Para libertar esses amiguinhos, DIR deve chegar até o fim da fase. Infelizmente, sua programação parece ser um tanto suicida. O robô anda da esquerda para a direita ininterruptamente, sem ligar para os obstáculos mortais e abismos sem fim em seu caminho. O jogador precisa ajudá-lo, clicando na hora certa para salvar o robozinho das várias ameaças.
Mas o que o clique faz, afinal? Depende. Algumas plataformas por onde o protagonista passa têm cores e padrões únicos. Elas oferecem diferentes habilidades, que são absorvidas por DIR ao encostar nelas e soltas com o clique do mouse. As verdes com setas para cima, por exemplo, fazem DIR pular; as azuis, param o robô; as marrons com setas para o centro, mudam sua direção. Algumas já têm poderes mais estranhos, permitindo que DIR desafie a gravidade ou ganhe grandes velocidades.
O resultado é intrigante. Normalmente, considera-se um bom level design aquele que permite o jogador usar de formas interessantes as mecânicas do jogo. Aqui, as mecânicas e o level design são praticamente indistinguíveis. O posicionamento das plataformas dita não apenas como o jogador pode usar as mecânicas, mas a própria existência e disponibilidade delas.
Porcas e parafusos
Além de resgatar seus amigos, DIR também precisa pegar porcas douradas espalhadas pelos estágios — cada um tem três porcas. Precisão extra é necessária para concluir essa tarefa, pois elas costumam ficar em lugares de difícil acesso e um clique meio segundo atrasado é o suficiente para perdê-las. As porcas são usadas para liberar novos mundos, com mais níveis. Conseguir todas não é obrigatório, menos da metade é o suficiente para destravar todos.Esta adição torna o game ainda mais interessante, forçando o jogador a sair de seu caminho em alguns momentos. Simplesmente chegar ao fim do estágio e salvar o amigo de DIR é uma tarefa simples; já coletar todas as porcas douradas exige mudar um pouco a trajetória e parar de clicar automaticamente quando se está sob alguma plataforma.
Também há algumas porcas comuns espalhadas pelos níveis, que podem ser usadas para comprar quatro itens especiais:
- O Ímã aumenta a área magnética de DIR, o que facilita a coletar as porcas comuns e douradas;
- Escudos protegem o robô de ataques por um tempo limitado;
- Checkpoints permitem recomeçar um nível de determinado ponto arbitrário, ao invés de ter que refazê-lo do começo;
- Por fim, o Pula Fases permite... pular fases.
Onde esses itens tornam-se extremamente úteis é no modo Investida, em que o jogador tem que passar por 30 níveis de uma só vez sem morrer. O Checkpoint, em especial, vira um companheiro fiel, dando mais uma chance ao gamer.
Uma aventura épica... mas pequena
Apesar da jogabilidade simples, o mesmo não pode ser dito do visual. Ele é bem detalhado, com fundos animados e com várias camadas. Carinho especial foi dado à direção de arte dos personagens e inimigos. Os bichinhos que DIR deve resgatar são tão fofinhos que é quase impossível não sentir pena deles.Já a trilha é bem limitada. Há apenas três faixas no jogo inteiro: a da tela de inicial, a dos níveis normais e a dos chefes. Entretanto, elas não chegam a ficar enjoativas... até porque não dá tempo. O game é curto, sendo possível vencer todos os níveis em cerca de duas horas.
Mas o tamanho diminuto de DIR não é tão problemático. O conteúdo é bem distribuído, com um total de 90 níveis para se conquistar. Uma a aventura simples e pequena, porém bem executada e divertida.
Prós
- Simples e intuitivo;
- Vários níveis;
- Bom visual;
- Criativa integração de mecânicas e level design.
Contras
- Trilha sonora limitada;
- Curta duração.
Robô DIR — PC — Nota: 7,5
Revisão: Vitor Tibério
Capa: Stefano Genachi