque de 2014. O jogo saiu para quase todas as principais plataformas (até para o Wii, mas incrivelmente, o Wii U foi deixado de fora), incluindo portáteis. Seguindo o exemplo de seus antecessores, o jogo foi bem recebido pela crítica, embora a versão para PC tenha recebido mais comentários negativos pela quantidade de bugs existentes quando foi lançado. Apesar disso, FIFA 15 continua sendo uma ótima opção nos videogames para amantes do futebol.

Melhor jogo de estratégia: Civilization: Beyond Earth (PC)

A franquia Civilization de Sid Meier, famosa por seus grandes jogos de estratégia baseada em turnos, ganha mais um maravilhoso título com Beyond Earth. Ao contrário dos games anteriores da franquia, este tem uma temática de ficção científica, tendo como foco a exploração espacial no século XXIV. O jogo ainda conta com uma trilha sonora a caráter, que vai deixar os fãs de ficção científica se sentido em casa!

Melhor indie: Shovel Knight (3DS/PC/Wii U)

Shovel Knight junta todos os elementos ideais para fazer um jogo realmente épico: gráficos retrô mas com grandes inovações, trilha sonora envolvente e jogabilidade interessante. Alguma dúvida de que este maravilhoso jogo da Yacht Club seria nosso escolhido para melhor indie do ano? Lembrando que o jogo chegará às plataformas sonystas no ano que vem!

Melhor jogo multiplayer: Mario Kart 8 (Wii U) 

Além de melhor jogo de corrida do ano, Mario Kart 8 é nosso melhor jogo multiplayer! Se você já teve a oportunidade de jogar algum jogo da série, deve entender o porquê disso. Mario Kart é um ótimo remédio para o tédio, ainda mais quando você tem amigos com quem jogar!

Melhor jogo para Nintendo 3DS: Super Smash Bros. for 3DS

Super Smash Bros. for Wii U é o nosso melhor jogo de luta, e sua versão para 3DS não deixa a desejar! Com tantas possibilidades proporcionadas pelo enorme número de personagens e modos distintos, Super Smash Bros. for 3DS garante várias horas de jogatina frenética no seu portátil. Este jogo merece muito seu título de melhor jogo para 3DS do ano!

Melhor jogo para PlayStation Vita: Child of Light

Lançado para quase todas as principais plataformas atuais e desenvolvido pela Ubisoft, Child of Light chega alguns meses mais tarde ao PlayStation Vita. Reconhecido como um dos melhores RPGs do ano de 2014, conta com uma história envolvente e um sistema de batalhas simples mas com uma grande diversidade de inimigos, garantindo a ele grande aceitação da crítica, incluvise em sua versão PS Vita.

Melhor jogo mobile: Hearthstone

Hearthstone: Heroes of Warcraft, desenvolvido pela Blizzard, é um TCG (jogo de cartas) online gratuito. Os jogadores podem utilizar personagens e cenários da franquia Warcraft para disputar batalhas de cartas. O jogo se destacou por sua simplicidade e também por ter dublagem completa em português, e chegou ao PC e dispositivos mobile. É com certeza o grande destaque dos jogos para dispositivos móveis do ano!

Melhor remake/remaster: Pokémon OR/AS (3DS)

Quando se trata de nostalgia, a Game Freak sabe bem como conquistar o público. Com o anúncio de Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire para este final de ano, os jogos já estavam praticamente com esta categoria garantida no GameBlast Awards. Imagina só o salto do GBA para o Nintendo 3DS? Se você ainda está interessado em capturar todos ou mesmo rever a região de Hoenn em toda sua glória, não deixe de conferir estes jogos.

Melhor visual: Mario Kart 8 (Wii U) 

Você já deve estar cansando de ver este jogo como vencedor aqui no GameBlast Awards. Agora, na categoria melhor visual, a escolha é complicada, pois tivemos vários títulos belíssimos para os consoles da atual geração. Apesar disso, Mario Kart 8 venceu nesta categoria pela inovação gráfica que trouxe à sua série; quer comparar seu antecessor do Wii com estes maravilhosos gráficos em HD?

