Para explicar a complexidade da história, Testuya Nomura, diretor da série, conversou com os fãs em um evento realizado em Los Angeles.
"Quando eu estava fazendo o primeiro Kingdom Hearts, eu o imaginei como um título único, mesmo que eu pensasse em uma sequência, nunca iria imaginar que o universo se tornaria tão grande. Então, conforme progredimos na narrativa, a trama acabou ficando um pouco complexa.”Nomura diz que para muitas pessoas pode parecer estranho que o que une os jogos dentro do arco atual da história, conhecido como Dark Seeker Saga, não seja os protagonistas, mas Master Xehanort, o antagonista da série, mas que esse elemento é essencial para manter o mistério nos títulos e extrair as reações dos jogadores.
“Não só com jogos, mas com qualquer tipo de mídia de entretenimento, incluindo filmes, você quer falar sobre o assunto com os seus amigos e compartilhar suas reações. Eu deliberadamente quis fazer mistério para que haja um pouco de discussão e uma variedade de reações.”O diretor concluiu dizendo que mesmo a storyline sendo complexa, isso não afugenta os jogadores. Na verdade, funciona como um incentivo, pois os fãs tem um prenuncio do que está por vir e esperam ansiosos o próximo jogo para ter mais uma parte do quebra-cabeça que é o universo Kingdom Hearts.
"Mesmo se você não conheça certo elemento, você sabe que irá descobrir mais sobre ao longo da série. Isso pode parecer confuso, mas também é o que torna a história interessante.”
Fonte: Siliconera