Análise: Robô DIR (PC) é um jogo de plataforma minimalista e divertido

Jogo de plataforma da produtora independente brasileira Frozen Logic Studios é simples e intuitivo.

em 24/09/2014
Robô DIR (PC) é um dos jogos de plataforma mais simples que já joguei. Seu controle se resume a exatamente um botão: o clique esquerdo do mouse. Ele é o bastante para comandar DIR, protagonista do game, enquanto tenta resgatar seus amigos animais fofinhos de máquinas malvadas.


Para libertar esses amiguinhos, DIR deve chegar até o fim da fase. Infelizmente, sua programação parece ser um tanto suicida. O robô anda da esquerda para a direita ininterruptamente, sem ligar para os obstáculos mortais e abismos sem fim em seu caminho. O jogador precisa ajudá-lo, clicando na hora certa para salvar o robozinho das várias ameaças.

Mas o que o clique faz, afinal? Depende. Algumas plataformas por onde o protagonista passa têm cores e padrões únicos. Elas oferecem diferentes habilidades, que são absorvidas por DIR ao encostar nelas e soltas com o clique do mouse. As verdes com setas para cima, por exemplo, fazem DIR pular; as azuis, param o robô; as marrons com setas para o centro, mudam sua direção. Algumas já têm poderes mais estranhos, permitindo que DIR desafie a gravidade ou ganhe grandes velocidades.
Inicialmente, a jogabilidade se resume a clicar sempre que se passa por uma plataforma diferente. Mas os níveis vão ficando mais intrincados, cheios de armadilhas e povoados de inimigos, exigindo do jogador cada vez mais precisão para clicar (ou não) na hora certa.


O resultado é intrigante. Normalmente, considera-se um bom level design aquele que permite o jogador usar de formas interessantes as mecânicas do jogo. Aqui, as mecânicas e o level design são praticamente indistinguíveis. O posicionamento das plataformas dita não apenas como o jogador pode usar as mecânicas, mas a própria existência e disponibilidade delas.
A mentalidade do gamer acaba por ficar muito mais focada no layout dos níveis do que no uso de recursos e habilidades, como é comum em outros jogos do gênero. Apesar desse foco, não é preciso decorar os estágios e saber o local exato de cada plataforma. DIR anda em uma velocidade perfeita, lenta o suficiente para se ver os obstáculos à frente e planejar as ações, mas sem prejudicar o ritmo do game. Mesmo os níveis finais, relativamente longos, podem ser feitos intuitivamente, exigindo no máximo três ou quatro tentativas.

Porcas e parafusos

Além de resgatar seus amigos, DIR também precisa pegar porcas douradas espalhadas pelos estágios — cada um tem três porcas. Precisão extra é necessária para concluir essa tarefa, pois elas costumam ficar em lugares de difícil acesso e um clique meio segundo atrasado é o suficiente para perdê-las. As porcas são usadas para liberar novos mundos, com mais níveis. Conseguir todas não é obrigatório, menos da metade é o suficiente para destravar todos.

Esta adição torna o game ainda mais interessante, forçando o jogador a sair de seu caminho em alguns momentos. Simplesmente chegar ao fim do estágio e salvar o amigo de DIR é uma tarefa simples; já coletar todas as porcas douradas exige mudar um pouco a trajetória e parar de clicar automaticamente quando se está sob alguma plataforma.

Também há algumas porcas comuns espalhadas pelos níveis, que podem ser usadas para comprar quatro itens especiais:
  • O Ímã aumenta a área magnética de DIR, o que facilita a coletar as porcas comuns e douradas;
  • Escudos protegem o robô de ataques por um tempo limitado;
  • Checkpoints permitem recomeçar um nível de determinado ponto arbitrário, ao invés de ter que refazê-lo do começo;
  • Por fim, o Pula Fases permite... pular fases.
O jogo nunca chega a ser tão difícil ao ponto de tornar os itens necessários, mas não deixam de ser uma boa adição.

Onde esses itens tornam-se extremamente úteis é no modo Investida, em que o jogador tem que passar por 30 níveis de uma só vez sem morrer. O Checkpoint, em especial, vira um companheiro fiel, dando mais uma chance ao gamer.

Uma aventura épica... mas pequena

Apesar da jogabilidade simples, o mesmo não pode ser dito do visual. Ele é bem detalhado, com fundos animados e com várias camadas. Carinho especial foi dado à direção de arte dos personagens e inimigos. Os bichinhos que DIR deve resgatar são tão fofinhos que é quase impossível não sentir pena deles.

Já a trilha é bem limitada. Há apenas três faixas no jogo inteiro: a da tela de inicial, a dos níveis normais e a dos chefes. Entretanto, elas não chegam a ficar enjoativas... até porque não dá tempo. O game é curto, sendo possível vencer todos os níveis em cerca de duas horas.

Mas o tamanho diminuto de DIR não é tão problemático. O conteúdo é bem distribuído, com um total de 90 níveis para se conquistar. Uma a aventura simples e pequena, porém bem executada e divertida.

Prós

  • Simples e intuitivo;
  • Vários níveis;
  • Bom visual;
  • Criativa integração de mecânicas e level design.

Contras

  • Trilha sonora limitada;
  • Curta duração.

Robô DIR — PC — Nota: 7,5

Revisão: Vitor Tibério
Capa: Stefano Genachi

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
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