Melhor história: The Walking Dead: Season Two (Multi)

A qualidade dos jogos desenvolvidos pela Telltale Games é incontestável. A empresa foca em jogos divididos em episódios, e vai lançando à medida que os vai desenvolvendo. The Walking Dead: Season Two, um de seus últimos lançamentos, não difere em termos de complexidade de enredo dos outros lançamentos da desenvolvedora. O primeiro episódio do jogo foi lançado .em dezembro de 2013, mas como o jogo completo só estava disponível em agosto de 2014, ele leva o título de melhor história do ano.

Melhor trilha sonora (original): Destiny (Multi)

Destiny foi um dos grandes shooters em primeira pessoa lançados neste ano. Elogiado por seu ótimo desempenho online, também não deixa a desejar em sua trilha sonora. Desenvolvida por grandes compositores da indústria gamer, ainda contou com a ajuda do grande músico britânico Paul McCartney, resultando em composições extremamente ricas e envolventes.

Melhor trilha sonora (licenciada): Just Dance 2015 (Multi)

Chegou a hora de entregarmos o prêmio de melhor Just Dance! Ou melhor, melhor trilha sonora licenciada; apesar de estar se garantindo na categoria em nossos Awards (não temos muitos concorrentes nesta categoria, né?), Just Dance 2015 confirma sua posição com sua seleção musical. Temos Pharrell Williams, Ariana Grande, Maroon 5, Katy Perry, Calvin Harris… Uma ótima seleção musical de músicas atuais, mas também com um bom toque de random e clássicos.

Personagem do ano: Bayonetta

Além de protagonizar o nosso campeão de melhor jogo de ação-aventura do ano, a bruxa Bayonetta merece seu título de personagem do ano! Além de (evidentemente) atraente e estilosa, Bayonetta contradiz aquela velha ideia de que os melhores jogos devem sempre ter como heróis indivíduos do sexo masculino, mostrando também uma forte personalidade e grande intelectualidade.

Surpresa do ano: Captain Toad: Treasure Tracker (Wii U)

Quando exibido na E3 2014, um jogo inusitado chamou a atenção dos fãs nintendistas: a primeira aventura protagonizada por Captain Toad, baseado em minigames de Super Mario 3D World (Wii U). Captain Toad: Treasure Tracker foi uma grande promessa da Nintendo para o final deste ano, e não decepcionou — foi recebido muito bem pela crítica. O jogo reservaria aos jogadores brasileiros outras surpresas, entretanto, muito desagradáveis

Decepção do ano: Assassin’s Creed Unity (PC/PS4/XBO)

Dois Assassin’s Creed lançados no mesmo ano… Qual seriam os planos da Ubisoft? Enfim, Rogue e Unity foram lançados simultaneamente, mas o segundo, voltado às plataformas da geração atual de videogames, demonstrou algumas certas falhas — os famosos (e temidos) bugs. Claro, todo game é passível de problemas, mas quando isso está muito evidente e atrapalha a jogatina, aí a decepção toma conta dos jogadores e o jogo se encaixa nesta categoria.

Jogo mais esperado de 2015: The Legend of Zelda (Wii U)

O anúncio de um novo The Legend of Zelda para o Wii U já deixou os jogadores ansiosíssimos, pois será o primeiro título em HD da série (não contando o remake de The Wind Waker). O hype se acentuou com a descoberta do jogo ter mundo aberto, algo inédito na franquia até então; quando uma demonstração do jogo foi mostrada durante o The Game Awards, nem se fala! O jogo ainda não tem nome definido, mas é o mais esperado de 2015 por nossa equipe!

Categorias especiais

Top 10: Melhores jogos para consoles de mesa

Agora vamos para o momento mais aguardado do GameBlast Awards: o Top 10 de jogos para consoles de mesa de 2014! Com tantos lançamentos neste ano ficou difícil de selecionar os melhores, mas você confere os resultados a seguir.

10. Sunset Overdrive (XBO)

Vamos começar nosso Top 10 com um exclusivo do Xbox One! Sunset Overdrive foi o maior destaque da Microsoft na E3 2014. Shooter em terceira pessoa com uma boa dose de humor, trouxe um sistema de customização inovador e mereceu um lugar nesta lista. Com avaliações positivas da crítica, merece seu espaço nesta lista.

