Uma história de bonecos maus
Comecemos do início. Você é um vigilante novato na pizzaria “Freddy Fazbear's Pizza”. Seu nome, Mike Schmidt. Sua missão, observar os robôs animatrônicos, seres essenciais na pizzaria para o seu funcionamento. Todavia, quando a noite cai, há relatos de que os tão nobres robôs de pelúcia atestem sinais de mal funcionamento, e até de rebelião. Fato é que eles não irão entender muito bem do que o guarda local se trata, e o atacarão na primeira oportunidade. Com o restaurante indo à falência, e os bichinhos gastando energia constantemente, fica para você, o guarda novato, a tarefa de vigiar o local até o dia raiar, e o ato de preservar energia para o seu próprio bem, caso alguma coisa dê errado.Aqui é o seu QG |
Terror na palma da mão
Vou confessar que não gosto muito de jogos de terror, não pelo fator estrutural — muitos possuem bons puzzles, batalhas e histórias interessantes —, mas pelo fator “susto” mesmo! Foi quando soube, através de um amigo, acerca de um ótimo game que estava mexendo com a garotada da escola e que já prometia ser um sucesso absoluto há um tempinho. Certo disso, e confiante nesse meu amigo, resolvi baixar o game na hora para ver do que se tratava.Através das câmeras, você pode monitorar toda a lanchonete. |
Raposa à vista! Corraaaa... |
Não tema, mas espere o tempo do relógio...
Seu maior aliado, mas ao mesmo tempo, seu grande inimigo, será o tempo. Como assim? Durante a sua vigilância, você irá dispor de um contador de energia, que não pode acabar antes das 6h da manhã (a menos que você possua uma sorte tremenda de não ser atacado enquanto a energia estiver acabado). Completando o período, ou seja, virando a noite, sua jornada estará completa no primeiro dia, e assim sucessivamente, até completar o ciclo de cinco dias. Ainda que muitos fiquem assustados e temam o término do tempo precoce, foi uma jogada de mestre o ato de colocar a energia aliada ao relógio para tornar mais lógico o elemento estratégico da missão e aumentar ainda mais a nossa tensão.Ei! Está faltando bicho aqui... º.º |
Bichinhos de sangue quente
Não é de se estranhar que tenham colocado bichinhos muito fofinhos para representarem os sanguinolentos inimigos do jogo. Cada um possui uma personalidade e características de ataque. Vamos conhecer alguns deles:Freddy Fazbear — o mais tradicional urso de pelúcia e animador principal dos shows no palco;
Bonnie — um coelho azul que toca guitarra e usualmente atua como co-protagonista de Fazbear;
Chica — a galinha amarelinha mais parece ser uma espécie de babá, pelo seu babador preso;
Foxy — o mais temível dos personagens, a raposa também é a mais rápida e lhe fará tomar altos sustos;
Diferenças nas versões
Nota-se uma grande diferença do jogo com a versão para PC. Neste é possível ver uma animação entre os bichinhos, porém, possui o acesso à câmera mais lento. Uma vantagem é poder levar sustos à vontade na sua casa e não passar vergonha na rua cada vez que um fofo e feroz objeto inanimado aparecer tremendo e berrando na tela do seu aparelho.Ahhhh!!!!
De fato, FNAF é um jogo que agrada a gregos e troianos, ou, neste caso, a medrosos e “horror fags”. O game sabe incrementar bem os aspectos de mecânica aliada a novidades, e ainda adiciona um fator “inesperado” ao incrementar a IA do jogo com prerrogativas capazes de virar discussão e comentários divertidos entre amigos. Realmente um must buy, compre sem medo (há!) de ser feliz.Prós
- Alto fator replay (leia-se "de vício"), aliado à simplicidade e IA variada do jogo;
- Ideia interessante e bom equilíbrio mecânico entre os elementos utilizados;
- Design captador, com doses grandes de mistério.
Contras
- A alta dificuldade e sustos pode desanimar à primeira vista os mais medrosos;
- Muitos sustos não são aconselhados a pessoas com pressão alta, ou que peguem condução pública (xP).
Five Nights at Freddy’s — iOS — Nota: 9.0
Capa: Stefano Genachi