9. Far Cry 4 (Multi)

Outro shooter, agora em primeira pessoa, merece destaque em nosso Top 10. Na verdade, é o nosso campeão da categoria de jogo de tiro do ano: Far Cry 4. O jogo reitera a qualidade da franquia Far Cry, trazendo uma das melhores experiências nos videogames do ano.

8. Hyrule Warriors (Wii U)

O grande lançamento da série The Legend of Zelda — e também de Dynasty Warriors, da Koei Tecmo —, Hyrule Warriors foi um dos melhores jogos do gênero hack and slash de 2014. O game é quase que completamente centrado em combate, utilizando personagens nativos de Hyrule para partir para a ação, e amplamente elogiado por suas referências à série The Legend of Zelda.

7. Dragon Age: Inquisition (Multi)

Embora considerado o melhor jogo do ano pelo The Game Awards, Dragon Age: Inquisition ocupa nossa sétima posição. Excelente RPG, funde a experiência de seus dois antecessores trazendo duas formas de combate e evolui o conceito da franquia Dragon Age, trazendo também um ótimo modo multiplayer pela primeira vez.

6. Rayman Legends (PS4/XBO)

Rayman Legends trouxe uma incrível experiência para fãs de platformers em 2013, considerado um dos melhores de todos os tempos em seu gênero. Quando lançado para PlayStation 4 e Xbox One no começo de 2014, a história permaneceu a mesma. Sequência do também muito elogiado Rayman Origins, Legends é praticamente obrigatório para um fã de jogos de plataforma.

5. Middle-earth: Shadow of Mordor (Multi)

As histórias escritas por Tolkien continuam rendendo adaptações ao cinema mas também jogos incríveis. Shadow of Mordor, cuja história encaixa-se entre os eventos ocorridos em O Hobbit e O Senhor dos Anéis, é um jogo de RPG de ação com mundo aberto. Reconhecido como um dos melhores jogos baseados nas lendas da série O Senhor dos Anéis, é o título que abre nosso Top 5.

4. Bayonetta 2 (Wii U)

Esse jogo não poderia estar fora de nosso Top 10! Maravilhoso hack and slash, Bayonetta 2 foi um dos títulos exclusivos para o Wii U mais esperados do ano — e não decepcionou! Com uma personagem carismática e envolvente como protagonista, recebe a quarta colocação com louvor. Com certeza um dos jogos do ano que todo nintendista que se preze deve adquirir.

3. GTA V (PS4/XBO)

GTA V foi lançado originalmente em 2013 para PlayStation 3 e Xbox 360. Entretanto, ganhou versões para PlayStation 4 e Xbox One na metade de novembro de 2014, trazendo gráficos deslumbrantes em 1080p (e compatíveis com 4K quando sair para PC em janeiro de 2015!). As novas versões trazem ainda itens exclusivos e novas opções na jogatina. O jogo, em todas as plataformas, foi recebido com notas praticamente máximas por quase todos os críticos. Uma verdadeira obra-prima da Rockstar que merece abrir nosso Top 3!

2. Super Smash Bros. for Wii U

Acho que não precisamos mais comentar sobre a excelência com a qual este jogo chegou ao Wii U. Depois de seis anos sem nenhum jogo da franquia, Super Smash Bros. for Wii U vem com cara de jogo definitivo conquistar uma vaga na sua prateleira, trazendo os amiibo para aumentar a diversão (o mesmo vale para as suas dívidas bancárias) e mais personagens que nunca. Por pouco não o elegemos como melhor jogo do ano!

1. Mario Kart 8 (Wii U)

E o grande vencedor do nosso Game of the Year é… Mario Kart 8! Este jogo foi o que ganhou em mais categorias de nossa premiação. É inquestionável: Mario Kart é bom para jogar sozinho e superar seus próprios recordes ou mesmo para proporcionar horas e horas de jogatina com amigos e família. Sem contar nos seus gráficos lindos e trilha sonora nostálgica. Tem todo o mérito para ser o melhor jogo de 2014!
E assim, encerramos nosso Top 10 e o GameBlast Awards 2014. Agradecemos pela participação de todos vocês nos fóruns, por todos os comentários construtivos que irão ajudar-nos nas próximas edições de nossa premiação. Até o ano que vem!
Revisão: Vitor Tibério
Capa: Hugo Pereira

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.